2012-02-15

História de Portugal(e espanha!) Interactiva, Ep.1

O que poucos sabem é que acabou de sair o último "hit" da Paradox studios, o Crusader Kings II, que é nem mais nem menos do que um simulador histórico do período de 1066 até 1466. Antes de mais, e indo de baixo para cima, os detentores de terras pagavam impostos e proporcionavam parte da sua tropa a condes. Condes proporcionavam parte desses impostos e tropas a duques, que por sua vez proporcionavam outra parte ao rei.

Para os mais distraídos, em 1066 o norte da península Ibérica era controlado por 3 irmãos:



Garcia II rei da Galiza, que tinha como vassalo Nuno II duque de Portugal

Afonso VI rei de Leão, que tinha uma série de condes como vassalos, um deles a sua Irmã Urraca, detentora do condado de zamora.

Sancho II rei de Castela, que tinha vários condes como vassalos.


SITUAÇÃO:
O problema do Rei de Leão em 1066 era o seguinte. A sua irmã (e vassala) Urraca não era casada, sendo que em caso de sua morte os seus título (e terras) passavam para o irmão mais velho, Sancho II de Castela. Mas mais, Urraca era pretendente do seu próprio título de Rei de Leão, e tinha o apoio do irmão mais novo Garcia II da Galiza.


Mas mais, a sul, o Emir de Sevilha e Valência cresciam cada vez mais poderosos e a almejar as terras dos reis católicos, enquanto que na Galiza os desejos independentes de NunoII de Portugal ameaçavam proporcionar aos Emirs uma oportunidade perfeita para roubarem terras a norte do Tejo.

OBJECTIVOS
Logo, e usando o Rei de Leão, as minhas acções imediatas serão:
1)Casar e assegurar descendência
2)Tirar os títulos e terras a Urraca, o que provávelmente causará a sua rebelião.
3)Solidificar as posições a sul com a construção de castelos e recrutamento de milícias.
4)Fomentar e apoiar financeiramente à rebelião do Sheik de Évora (detentor de Évora, Lisboa, Alcácer do Sal e Mértola) para tentar isolar o emir de Badajoz

4 comments: