2011-03-23

Still Speachless...

Recebi este mail hoje:

"Caro(a) aluno(a),

Dada a conjuntura actual e tendo em conta as dificuldades financeiras que alguns estudantes enfrentam para pagar os seus estudos, a empresa ZON irá deslocar-se à Universidade de Aveiro, com o apoio do GESP – Gabinete de Estágios e Saídas de Profissionais e dos Serviços de Acção Social, para a realização de uma apresentação aos alunos da UA com o objectivo de divulgar as várias áreas de trabalho onde existem vagas em regime de part-time na rede de parceiros directos de Grupo ZON.

Esta acção permitirá aos alunos:

- Ter um primeiro contacto com o mundo laboral;

- Ter um meio de subsistência;

- Não aumentar a taxa de absentismo;

- Continuar os seus estudos.

A apresentação irá decorrer amanhã, dia 24 de Março (Quinta-feira), às 11h00, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica.

Não faltes!"

Aqui só falta mesmo dizerem que nos Países Nórdicos a grande maioria dos alunos é TE assim que fazem 18 anos, o que é verdade. Mas o que não dizem... é que esses alunos nórdicos conseguem viver sozinhos (e sem ajudas dos Pais) com o ordenado desses empregos em part-time... Pois é.

Nota: Não quero de forma alguma tirar com isto mérito ao GESP, em lutar contra a falta de vergonha na cara da UA e dos sucessivos PS's & PSD's que insistentemente afirmam que "nenhum aluno será excluído do ensino superior por razões financeiras"...

1 comment:

Sintra said...

Tanto por onde pegar.....
Pra ja, trabalhar em part-time enquanto estudas eh bastante dificil. Eh fazivel, mas eh complicado. Verdade que olhando pra tras, um gajo perdia mto tempo durante o dia, tempo que poderia ter sido aproveitado a trabalhar... mas qd chega aquela altura de relatorios, trabalho de laboratorio fora de aula e depois exames, simplesmente nao da!
Segundo, em Portugal, se n es engenheiro ou coisa assim, tens um emprego de merda. Aqui no Canada, mostras o certificado do secundario e entras como trainee de electricista, mecanico, etc, e ganhas prai 2 a 4 vezes o ordenado minimo portugues (com 18 anos LOL).
Terceiro, ajuda do estado no ensino superior? Isso eh pra rir. O estado n tem nada. Eu andei smp a tentar sacar bolsa nos anos q tive na UA. Entre os pesadelos das filas de 400 (ou mais alunos), o excesso de burocracia e a semi-incompetencia de quem te atende, a mim dava pra pagar 2/3 das propinas (exactamente, n ficava isento das propinas!). Ate podem pensar, "ate nao ta mau" - e n tava, mas dava um trabalhao e a compensacao nem era nada de especial.
Na altura o meu cota n tava a ganhar nada de especial, especialmente com 2 filhos na universidade e um terceiro na escola, pelo q toda a ajuda era necessaria. Agora imagino quem tava pior q eu...