2010-04-24

Machismo

Neste país temos o que apregoa ser um canal dedicado exclusivamente às mulheres (SIC mulher, caso ainda não teham percbido ou ejam Canandianos). Por um momento pode parecer estranho não haver um canal dedicado exclusivamente aos homens, até que nos apercebemod de que, na verdade, a SIC mulher é, realmente, o canal mais amigo dos homens - entenda-se, dos machistas. E, se calhar, de outros também. vejamos:

Eis a grelha de programação da SIC Mulher para esta semana: Nem pensem que vou pôr aqui tal coisa. procurem se quiserem saber (não me parece que queiram). Vamos antes analisar sucintamente um conjunto de primeiras impressões:

Quem são as cabeças de cartaz? Oprah Winfrey, Tyra Banks, Jaimie Oliver e Nigella Lawson, do lado dos anglófonos (Jaimie também pode ser usado como nome de homem, pelo que não digo aqui "das anglófonas") e umas tretas de decoração e moda do outro lado (e ainda Dr. Phill McGraw e o Mundo das Mulheres, que eu julgava que era mais ou menos o mesmo mundo que o dos homens). Consta que, à mistura, também há sitcoms e telenovelas.

Agora com séria sinceridade, graças às fncionalidades do MEO (que sucka), perescrutei a lista dos títulos de todos os programas anunciados para os próximos dias (que não é exacta, nem nada que se pareça) e não há um único que não se encaixe numa das categorias do parágrafo acima.

Então é assim que "o canal das mulheres" quer retratar as muleres portuguesas? A ajuizar pelo canal de Carnaxide, as portuguesas iteressam-se única e exculsivamente por coscuvilhice, moda, cozinha, decoração e telenovelas.

Detenha-se a torrente de chamas: não acredito que isso seja verdade.

Adiante: dir-se-ia portanto que aquele esterótipo do mecânico ou do trolha que não quer senão chegar a casa e enterrar-se no sofá com os pés em cima da mesa de café em frente à televisão a ver a bola enquanto a mulher lhe traz uma cerveja gelada, cozinha o jantar e trata dos putos sem qualquer semblança de aspiração profissional, mérito social, independência financira ou realização pessoal sob pena de levar uma valente bofetada - e não respinga! - e quer um esterótipo de mulher para preencher a fantasia não tem mais que procurar entre a audiência do "canal das mulheres".

Agora vejamos o reverso da medalha: tenho estado a assumir como verdadeira uma imagem da mulher actual que se vé socialmente igual ao homem e não se julga em menor posição que ele para seguir uma carreira profissional, ter interesses para além da casa, trapos e cozinha e rejeita o esterótipode qu as mulheres são é umas coscuvilheiras. Será que, afinal, nada disso, e as mulheres estavam contentes era a fazer como os homens mandam? É que, se é, digam; qualquer uma das duas me serve, só queria saber era como lhes agradar (socialmente, antes de mais nada; depois podemos pensar noutras questões).

Dito tudo isto, até gosto dos programas do Jaimie Oliver e da Nigella Lawson. Não só porque gosto de culinária como também porque a Nigella Lawson é bem boa, apesar de ter a idade da minha mãe.

Pax vobiscum atque vale.

Não, não, espera lá! Por Nigella Lawson: sim senhor, mostram-nos a inglsinha a cozinhar e tratar dos putos e ser uma dona de casa impecável, mas quantas vezes nos lembram de que ela também é licenciada em história, por exemplo? Aparentemente, isso não interessa às mulheres, desde que continuem bonitas e arranjadas e a cozinhar bem.

Por favor, digam-me que estou errado!

4 comments:

Sintra said...

EU NAO PORTUGUES.
ENGLISH PLEASE.

Anonymous said...

hum...
Sempre tive uma má opinião acerca desse canal..mas agora fiquei curiosa e fui mesmo ver a programação...
Ora... Cusquices, Culinária, Moda, Novelas....MAS QUE PORCARIA É ESSA????

Vamos lá ver... Culinária é um assunto que interessa a pessoas de ambos os sexos...não só mulheres! Alias..muitas mulheres nem gostam de cozinhar..ou de programas de culinária...
Moda é outro assunto que interessa a ambos os sexos, se bem que num fragmento mais limitado..
Agora cusquices e novelas...lá vem o estereótipo...Eu estou-me pouco lixando com o que faz X ou Y... e novelas...nem vale a pena..que actualmente é um degredo cada vez maior.

Relativamente à senhora licenciada..diga-se de passagem, o facto de ter uma licenciatura só lhe dá valor... no entanto há a questão que provavelmente muitas das espectadoras desses programas são senhoras que têm com objectivo de vida ser boas donas de casa, porque não devem ter mais objectivos...

Não gosto do ponto de vista machista, acredito em igualdade entre os sexos sim... dai também não gostar de revistas de tecnologia com publicidade apenas para homens (não falando das capas com meninas em trajes menores como na revista T3)...Eu também gosto de tecnologia! mas enfim...

A existência de canais desses é ridícula...Sou a favor de canais de moda, culinária, tal como sou a favor de canais de futebol e deporto em geral, porque são destinados a toda a gente com gosto pelo assunto, e não a segmentos que apenas reflectem mentalidades retrógradas...

ArabianShark said...

Right-o Sintra-man!

Halloween said...

Eu acho q é um pouco como o Dia da Mulher; sexista e redutor por definição.