2012-04-13

Cozinha medieval Portuguesa

Faz parte da nossa herança cultural, a cozinha. Mas o quanto do que se come hoje devemos à cozinha medieval? Há "sabores perdidos"? É a tentar responder a estas duas perguntas que vos vou levar numa breve viagem à cozinha medieval.

Antes de mais, o essencial, o PÃO e VINHO. O pão era a base da alimentação do dia a dia na idade média, e o vinho a bebida de eleição (ainda por cima com a qualidade da água na altura, mais depressa se morria por beber água do que por gripe). É claro que mantemos estes dois pratos hoje. Quem não gosta de um pão de forno de lenha e um copinho de vinho?


O MEL
Este sim perdeu-se na nossa gastronomia. Na idade média o mel era usado abundantemente. Como não se tinha acesso às especiarias, o mel era usado para dar aquele toque extra a um prato de carno. Dou como exemplo o entrecosto barrado com mel e salsa (que já tive o prazer de provar). A confecção não é segredo. O entrecosto é temperado com sal, e barrado com mel antes de ir a assar. Basta no fim polvilhar com salsa e fica pronto a comer. É um prato delicioso; o entrecosto só por si já dá azo a pegar com as mãos, então com a camada extra de mel é de chorar por mais:

A CASTANHA
A castanha era na altura o alimento de emergência. Quando as colheitas eram más ou faltava alimento usava-se a castanha. E era incrivelmente versátil. Caldo de castanha, pão de castanha, castanha assada.... Hoje só recorremos à castanha na altura do S. Martinho, mas ainda é possível aqui ou ali encontrar o PÃO DE CASTANHA

O PORCO
Este sim bem presente na nossa cozinha tradicional. Um porco morto no inverno era o suficiente para uma família ter carne para um ano todo. A carne fresca comida no início, e as conservas (salgadas, chouriços) no restante. Ainda hoje temos N pratos tradicionais de porco por todo o país. Mas em festins medievais nada batia o PORCO NO ESPETO

Mais alguém conhece pratos medievais? Já provaram alguns?

1 comment:

Sintra said...

Nepia meu, sabes bem que eu nem cresci em Portugal, quanto mais saber coisas tipicas :P