2013-03-23

Controlo de armas

Como os meus estimados colegas e amigos sabem, volta e meia e os Americanos lembram-se de andar às turras com a segunda emenda e as leis que regulam a posse e aquisição de armas de fogo.

Não vou estar para aqui a debater o tema, porque não é lá muito interessante, para mim, pelo menos, mas vou deixar aqui um link para um debate que me está a parecer mais interessante que o costume.

Portanto...

A propósito, consta que no Canadá não só as leis são menos estritas como também (creio, mas não insisto) há mais armas de fogo nas mãos de cidadãos privados, mas menos acidentes e incidentes relacionados com armas de fogo.

Pax vobiscum atque vale.

5 comments:

Peres said...

Se têm razão ou não, não sei. Mas que em 230 anos de história nunca tiveram um ditador é verdade sim senhores.

Acredito que um povo armado (e armado até aos dentes no caso deles) seja um dissuasor muito grande antes de o governo decidir aprovar o que quer que seja que possa ir contra a vontade dos cidadãos.

Claro, do outro lado temos depois a quantidade de crimes violentos, e o perigo constante para as forças policiais e as tristes situações de massacres em escolas.

Sintra said...

Nunca tiveram ditadores, mas nos ultimos 100 anos tambem nunca tiveram democracia.

Ja pensei em ir pros EUA, mas ha la muita gente doida com acesso facil as armas. Devido a este simples facto, recuso-me a ir para la.

Dito isto, ja estive nos EUA. A minha primeira experiencia ao chegar ah fronteira foi ver policias a cercar um carro, tudo a apontar armas la pra dentro e aos berros. O homem que saiu la de dentro deve-se ter borrado todo, nunca esteve tao proximo de ser assassinado. E tratou-se de um engano, pensaram que eh outra pessoa.

Eles tem demasiado amor as armas e ao uso da violencia. A policia prefere disparar primeiro (e eh para encher de chumbo) do que tentar comunicar, e ao minimo deslize tem desculpa para te matar.
Nao obrigado, sou alergico ao chumbo e prefiro ficar aqui no frio.

CMF said...

A verdade é que se alguém invadir (ou tentar) os Estados-Unidos, vão encontrar atrás de cada pedaço de relva, um cidadão armado até aos dentes...

Querem melhor exército de reserva que este?

Se atrás de cada americano houver uma arma automática, estaremos presentes de um exercito de reserva com cerca de 400 milhões de elementos.

Restrição no acesso a armas? Até que ponto? Olhem para nós em Portugal... nem somos capazes de defender a nossa própria casa, quanto mais um país...

Sintra said...

As armas automaticas la sao proibidas. Excepto as miniguns.

Os norte americanos sao criancas grandes, nao tem responsabilidade suficiente para coisas serias.

Se quiseres um bom exemplo de cidadaos armados, olha antes para a Suica.

CMF said...

Good point Sintra.
A Suiça nisso é um bom exemplo. Treinam as tropas e ainda podem levar a arma para casa. Enfim, sabem tomar conta do que é deles!