2010-12-02

Update: Estamos sozinhos no universo, mas só até quinta feira

Carbono, hidrogénio, nitrogénio, oxigénio, fósforo e enxofre. São estes os 6 blocos base de toda a vida na terra, e, até hoje, era por isto que procurávamos lá fora para tentar saber se um planeta podia albergar vida.

Mas tudo mudou. Foram descobertos extraterrestres que usam Arsénico, um elemento que é a nossa kriptonite. Quando digo usam Arsénico não é apenas consumir arsénico em vez de fósforo na sua cadeia de ATP (devia chamar ATA agora?), que ele consume, mas sim usa arsénico para construir o seu ADN, proteínas e até membrana celular. E em que planeta ou lua distante de saturno foi descoberto?

Na terra. No fundo do lago vulcânico "Mono" na Califórnia. Exacto. Esta bactéria é totalmente alienígena, não usa os elementos que a restante vida usa, mas no entanto, cá está, no nosso planeta. Pangermia? Possível. Restos de um passado primordial? Possível.

Porque é isto tão importante? Até agora só procurávamos por planetas com características semelhantes ás nossas, tudo o resto era "lixo espacial". Agora sim, já sabemos que pode existir para aí um bicho cujo sangue é acido sulfúrico!

5 comments:

André said...

Fartinho... Estou fartinho de dizer isso a essas mentes fechadas que por aí andam... E foi preciso encontrarem algo diferente cá na Terra para saberem que pode ser diferente em sítios que nunca observaram!

Sintra said...

OK.
Qd descobrirem ETs a serio, crio uma conta facebook.

ArabianShark said...

Já podemos entrar em pânico?

Sintra said...

Xor cidadao, faxa fabor de entrar em panico no privado da xua habitaxao, ta?

Zeca said...

There, there:

http://www.youtube.com/watch?v=ddn3hUKxEsg&feature=player_embedded