2012-11-03

Dwarf Fortress: Ano IV, Wealthyboards meet Titan

Posts anteriores: 1,2,3,4,5,6

O ano IV começou com dois anões aos socos. Tive de promover um anão a "sheriff" para acabar com a brincadeira e manter ordem. Os anões em questão era o Pedro Dedukning e o Katanas Okungducim. Aparentemente, um bebeu da caneca de cerveja do outro ou algo assim. Obviamente imperdoável:


Entretanto, tivemos um acidente lá fora. Parece que um dos caçadores descarregou o arco contra o dedo mindinho do pé (ou seja, arrow to the pinky finger). Os meus melhores médicos observaram o caçador, e é obvio, decidiram amputar a perna toda, todo o processo foi simplesmente brilhante:


15 dias até ao primeiro diagnóstico e amputação, e depois apenas 2 dias extra até lhe darem um par de muletas. Continuo sem saber quem é o vampiro, e de tempos a tempos aparece alguém morto mas não me preocupo muito, pois temos neste momento 180 anões a viver na fortaleza (e apenas uns 20 trabalham a sério, o resto é um bando "fabricante de sabonete certificado" ou "perito na queima certificada de lã de ovelha entre o mês de Fevereiro e Março"....)

O nosso amado lider Knight4 Dolushstinthad continua a forrar o seu quarto a ouro, mas decidiu que isso não chegava, então criou uma lei:


Luvas....? Este tipo cria um lei para se fabricarem 3 pares de luvas? Ok... tenho peles de animais e não é grande problema...embora me escape neste momento a utilidade de 3 pares de luvas numa fortaleza subterânea com 180 pares de mãos.

Comecei entretanto a construção da primeira torre perto da entrada do forte. Esta torre terá entre 6 e 8 andares e no topo terá uma enorme balista, com munição para a mesma nos andares inferiores. Será o principal meio de defesa até o inimigo chegar à entrada do forte, aí, tenho quase 30 armadilhas (pedra suspensa no tecto, à la Indiana Jones) e por fim estará os nossos bravos militares.

Está o ano a correr muito bem até que no inicio do inverno tenho um aviso de quase ecrã inteiro:


Neste momento faço uma pausa para explicar algo. O primeiro passo para se começar a jogar Dwarf Fortress é Gerar um mundo. Cada mundo é diferente não só na geografia mas em quem o habita. No início, o mundo está cheio de semi-deuses (titãs) que vão lentamente sendo mortos pelos humanos\elfs\dwarfs\outros titâs conforme o jogo simula quase 500 anos de história. É gerado um relatório que pode chegar a quase 1GB de informação  quando exportado, que inclui o progresso de cada civilização e suas figuras históricas. Este titã em particular matou desde o início do mundo algo como 1500 anões em civilizações diferentes. Fim de pausa.

Li o aviso. Fui ao log do mundo ver o que era este titã. Vi a que distância ele estava da entrada do forte. Entrei em pânico. A nosso esquadrão militar neste momento é composto de 4 anões.Tenho também cerca de 6 rangers caçadores, mas com munição feita de osso de animal. Tenho sempre em último recurso o Arabian Tanoltar e os seus skills de wrestling, mas não creio que me valha contra uma aranha gigante com carapaça de ametista. Cerca de 2 minutos até o Titã chegar à entrada do forte.

Mando a squad militar para tapar a entrada, se ela entra nas partes comuns do forte é game over certamente, com anões em pânico a tropeçarem para cima dos militares... mais vale lutar nos tuneis de acesso, talvez o espaço apertado seja uma vantagem para os anões. Mando os meus rangers jogar ao "bate e foge" com o titâ, mas nenhuma das flechas de osso faz efeito para além de chatear o bicho. 1 minuto.

A squad está pronta. Ingiz e Led(capitão) com espadas e escudo, Deler com um martelo de guerra e Sibrek com um machado. Todos equipados com o melhor ferro que a terra dá, dwarfs de coração valente e... ei, onde vai o Sibrek!!!!!? Ach, no último momento, ele decide que tem de ir "verificar" o stock de bebidas e deixa-me com menos um anão na entrada. 20 segundos.

Confesso que pensei que era o game over. A aranha trucida 4 dos rangers antes de chegar à entrada, mas no último segundo, vejo chegar o Sibrek com uns 15 anões civis atrás. Desde smiths a carpinteiros, tudo profissões que usam martelos ou machados. Este anãozinho tem bits de memória suficiente para ver que não nos íamos safar e foi recrutar civis. Ok, vamos a isto então, 20 vs 1.



O log da luta é demasiado extenso, mas os anões armados com martelos conseguiram criar fendas na carapaça antes de serem trucidados, e depois de uma longa luta, apenas resta Ingiz (uma dwarf, das primeiras a receber treino) e Led, o capitão da guarda. Não faço ideia do estado da aranha. Os últimos instantes são descritos assim:

The Hill Titan attacks The militia commander but He jumps away!
The militia commander stabs The Hill Titan in the neck with his -iron short sword-, tearing the muscle!
The -iron short sword- has lodged firmly in the wound!
The militia commander twists the embedded -iron short sword- around in The Hill Titan's neck!



O Titã foi derrotado. Não há festas declaradas para a sala comum pelo feito, é algura de fazer enterros e funerais:


Dos dois anões sobreviventes:
Led tornou-se um campião lendário do forte, com os skills de combate perto do máximo.


Ingiz, a outra sobrevivente, perdeu no fim do Inverno o filho para o vampiro do costume, e está à beira da depressão. Estou neste momento a dar-lhe melhores acomodações a ver se a coisa melhora...



Para o ano que vem:
Refazer o exército, desta vez com melhor treino.
Concluir a primeira torre.




10 comments:

ArabianShark said...

E dos bravos intrépidos que fundaram Tábuas Ricas, morreu algum?

Peres said...

Criei um "bunker" para esses sete. Não participaram no combate.

Sintra said...

Mete a gaja a procriar que crias um exercito!

Estes posts tem sido brutais, parto-me smp a rir! :D

Peres said...

Um dwarf demora 12 anos até chegar a adulto, e temos neste momento umas 20 crianças de idades diferentes.

Hal said...

Ahahaha muito bom! Tou a ficar cheio de vontade de jogar isso pá :)

Peres said...

Boa sorte Hal, é muito, muito dificil de entrar no dwarf fortress, como disse no primeiro post:

http://4.bp.blogspot.com/--8i12W2O4m4/T7m0F6L453I/AAAAAAAAAGY/O1ecG8poofo/s1600/learning+curve.gif

ArabianShark said...

Eu que o diga; há uns posts atrás quis jogar também. Depois de várias horas, decidi que só com um explicador ao lado é que me governo...

Peres said...

Tivemos o nosso primeira cerco! Um bando de goblins pensou que tábuas ricas era pilhagem garantida. Grandes doses de "fun" foram tidas! A primeira torre de balista está de pé, e aumentámos o exército para 6. Tudo no próximo relatório anual

PS: perdemos um dos fundadores, não para o cerco mas para o vampiro.

cogni4700 said...

É óbvio que o Knight é o Alien! Ooops, quero dizer, vampiro!

ArabianShark said...

Seria tão giro se fosse o Arabian Talnotar...