2015-09-09

Styx Master of Shadows

Este post eh para o Peres.














Um jogo de stealth a moda antiga, em que o stealth nao eh uma opcao, eh a unica opcao!
Tu es um pequeno goblin meio marado da tola, num mundo cheio de humanos (2 vezes maiores que tu), elfos e orcs (estes entao sao tao mais maiores, que nao ha opcao de luta - eles ganham e acabou-se; por outro lado encontram-se sempre acorrentados). Todos os teus inimigos sao mais fortes que tu, pelo que tens que aproveitar as sombras para ires navegando os niveis, que sao bastante grandes.













Convem andar silenciosamente e aproveitar buracos, poisos elevados e o escuro para nao alertar os guardas (que por vezes preferem bater uma sesta em vez de fazerem o seu trabalho). Geralmente ha patrulhas, e os guardas aproveitam para parar um bocado na conversa ou para comer/beber.
















Mas vais falhar, e vais ser visto. Com sorte consegues escapar usando uma habilidade ou metendo-te num sitio seguro. Se calhar tentas esconder-te debaixo de uma mesa (sera que os guardas burros se lembram de procurar ai, ou terao preguica de se abaixar?). Ou talvez consigas matar rapidamente o adversario. Mas se uma luta 1on1 eh dificil, com mais um inimigo a morte eh quase certa.













Um joguinho porreiro que passou despercebido e fez lembrar aqueles jogos dos finais dos anos noventa. Se jogaste algum dos "Thief"s e curtiste, entao este sera um bom jogo para ti.














E obviamente, nao tem que ser so o Peres a experimentar, os outros podem tambem!

3 comments:

ArabianShark said...

Pessoalmente, tenho uma certa relação de amor-ódio pelos jogos de stealth. Amor no sentido de que gosto da ideia de andar pelos recantos sombrios a evitar ser visto, a manter uma pretensa de superioridade em relação a jogos de acção mais frenética, a evitar a violência desnecessária (porque quase sempre que me sentei a jogar UT, SC, C&C ou mesmo CS (poker de abreviaturas, ganhei (parênteses dentro de parênteses dentro de parênteses porque é a minha obrigação contractual)) dei comigo a pensar: "este jogo é bestialmente divertido; só é pena as partes violentas") e, na hora de matar, matar rápida e exactamente, sem dar cá hipóteses a coletes à prova de bala ou barras de vida - está morto e mais nada. Ódio, porque não tenho jeito nenhum para esse tipo de jogos: fico impaciente e, mais tarde ou mais cedo, decido que mais quero é entrar à Rambo e despachar tudo ao tiro (geralmente, se o jogo está bem feito, esta parte corre mal). Por isso, os jogos de stealth de que acabo por gostar mais são frequentemente chamados de "os piores". O último foi o Velvet Assassin, que, admito, não é lá muito bom, mas entreteve-me um bocado valente.



... pronto; agora fiquei cheio de vontade de jogar Hitman. Obrigado, Obama...

Peres said...

Hitman sim, conseguias entrar guns blazing, no styx duvido.

De qualquer modo, está na watchlist.

Sintra said...

No Styx nao da. As primeiras vezes que fores tentar um 1v1, vais te ver fodido para ganhar. Mais que um adversario? Os outros atiram pedras, flechas ou batem-te enquanto lutas com o primeiro inimigo. Morres muito facilmente e muito rapidamente. E isto nao contando com os inimigos que te fazem "one hit kill" mal se cheguem proximo o suficiente.

Comprei 3 jogos Batman - tava em saldo (-75%). Tou pra ver o stealth nisto :D