2012-08-22

Blu Ray a portar-se mal

Ora então, hoje venho pedir-vos ajuda.

Sucede que, pela primeira vez, tentei ver um filme em Blu-Ray no meu PC. Experimentei vários programas. Sucedeu:

Cyberlink PowerDVD 11 - A princípio, correu tudo bem, vi uns minutos (poucos) do filme. A dada altura, o player crashou. A partir daí, declarou que não conseguia ler o disco até que reiniciei o PC. Desde então que, sempre que tento ver qualquer filme (experimentei com dois discos diferentes), me mostra, durante sete segundos, uma mensagem a dizer que o disco foi feito com a mais recente tecnologia e diz que talvez tenha que actualizar o meu leitor. Não é uma mensagem do PowerDVD, mas antes um clip de vídeo com texto branco sobre fundo preto como imagem.

ArcSoft TotalMedia Theatre 5 - Limita-se a mostrar a mesma mensagem, mas a imagem é diferente; o fundo é avermelhado e as letras amarelas. Também mostra um URL da ArcSoft que não ajudou em rigorosamente nada.

 Cyberlink PowerDVD 12 - Limita-se a mostrar a mesma imagem.

Posto que nenhum dos players tinha, que eu conseguisse encontrar, uma função de actualização, resolvi actualizar o firmware e drivers da drive (LG BH10LS30) através do site da LG. Nenhuma mudança.

Algum dos meus colegas já encontrou coisa parecida?

Pax vobiscum atque vale.

EDIT: Depois de instalar e desinstalar cerca de um googleplex de trials e coisas que tais, a seguir à maldita mensagem de 7 segundos, e plea primeira vez, o filme parece estar a correr bem. A ver vamos se não há mais azar...

4 comments:

cogni4700 said...

Deve ter ficado confuso com algum esquema de proteção que encontrou e passou-se.

Aparentemente o firmware Bluray tem de ser atualizado com filmes recentes, e aparentemente tem de ser feito à parte e não à la PS3 em que os próprios jogos trazem o update para a consola (falando de DRM de jogos e não de filmes).

Por outras palavras, os updates ao firmware para suportar novos DRM têm de ser feitos manualmente pelos clientes. Suponho que seja o problema desses 3 leitores. Quanto à razão por ter funcionado eles devem variar o esquema de protecção ao longo do filme. Digo eu, falando sem saber :p É só uma suposição.

ArabianShark said...

Apercebi-me ha uns minutos de que actualizei o firmware com a versao errada; actualizo com a versao certa daqui a umas horas. Pode ser que resolva alguma coisinha.

Quanto a variar o esquema de proteccao ao longo do filme, nao seria coisa que me chocasse, mas nunca mais consegui ver nem sequer os primeiros minutos do filme. Dir-se-ia que o esquema de proteccao para o filme inteiro mudou espontaneamente, o que me parece improvavel...

Sintra said...

Mais facil e menos confuso piratear!

ArabianShark said...

Nunca me ocorreu tal coisa... /scarcasm

Entretanto atualizei o firmware da drive com a versão correcta, mas não resolveu nada.

Ainda andei às voltas com o VLC, mas também não resultou (mesmo assim, hei de voltar a tentar. Por algum motivo, parece-me o melhor caminho.

Neste momento, estou a ver se o AnyDVD HD me resolve alguma coisa, mas, queria deixar aqui patente para os senhores da SlySoft, que uma versão trial que dura 21 dias e faz tudo o que a versão completa faz excepto a única coisa que eu quero que ela faça é quase tão útil como uma escotilha de rede de arame num submarino e faz-me quere desembolsar dinheiro a sério pela versão completa quase tão eficazmente como receber uma carta escrita numa tonalidade de vermelho seco e escurecido, que, por algum motivo, cheira um bocado a ferro a dizer que, caso pague pelo programa, uns senhores vêm cá a casa durante a noite, mas não só não me acordam como também garantem que não acordo nunca mais.