2011-05-27

7 maravilhas da gastronomia

Para ninguém dizer que o disco bar só tem política/geek talk/enchidos, achei por bem dedicar um post ás 7 maravilhas da gastronomia Portuguesa.

Na verdade, as 7 maravilhas são de momento 21, porque ainda estamos em fase de votação, portanto, vou escolher os meus 7 finalistas. Para verem todos os 21 participantes, olhem aqui

Entradas:
Queijo serra da estrela


Amanteigado e com sabor único, o pasto da serra da estrela faz com que este seja um queijo impossível de falsificar. Óptima entrada com pão torrado ou pão caseiro. Só como curiosidade, a receita do queijo de azeitão é a mesma (um pastor beirão que foi morar para Azeitão nos 1800s levou a receita), mas o sabor dos queijos é diferente, devido ao diferente local de pasto das ovelhas.

Sopa:
Sopa da Pedra


Muito difícil esta escolha, com concorrentes como o caldo verde e açorda à alentejana. Mas no fim, a variedade dos ingredientes da sopa da pedra venceu para mim. Conta que a sopa da pedra é de receita de um frade. Que, ao fim do dia, passava pela aldeia e pedia 1 ingrediente em cada casa que passava. Depois de feita a sopa, se alguém lhe perguntava o que ele trouxe para a sopa, ele respondia "a pedra".

Marisco:
Amêijoas à bulhão pato


Um verdadeiro pitéu, em que o verdadeiro segredo é o tempero. A ameijoa tem de ter 2 características essenciais. Estar bem limpa, nada pior que que ter areia, e ser de boa qualidade, ninguém quer estar de cama no dia seguinte. Ameijoa nacional é difícil encontrar boa, temos lixo a ir para o mar quase ao longo de toda a costa, a solução é ameijoa de viveiro ou do estrangeiro (vietnam tem ameijoa 5 estrelas)

Peixe:
Sardinha assada


Verdadeiro prato Português, e cartão de visita nacional. Convém a sardinha ser ligeiramente gorda pois o "molho" que ela pinga depois de feita é de onde vem todo o sabor. Acompanhar com a batata assada, ou um pedaço de broa ou pão caseiro. Rainha de muitas festas populares.

Caça
Coelho à caçador


Muito subjectivo, eu sei, visto que há muita gente que se recusa a comer caça ou até coelho em geral. O segredo do sabor de qualquer peça de caça é o facto do animal ser selvagem (que lhe dá a carne escura, que teima em se separar do osso) e a adrenalina que estava no corpo do animal a quando a sua morte. O coelho à caçador tem todo o sabor da caça mas ainda mais, esse sabor, junto com a salsa passa para a batata, fazendo uma combinação sem par. Recomenda-se uma boa dose de pão caseiro para molhar sem vergonha.

Carne
Tripas à moda do porto


Confesso-me um pouco chocado por não estar na lista o cozido à Portuguesa, mas as tripas não fica muito atrás. O truque para os estrangeiros comerem as tripas é não contar de que parte do porco este prato é feito. De sabor único, de preferência com um toque a picante, é um trato que serve de sopa, prato principal e sobremesa tudo ao mesmo tempo.

Doce
Pastel de Belém


Devido á expulsão das ordens religiosas pelo Marquês de Pombal, um certo convento perto dos jerónimos tentou vender um pequeno pastel como forma de subsistência. É esta receita que ainda é usada hoje.

5 comments:

Sintra said...

E o beber????

Telmo Martins said...

Ainda bem que acabei de almoçar!

Peres said...

Hmm, bebidas típicas portuguesas? Sei lá, o vinho tinto carrascão conta?

Alguém escolhia pratos diferentes dos 21 candidatos?

Sintra said...

Tao, nao? Que se foda o queijo, da-me uns pasteis de bacalhau.
A sardinha trocava-a por qq 1 dos outros :P
As tripas trocava pela chanfana.

Fogo, agora ta-me a apetecer comer pasteis de nata =((((

ArabianShark said...

E a sangria?