2010-11-02

A Revolução - Serviços Académicos

Ora bem, vamos começar com a premissa de que, mais dia menos dia, havemos de nos fartar da idiotice vigente e havemos de dar o golpe de estado por que esta nação anda a clamorar há uma data de anos, às vezes sem saber. Portanto, para não nos esquecermos, vamos já tomando notas para como as coisas hão de ser quando formos nós a mandar.

Actualmente, se chegardes aos académicos às 14:00, mais coisa menos coisa, e tirardes o número 468 quando está a seer atendido o 235, o mais provável é que penseis (porque somos todos pessoas inteligentes): "Vejamos, tenho mais que fazer hoje, e podia despachar uma data de coisas nas duas ou três horas que vai demorar a atender os indivíduos à minha frente."

Ora, se saírdes e voltardes âs 15:59 no relógio do segurança, o único problema grave que pode surgir é já ter passado o vosso número (mais os três números de tolerância de que as senhoras dos guichets tanto gostam de se esquecer). Mas, se chegardes às 16:05, por exemplo, quando ainda faltam para cima de vinte números até chegar ao vosso, estais tramados: as portas fecharam (literalmente).

Aqui d'El Rei que havíeis de cá ter estado antes. Pode ser que o vosso número seja chamado antes das 17:00, mas não podereis responder. Pode ser que só às 17:37 decidam que haviam de carimbar a vossa senha para o dia seguinte, mas só se não tivésseis tido a ousadia de querer rentabilizar o vosso tempo.

O raciocínio (ou a falta dele) por detrás desta ideia é que não se pode garantir que uma senha emitida depois das quatro possa ser atendida no mesmo dia, e é evidente que alguém bem intencionado quer evitar que 400 marmanjos cheguem à Reitoria às 16:55 para caçar uma senha carimbada para, no dia seguinte, chegarem quando lhes apetecer e serem logo atendidos. Até aqui, tudo bem.

Sucede, no entanto, que alguém com intenções que me vou abster de qualificar como "boas" ou "más", mas às quais não me vou coibir de chamar "idiotas", decidiu que, por volta das 17:00, os funcionários dos Académicos têm de avaliar o volume de pessoas por atender para decidir se hão de ficar mais meia hora a desbaratar os sobreviventes ou se hão de sacar dos carimbos.

Pelo menos, esta foi a parte que eu percebi. De certeza que, no dia em que cumprir todas estas regras, hão de surgir mais duas ou três só para me lixar.

Entretanto há de se dar o golpe de estado. A corporação Disco-Bar tornar-se-á soberana, o governo há de ser re-estruturado e, se calhar, nem o nome do país fica igual. Às tantas, nem as terras hão de ficar com o mesmo nome (excepto Sintra, porque é um nome fixe. E talvez Faíl... ou talvez não).

Nessa altura, vamos apresentar dois avanços tecnológicos aos Académicos. O primeiro, nascido entre a Áustria e a Alemanha, popularizado pelos Suíços e, actualmente, conhecido apenas pelos mais iluminados (assim como nós), é um instrumento que permite medir o tempo e estabelecer pontos de referência comuns. Chameos-lhe, para simplificar, um "relógio", assim, por exemplo, pendurado onde está aquele enorme televisor que não serve rigorosamente nenhum propósito útil. O segundo, considerado por muitos como um dos clichés mais brilhantes da engrnharia Soviética: o acto de puxar a tomada. Procurem um samovar eléctrico dos bons (vão a Tula; é lá que os fazem, ao lado dos cartuchos das AK-47 - RIFLE IS FINE!!!) e hão de ver que não têm interruptor.

Agora, senhores dos académicos (na verdade, Sr. Reitor, que os infelizes dos Académicos não fazem senão cumprir ordens... devagarinho) vem a parte complicada. Tomem notas:

Quando o "relógio" marcar 16:00, pega-se na máquina das senhas e "puxa-se a tomada". Assim, quem chegar depois das 16:00, não pode tirar senha e não é atendido, mais ou menos como acontece agora. Depois, quando o mesmo relógio marcar 17:00 (ou 17:30, como preferirdes), acaba-se de atender os utentes que já tenham sido chamados, encerram-se os guichets e examinam-se as senhas dos utentes que ainda não tenham sido atendidos.

Se isto vos pareceu complicado, lamento imenso, mas a parte a seguir é ainda mais complicada. Façam um esforço, vá lá...

As senhas, quando são emitidas, recebem um número E (reparem bem, conjunção!) tanto a data como a hora de emissão. Portanto, quando os guichets tiverem encerrado e estiverdes a examinar as senhas, aquelas cujo número seja SUPERIOR ao último número chamado E (outra conjunção. Não é disjunçao. Não se baralhem) tiverem sido emitidas no dia actual (não vá alguem menos bem intencionado lembrar-se de aparecer com uma senha caducada há dias) são carimbadas para o dia seguinte.

Pronto, respirem de alívio, a parte complicada já passou. A partir de agora é tudo simples.

Quando as senhas que mereçam ser carimbadas tiverem sido, efectivamente, carimbadas, não vos resta senão pedir aos utentes que se vão embora. E, agora que já toda a gente se foi embora, está na hora de fechar as portas. Agora, não é às 16:00, quando os pobres indivíduos que tiraram uma senha às 15:00 ainda têm três quartos de hora para esperar e não podem fazer nada entretanto.

Para que não nos chamem de totalitários ou outros nomes feios, lembro quem achar que o sistema actual é perfeito e é de pleno direito dos burrocratas exigir que uma pessoa não possa tratar da sua vida sem abdicar da sua vida que existe, neste blog, e, de facto, neste post, uma secção de comentários onde tendes o meu convite para me explicar por que é que eu estou completamente errado e vocês é que sabem. É consigo, Sr. Reitor. Alce o seu magnífico cú da cadeira e erga-se perante o desafio (figurativamente, claro, responda sentado que é mais confortável).

Pax vobiscum atque vale.

6 comments:

Hal said...

Aqui d'El Rei que tendes provocado uma contracção humorística em minha pessoa, kudos para vós e para a vossa nobre causa.

ArabianShark said...

Bem hajas.

Sintra said...

lool knight
Tbm tenho uma historia pra contar:
Como sabem (ou ficarao a saber), a merda da tese n correu la mto bem. Dito isto, a licenciatura ja tava no papo ha uns 2 ou 3 anos atras, e decidi pelo menos levantar isso neh. "OK jovem, ai na primeira semana de Agosto temos isso pronto."
Eh possivel enviarem isso para o Canada directamente para a ordem de engenheiros de Manitoba ou entao para a minha morada?
"Sim senhor!"
Em setembro nada tava pronto.
Recebo um email:
Subject: Certidão de Informação Final
Date: Wed, 29 Sep 2010 09:59:01 +0100
Após diversas tentativas de contacto telefónico, vimos pelo presente email informar o aluno que a sua certidão de informação final, que lhe foi enviada via CTT, nos foi devolvida por motivo de "objecto não reclamado". Assim sendo, solicitamos ao aluno que se diriga aos balcões dos SGA para reclamar a mesma, ou então, confirme-nos a morada de envio para proceder-mos a um novo pedido.

/facepalm
sim, eu so vos deixei saber q ia sair do pais! mto bem, telefonem para um numero q n funca aqui! melhor, se funcasse ia-me o roaming todo de crl!
ESTES IDIOTAS ENVIARAM-ME A PUTA DO DOCUMENTO PARA POMBAL, APOS EXPLICITAMENTE PEDIR PRA ENVIAREM PARA AQUI. Qt ah solicitacao de me dirigir aos balcões dos SGA, _|_ pagam-me o bilhete?

Respondo a este email, deixando saber novamente que nao estava em Portugal e a deixar a minha morada de ca.

Subject: Re: Certidão de Informação Final
Date: Fri, 01 Oct 2010 09:58:11 +0100
Uma vez que a morada por si confirmada não coincide com correio nacional e, tendo já a universidade procedido ao paragamento dos portes de envio, é aconselhável que o aluno, ou envie alguém para levantar a certidão junto aos balcões dos SGA acompanhado de uma procuração, ou então, proceda ao pagamento dos portes de envio para correio internacional para a nossa morada, para posterior envio da mesma.

FFS EU PAGUEI PARA ME ENVIAREM ESSA MERDA PARA CA.
Mas pronto ok, whatever, quero eh essa merda ca. Como pago?

O engracado, a meio desta primeira semana de outubro recebo o tal documento :D

Subject: Re: Certidão de Informação Final
Date: Fri, 08 Oct 2010 10:53:07 +0100
Uma vez que o aluno já apresenta um pagamento efectuado do documento e portes de envio, foi-me permitido enviar para a sua nova morada o documento em causa, pelo que será enviado ainda no dia de hoje.

orly?

ArabianShark said...

A mão esquerda não sabe o que a direita anda a fazer (mas desconfia que tem algo a ver com o acto de remediar uma comichão). É o pão nosso de cada dia dos Serviços Académicos.

Peres said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Sintra@Hydro said...

Epa, eh uma falta de organizacao inaceitavel. Temos sistemas de bases de dados para alguma coisa n? Fogo, eh mm tratar do caso em cima do joelho.