2010-04-28

Mito ou realidade ?

Depois de ver este vídeo postado no Twiter pelo Goucha fiquei intrigado sobre a possibilidade de fazer uma coisa deste tipo. Sera isto fake?

A primeira coisa necessária era acertar exactamente na velocidade das pás, isto não deve ser fácil e tem de corresponder a uma das velocidades dísponiveis na máquina.

Depois, eu não tenho a certeza mas acho estranho que a velocidade das pás seja sempre constante.. quer dizer nas partes em que o Helicóptero está a subir deve haver um aumento de rotação do rotor ou não? Embora se veja um pequeno aumento na velocidade não é nada que eu ache que justifique a força necessária para elevar aquele "bicho".

E por fim, que máquina é que consegue tirar aquele número de fotografias seguidas àquela velocidade. Não fiz as contas mas aquilo seriam MUITA MUITAS fotos e a máquina não falha nem uma.


What say you?

15 comments:

Unknown said...

Não tem de tirar precisamente àquela velocidade. Pode tirar só de 2 em 2 períodos. Ou de 20 em 20, 1000 em 1000!! Tem é de ser múltiplo. Ou não, até porque são 3 pás, a que vês no mesmo lugar no ciclo seguinte não tem de ser a mesma. =)

Unknown said...

Não sei porque disse 3, são 5. Mas podem ser 3!!! LOL

Existem amostragens de aviões mais engraçadas, fornecidas pelo iPhone :)

http://farm3.static.flickr.com/2319/2300288187_1c5dd4eb2d.jpg

neca said...

sim, mas no caso de saltar tempos o resto do video não era tão fluído.. por isso é que eu digo que era preciso muita foto! para isto ficar assim.

Zeca said...

Para subir ou descer a velocidade das pás não é necessáriamente variavel.... por norma os helis usam angulos de ataque variaveis na asa do rotor..... isto permite manter a estabilidades sobre o eixo sem ter de sincronizar o rotor traseiro...

Permite também voar de cabeça pra baixo xD ... mas pra isso o angulo das pás tem de se inverter ....

Perguntem a quem tenha um heli RC de 6 canais...

Peres said...

Não é nada do outro mundo.

Estás a ver os avioes da 1ª guerra mundial, que tinham a metralhadora mesmo por destrás das pás frontais?

A metrelhadora estava mecanicamente sincronizada com a pá, de modo que podia disparar sem nunca acertar nas mesmas.

neca said...

fdx nunca vi uma ideia tão estupida!

cogni4700 said...

E isso foi quando começaram a ter armas, no início era só para reconhecimento aéreo, e tiravam fotografias amistosas uns aos outros porque enfim, um avião não dava para fazer nada numa guerra.

Zeca said...

quanto à estabilidade na reprodução do video e fidelidade da reprodução depende de dois factores .... do ritmo a que cada fotograma sai (precisa de ser multiplo do periodo ou perto disso - embora seja possivel que seja a um multiplo de um divisor do periodo! ex: 60fps ... dropas metade dos frames ficas com 30fps... logo o periodo pode ser multiplo de 1/30s) e à velocidade e tipo da obturador de exposição... o principal problema que caso do obturador seja uma cortina e nao seja suficientemente rapida a exposição de um lado da imagem ocorre desfazada uma fracção de segundo...

Wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_shutter

Uma camera photografica capaz de video 720p a 60/50fps ou 1080p a 25/24fps:
http://en.wikipedia.org/wiki/550D

Quanto à imagem do iphone, esse é o efeito de rolling shutter com a cortina vertical... e bastante lenta... lol

Zeca said...

As avionetas de guerra tinham o gatilho sincronizado com uma corrente ligada ao eixo da helice frontal... se essa corrente saltasse de sitio podia acontecer o aviao destruir as proprias pás da helice... xD

neca said...

Entretanto já estou mais convencido com a explicação do Zeca, se for video a 60fps...

Mas n fico contente se nao conseguir agora reproduzir ;)

Oh pah esses gajos das avionetas é que não tinham os parafusos todos... era mais facil lançar cocktails molotov pela janela que sincronizar metrelhadoras com hélices através de correntes que "podem saltar".

Zeca said...

Faltou mencionar esta:
http://www.fujifilm.com/products/digital_cameras/s/finepix_hs10/

À semelhança de algumas casio exilim, consegue 60/120/240/480/1000fps (1280x720 a 224x64 - lol - respectivamente)

E aproveito pra fazer publicidade e dizer que tem um zoom optico de 30x manual (de 24 a 720mm), anel de focagem by wire, 10MP estabilização optica, ISO 800 de qualidade muito aceitavel, controlos manuais, e custa cerca de 370-380€

neca said...

Eu agora é só nikon FE de 1980!

E a D90.. ;)

Zeca said...

Neca... tenho uma Nikon F401x da mesma altura...

http://images.google.pt/images?q=Nikon%20F401x

neca said...

pffff auto-focus... isso é para meninos!

Zeca said...

Ora ... se queres tirar macros tens de usar manual focus... ...mas pra isso tb tens a glitt 35... que nem focus tem ... xD