A realidade é que o chipre, com os seus apetecíveis 10% em impostos para empresas lá sediadas (ao contrário dos 25% em Portugal) fazem com que inúmeras empresas, maioritariamente russas estejam sediadas na ilha.
O número oficial é então de 20 mil milhões de euros depositados em bancos do chipre como sendo provenientes de cidadãos e empresas russas.
Logo de seguida, temos cerca de 12 mil milhões presos de transferências no chipre. Estes 12 mil milhões vêm de operações rotineiras de bancos a até ministérios russos (desde salários até à compra de canetas para o escritório), que usam os bancos do chipre para evitar taxas e impostos vários.
Para terminar, e oficialmente, mais 40 mil milhões presos de empréstimos russos. Empréstimos esses de bancos russos a cidadãos e entidades russas que até à umas semanas usavam a pequena ilha para aumentarem as margens de lucro.
Oficialmente então, 72 mil milhões de euros. Sendo o problema do chipre um problema de liquidez dos bancos (ou seja, os bancos do chipre, bêbados de dinheiro fácil, apostaram nos "cavalos errados", ergo, dívida grega, e quando a troika e o fmi acordaram o haircut da divida grega em 70%, acabaram por provocar esta crise de liquidez nos bancos cipriotas). Ora, estão a ver então o problema.
Bancos do chipre, usando dinheiro Russo, aposta na dívida grega e perde tudo (ou quase tudo, 70%). Ficam apertados de dinheiro, mantêm segredo é claro, e pedem agora resgate. União europeia (aka, frau Merkel, ainda por cima em ano de eleições) não quer resgatar dinheiro Russo, e está a fazer-se difícil (ou quem sabe, quer mesmo que o chipre caia, para mostrar a solidez da União).
Para mim é dificil de perceber. A união europeia que queima 240 mil milhões na grécia, 75 mil milhões em Portugal, 110 mil milhões na Irlanda, a estava a preparar 300 mil milhões para os bancos espanhóis, propõe agora condições draconianas aos 12 mil milhões para o chipre.
1 comment:
E assim se abrem rachas na "(des)União Europeia"
PS: Sou contra qualquer tipo de medida que congele ou capture poupanças de um individuo.
Post a Comment