2013-02-12

Petrus Romanus

São Malaquias, Santo Irlandês e Arquebisbo de Armagh (não confundir com Aaaaargh, do filme dos Monty  Python) visitou roma em 1139, onde teve uma série de visões, que foram documentadas e arquivadas pela igreja.

Reencontradas e documentadas em 1595, estas visões descreviam os 112 papas que ocupariam o lugar, desde 1143, até ao fim da igreja católica (ou quem sabe, o apocalypse).

Cada papa é descrito com apenas uma pequena frase em latin.
Por exemplo, o primeiro papa da lista, descrito como vindo "do castelo do tiber" foi na realidade Celestino segundo, "Guido de Castelo" de nome, nascido em Cittá de Castelo, na margem do rio Tiber.
Ou o 3º papa da Lista, "da grandeza da montanha", nascido em Montemagno...
Ou então o 9º, "saido do ganso guardião", Orlando Paparoni, cujo brasão em forma de escudo tinha o ganso como adorno principal...


E a lista continua, sendo o papa que acaba de abdicar o nº 111 da lista de 112 nomes...
O ultimo papa, o 112, descrito como "Petrus Romanus, que guiará o seu rebanho por muitas dificuldades, e quando terminar, a cidade das 7 colinas será destruida, e o juiz terrivel irá julgar o seu povo".



Eu pessoalmente não me preocuparia muito com esta profecia.

A não ser é claro que o próximo papa se chame mesmo Pedro... ou escolha o nome Pedro.... ou comecem a chover meteoros em Roma.

2 comments:

ArabianShark said...

Também é preciso que seja de Roma, ou não?

cogni4700 said...

se morasse em Lisboa sentia-me igualmente preocupado :p