2010-11-19

O legado do Egipto

Alguns historiadores acreditam que o costume da maquilhagem originou no antigo Egipto. Na altura dos faraós, usar maquilhagem era símbolo de riqueza e estatuto social. Os cosméticos da altura eram feitos a partir de minerais coloridos pulverizados, como lapis-lazuli, e vendidos como um produto de luxo.

O costume da maquilhagem, dizem os historiadores (nem todos), foi trazido para a Europa pelos Gregos. Na transição perdeu-se (ou ganhou-se) o pormenor de que, no Egipto, a maquilhagem não era usada exclusivamente (ou sequer maioritariamente) por mulheres; os homens usavam-na tão liberalmente como as mulheres.

A esta altura imagino que seja esperado dizer-se que os Gregos achavam isso da maqilhagem um bocado abichanado e estabelecer o oxímoro cómico entre esse sentimento e a evidência de que os espartanos eram pederastas (não os do 300; os outros) e de que os atenienses encorajavam os soldados a tomarem um amante de entre as suas próprias fileiras para afastar as saudades de casa e motivar a sua ferocidade em batalha. Infelizmente, eu não tenho lá muita piada, mas chamai um Ricardo Araújo Pereira ou um Nuno Markl que eles devem ser capazes de improvisar alguma coisa.

Fast forward uns séculos e duas guerras mundiais e não só os europeus não se esqueceram desse costume milenar de pintar a cara como também o disseminaram para sítios onde curiosamente já existiam costumes semelhantes.

Entra a Lady GaGa.

Sai um vídeo!



Antes de mais nada, não julguem que quero fazer pouco da senhora dona Michelle Phan. Pelo contrário! Quero começar por louvar a sabedoria de certos comentários. Por exemplo:

"Stay away from school and work if you decide to sport this makeup." Imaginem lá que uma criatura com este aspecto aparecia numa aula do Professor Borges? Ou deambulava pelos corredores do IEETA? Por outro lado, não me importava que todos os elementos do júri perante o qual hei de defender a minha tese aparecessem com os olhos prateados e uma peruca loira platinada. Ia sentir-me logo muito mais confiante.

E mais:

"Wear the wig and make sure it's not crooked or else it's going to look silly." Não quereis parecer tontos com 5 Kg de maquilhagem, um bocado de folha de alumínio colado à cara e uma peruca platinada, pois não?

Portanto, desfrutem e divirtam-se.

Já agora, ia fazer notar que também estou a contribuir para que haja mais posts de interesse para o público feminino, mas depois lembrei-me de que não vejo razão pela qual não possa haver por aí algures um leitor do disco-bar que queira parecer-se com a Lady GaGa. Whatever floats your boat.

Pax vobiscum atque vale.

3 comments:

Sintra said...

Tudo que consegui pensar ao ler este post foi:
"AND NOW, FOR SOMETHING TOTALLY DIFFERENT/RANDOM"
mas pronto, vejamos a reaccao do nosso publico feminino :DDDDD

Jamex said...

MUITO BOM lol
Mas a falar a serio, há por ai muita menina que podia por um bocadinho mais de reboco.

Mas vê este: http://www.youtube.com/watch?v=OYpwAtnywTk

Está MUITO BOM tb
"How to trick people into thinking you're good looking"

ArabianShark said...

"Reboco"...

... gostei!