2010-04-30

Atraso na entrega do IRS

O empresário chega a casa, vira-se para a mulher e diz:
- Querida, recebi uma Notificação do Inspector das Finanças a respeito do atraso da entrega da declaração do IRS!
Achas que devo comparecer na Repartição de jeans ou de fato e gravata?
- Bem, querido... Digo-te a mesma coisa que a minha mãe me disse quando lhe perguntei se, na noite das nossas núpcias, eu devia usar uma cuequinha de rendas ou uma cuequinha de seda!
- E o que foi que a tua mãe te disse?
- Tanto faz. Ele vai-te f...... na mesma!

2010-04-28

Mito ou realidade ?

Depois de ver este vídeo postado no Twiter pelo Goucha fiquei intrigado sobre a possibilidade de fazer uma coisa deste tipo. Sera isto fake?

A primeira coisa necessária era acertar exactamente na velocidade das pás, isto não deve ser fácil e tem de corresponder a uma das velocidades dísponiveis na máquina.

Depois, eu não tenho a certeza mas acho estranho que a velocidade das pás seja sempre constante.. quer dizer nas partes em que o Helicóptero está a subir deve haver um aumento de rotação do rotor ou não? Embora se veja um pequeno aumento na velocidade não é nada que eu ache que justifique a força necessária para elevar aquele "bicho".

E por fim, que máquina é que consegue tirar aquele número de fotografias seguidas àquela velocidade. Não fiz as contas mas aquilo seriam MUITA MUITAS fotos e a máquina não falha nem uma.


What say you?

2010-04-24

Machismo

Neste país temos o que apregoa ser um canal dedicado exclusivamente às mulheres (SIC mulher, caso ainda não teham percbido ou ejam Canandianos). Por um momento pode parecer estranho não haver um canal dedicado exclusivamente aos homens, até que nos apercebemod de que, na verdade, a SIC mulher é, realmente, o canal mais amigo dos homens - entenda-se, dos machistas. E, se calhar, de outros também. vejamos:

Eis a grelha de programação da SIC Mulher para esta semana: Nem pensem que vou pôr aqui tal coisa. procurem se quiserem saber (não me parece que queiram). Vamos antes analisar sucintamente um conjunto de primeiras impressões:

Quem são as cabeças de cartaz? Oprah Winfrey, Tyra Banks, Jaimie Oliver e Nigella Lawson, do lado dos anglófonos (Jaimie também pode ser usado como nome de homem, pelo que não digo aqui "das anglófonas") e umas tretas de decoração e moda do outro lado (e ainda Dr. Phill McGraw e o Mundo das Mulheres, que eu julgava que era mais ou menos o mesmo mundo que o dos homens). Consta que, à mistura, também há sitcoms e telenovelas.

Agora com séria sinceridade, graças às fncionalidades do MEO (que sucka), perescrutei a lista dos títulos de todos os programas anunciados para os próximos dias (que não é exacta, nem nada que se pareça) e não há um único que não se encaixe numa das categorias do parágrafo acima.

Então é assim que "o canal das mulheres" quer retratar as muleres portuguesas? A ajuizar pelo canal de Carnaxide, as portuguesas iteressam-se única e exculsivamente por coscuvilhice, moda, cozinha, decoração e telenovelas.

Detenha-se a torrente de chamas: não acredito que isso seja verdade.

Adiante: dir-se-ia portanto que aquele esterótipo do mecânico ou do trolha que não quer senão chegar a casa e enterrar-se no sofá com os pés em cima da mesa de café em frente à televisão a ver a bola enquanto a mulher lhe traz uma cerveja gelada, cozinha o jantar e trata dos putos sem qualquer semblança de aspiração profissional, mérito social, independência financira ou realização pessoal sob pena de levar uma valente bofetada - e não respinga! - e quer um esterótipo de mulher para preencher a fantasia não tem mais que procurar entre a audiência do "canal das mulheres".

Agora vejamos o reverso da medalha: tenho estado a assumir como verdadeira uma imagem da mulher actual que se vé socialmente igual ao homem e não se julga em menor posição que ele para seguir uma carreira profissional, ter interesses para além da casa, trapos e cozinha e rejeita o esterótipode qu as mulheres são é umas coscuvilheiras. Será que, afinal, nada disso, e as mulheres estavam contentes era a fazer como os homens mandam? É que, se é, digam; qualquer uma das duas me serve, só queria saber era como lhes agradar (socialmente, antes de mais nada; depois podemos pensar noutras questões).

Dito tudo isto, até gosto dos programas do Jaimie Oliver e da Nigella Lawson. Não só porque gosto de culinária como também porque a Nigella Lawson é bem boa, apesar de ter a idade da minha mãe.

Pax vobiscum atque vale.

Não, não, espera lá! Por Nigella Lawson: sim senhor, mostram-nos a inglsinha a cozinhar e tratar dos putos e ser uma dona de casa impecável, mas quantas vezes nos lembram de que ela também é licenciada em história, por exemplo? Aparentemente, isso não interessa às mulheres, desde que continuem bonitas e arranjadas e a cozinhar bem.

Por favor, digam-me que estou errado!

2010-04-22

iPhone et all.

Douple-post time!

Segundo uma notícia do The Register, os homens que têm um iPhone são, e passo a citar, mais atraentes do que os outros. Esta brilhante (embora óbvia :P) conclusão foi obtida a partir de uma sondagem feita a 1500 sensatas mulheres.

Passo a citar: "The retailer said today that 54 per cent of respondents said they would more likely date a fellow if he owns an iPhone. Just over a third of them - 37 per cent - said that owning the Apple handset makes a chap seem more reliable."



GG Android, GG!

This just in!



Aproveitem os estudos enquanto podem :p

2010-04-20

Cuidado com o que fotocopiam!

Como muitos de vós sabem, praticamente todas as fotocopiadores construídas nestes últimos anos possuem brinquedos giros como máquinas virtuais e plataformas Java que fornecem features bastante interessantes como o envio automático de documentos para um número de contas de e-mail, por exemplo.

Como seria de esperar, estas fotocopiadoras possuem um disco rígido no qual armazenam temporariamente uma imagem do objecto fotocopiado; o grande problema é que, segundo esta notícia muito interessante da CBS, recuperar estes dados é na verdade uma tarefa trivial dado que não existem quaisquer medidas de segurança na grande maioria dos equipamentos que impeçam (ou pelo menos dificultem) a vida aos malfeitores!

Algumas firmas como a Sharp, por exemplo, têm alguns módulos de segurança (leia-se encriptação dos ficheiros e safe-delete) adicionais, tudo pela módica quantia de $500.

O resultado? A partir de uma série de fotocopiadoras velhas colocadas à venda para o público em geral, foram obtidos nomes, moradas, números de segurança social, registos criminais, registos médicos, resultados de análises e diagnósticos... Preocupante.

2010-04-19

Viagem no tempo


Vou deixar um introdução em aberto para o Goucha escrever.

Ele vai explicar em detalhe os problemas práticos com a viagem do tempo, bem como as possibilidades e problemas com realidades alternativas.

Quanto ao facto que me leva a postar sobre isto.

Este é o Site do virtual-museum do canada, que tem muitos factos e ate imagens catitas do passado do mesmo pais.


Que tem este site de especial?
Bem, é que nesta parte do site, que fala da fantástica ponte que uniu Bralorne a Pioneer, encontramos várias fotos catitas, uma delas em particular, datando de 1940:

Que tem esta foto fora do normal?
Reparem bem no moço de óculos escuros. Sim, o que tem a t-shirt com o "W", uma sweatshirt e a máquina fotográfica toda catita. Bem, segundo as internets, esta pode ser a primeira prova de viagem no tempo.

Porque? Então o moço não pode ser apenas um fotógrafo excêntrico? Ou uma montagem?
Bom, sendo que a fonte é de um museu e não do miudo de 15 anos que vive na cave da mae, torço o nariz quanto á montagem, mas que ele está totalmente "deslocado" na foto, está, de notar até a rapariga mais á esquerda na foto está assim um bocado pasmada a olhar para ele.

Gosto também de notar o calhamaço de camera que o homem da esquerda tem, enquanto o nosso fotógrafo tem uma muito mais em conta, e a t-shirt (que nos estados unidos a primeira t-shirt estampada vem de 1948, 8 anos depois, nao quero imaginar no canada).

Bom, sem chegar a qualquer conclusão, vou deixar isto aberto a comentários.

2010-04-16

(R)evolução? Opinem.

Encontrei um artigo muito interessante no Gizmodo embora com um título bastante ilusivo, tendo em conta o conteúdo do mesmo. Long story short, o seu autor defende que daqui a 2 ou 3 anos o paradigma de utilização dos computadores em geral vai ser dramáticamente alterado para algo entre Chrome OS e iPhone/iPad OS, abandonando por completo a metáfora do desktop tal como a conhecemos.

À primeira (e à segunda e à terceira...) vista, desconfiei. Depois ponderei melhor e cheguei à conclusão que talvez não seja tão improvável quanto isso... Leiam antes, opinem depois.

Ora vejamos, preparem-se para a WALL OF TEXT:

- Ponto 1 - A complexidade dos sistemas operativos em geral:
  • "Normal people don't like today's computers. Most loathe them because they can't fully understand their absurd complexity and arcane conventions" (...) The problem is that the desktop metaphor is not good enough. Despite its relative ease of use, most people still find computers difficult to use. Now, if you actually like computers, you probably don't sense much of a struggle when managing Mac OS X or Windows. But watching some of your friends and family will make it painfully obvious: Most people are still baffled by conventions that many of us take for granted.
Como sabem, estou desde há alguns anos atrás rendido ao Mac OS X. Farto de aturar as merdas do Windows (é melhor nem entrar por aí!), andava a saltar de distro em distro em busca de um melhor OS para o dia-a-dia. Apesar da lufada de ar fresco relativamente à segurança, flexibilidade e às novas potencialidades destes sistemas operativos, haviam problemas que me irritavam solenemente: por exemplo, ocasionalmente lá saía-me a rifa e algum upgrade lembrava-se de me partir qualquer coisa no sistema. A usabilidade dos mesmos deixava também bastante a desejar: ter que editar à mão ficheiros de texto no cu de judas para ligar uma opção qualquer também não me agrada nada... O OS X para mim é o melhor dos dois mundos. É poderoso, flexível e seguro (menos seguro que as distros anteriores vá, mas incomparavelmente mais seguro que o Windows). É extremamente user-friendly; foi uma sensação incrível desconhecer por completo um sistema operativo e saber intuitivamente como mexer em tudo. E last but not least, as coisas funcionam. Raras vezes tenho que andar à porrada com o OS.

Ainda assim, muita boa gente vê-se à nora com qualquer um destes OS's;. Pensem quanto tempo é que ninguém vos pede ajuda por causa de uma parvoíce qualquer num computador. No meu caso, é desde anteontem... passo a vida a compor coisas estragadas ou por ignorância ou por "desleixo" lá na terrinha.

- Ponto 2: Evolução histórica dos computadores

Leiam o post. O autor faz um run-down bastante detalhado da história da computação desde a II Guerra Mundial até hoje, destacando as suas sucessivas alterações ao longo do tempo.

- Ponto 3: O Futuro

Tendo analisado a evolução histórica e os problemas actuais dos computadores, torna-se evidente que a situação actual não vai, de modo algum, ficar tal como está indefinidamente.
Para tal, temos vários culpados:
  • iPhone/iPad OS: vão ao YouTube e contem o número de vídeos com bébés a mexerem correctamente naquilo. Agora procurem o mesmo mas para a malta da terceira idade. É tão intuitivo e diferente do Windows Mobile e do Symbian que até mete impressão. Mudou completamente o rumo dos smartphones e agora temos no mesmo barco o Android (um OS talvez com mais potencial que o próprio iPhone OS) e mesmo o mais recente Windows Phone (corte radical com o WinMobile 6.5!!).
  • Citando o autor: "At one point during this decade, you will no longer have a billion folders and file icons floating in a virtual desktop. There will be no more baffling setup screens. No more shortcuts to work around limitations and old conventions. These frustrating barriers—built during decades of evolution—are what make normal people hate computers".
  • Chrome OS e a cloud-computing: o Chrome OS está talvez anos à frente do seu tempo. Devido à sua natureza, tem usa série de vantagens inerentes bastante interessantes. Por exemplo, o uso da cloud para armazenar os nossos ficheiros permite-nos aceder de qualquer lado aos nossos dados (desde que exista uma ligação à Net, claro), embora esta ideia me incomode um bocado
Portanto, recapitulemos: temos as bases definidas para uma muito maior usabilidade, ubiquidade e segurança. Resta saber se é suficiente para tornar o computador verdadeiramente acessível às massas.

Deixo-vos a previsão final do autor do post:

"It won't happen overnight, but it will be fast. First, iPad will succeed. In a year, something similar to the iPad will come from Google. In two or three years at most, an iMac and a MacBook Pro with something resembling the iPad OS will arrive. It won't just be iPad OS. It will be the full Mac OS X with a new UI covering all of it, and smart, instantly searchable databases to store documents with metadata, all of it open to developers. Then Microsoft will introduce its own version of everything, killing file managers once and for all. And during all this time, more of that data and metadata will be stored in the cloud, with local storage only acting as a cache. No more syncing between devices, no more hassles, no complications."

PS: e não, não vamos trocar servidores por tablets. Estamos a falar do utilizador comum. Estamos a falar dos vossos pais e irmãos, tios, primos e avós; duvido que hesitem nesta troca... o mesmo já não se pode dizer de nós!

PS2: Sim Sintra, podes ligar um tablet a um teclado, rato e jogar Dota ;)

2010-04-13

Merdas da M$ (ou como mudar a Skin do Outlook 2007 Pro)

Antes de mais, sabiam que por lei é proibido levarem computadores pessoais para o emprego?
No meu emprego novo, sou forçado a usar tecnologias Microsoft. Normalmente não ligo, mas de vez em quando aparecem umas pérolas...

Desta vez, queria simplesmente mudar a skin do Outlook 2007 Professional Plus. Procurei, procurei, procurei e nada, até que desisti e recorri ao amigalhaço do costume (Google); deixo-vos a solução:

1 - Abram o Microsoft Word (!!!!!)
2 - Word Start (aquele botão enorme na Ribbon)
3 - "Word Options"
4 - Categoria "Popular"
5 - Escolham o esquema de cores que querem
6 - Confirmem a escolha e fechem o Word
7 - Abram o Outlook

E ainda há quem diga que a Microsoft complica o que é simples! Francamente...

2010-04-12

Transformers. 1980's em 2010

Isto é o que acontece quando se pega num trailer de 2010, e se metem as vozes originais da série dos anos 80.


AMAZING!

2010-04-06

Collateral Murder

Aviso: Conteúdo gráfico

Quase todos já devem ter visto o seguinte vídeo:


Vejam como se vê claramente armas de fogo em quase todos os elementos do grupo. Um apache não está numa zona e "por acaso" apanha alguem, este tipo de suporte é exactamente como o nome indica, suporte que é chamado pela infantaria para uma zona onde está a haver conflito.

Esté um problema moderno das democracias. Vão para a guerra com a mentalidade de "ficamos la um ano ou dois". Quando passam 5 este tipo de propaganda é devastador. Ou se intervem e se fica o tempo necessário, ou não vale a pena.

Se ainda têem pena dos pobres iraquianos, então vejam a propaganda que o outro lado faz:



EDIT: Added by Pedro



P.S.: não estou só a argumentar nada. Até achei a menina bem ensinada (ainda não vi o video todo).

2010-04-04

Filmes chinocas

Eu ca aprecio aqueles filmes tipo Hero, House of flying daggers, Crouching tiger hidden dragon ou Curse of the Golden Flower.

Sao geralmente raros e bons.

Definir bons? Consegui convencer o Peres a ir ver o House of flying daggers e ele veio pasmado. Sim, o filme eh assim tao bom. (ajuda-me aqui Peres)


Isto vem a proposito de eu nao ver um filme deste estilo ha algum tempo. Curiosidade puxa por mim e vou ao IMDB procurar.

Encontrei 2 filmes, 1 dos quais entretanto ja vi:

Red Cliff aka Chi bi (foi este que vi)

Warlords aka Tau ming chong.

Red cliff ta quase epico. Filme dumas 4 horas. Um pouco parado por vezes, mas a accao e o drama tornam o filme espectacular. Se forem a sacar, atencao que o filme ta dividido em 2 partes. Tem que sacar as 2 partes senao perdem muito do filme.

O outro tou a sacar :P

No futuro talvez tenhamos este "San guo" ainda sem titulo internacional.


Objectivo do post: educar os ignorantes que aqui frequentam, e ser educado caso algum de vos conheca algum filme do estilo destes que eu nao tenha mencionado.


House of flying daggers:

Curse of the Golden Flower:

Red Cliff:


The Warlords



gogoggogo

2010-04-02

Arrefecimento Global


Parece que o gelo do ártico está a voltar...

Entretanto, a NASA confirmou que, para as suas estatisticas de aquecimento global, e faço quote: "3 de cada 4 sets de temperaturas cheiram mal". Como só há cerca de 100 postos de medição de temperatura que têem dados de 100+ anos, pegaram nesses dados, e "esticaram-nos" pelo globo. Para dar um exemplo, os dados de temperatura de londres são alargados até ao norte de frança. Os de Paris dão quase até á fronteira com espanha, etc etc. Mas reconheceram o erro, e dizem que os proximos relatórios terão em conta que estes ~100 postos estão em áreas muito urbanizadas, alguns rodeados de edificios e outros até sobre superficies pavimentadas.

Entretanto, o buraco de ozono está a fechar desde 2000, deve ter sido do protocolo de Kioto, ou do climategate, sei lá.