2010-11-10

Daqui até Maio... (2)

Blah blah blah, eleições só em Maio nhe nhe nhe...
Nas próximas eleições o PSD tem uma hipótese real de formar governo, quer sozinho, quer em coligação com o CDS, daí ser importante ver quem será o candidato deste partido. Vamos acreditar que Pedro Passos Coelho chega a Maio e incluí-lo na lista:

  • Pedro Passos Coelho - Actual líder do PSD, neste momento está à frente nas sondagens, mais porque vai à frente no concurso de "eu enterro-me mais que tu" que disputa com José Sócrates do que outra coisa. Chegou a líder do PSD, apoiado por essa criatura das profundezas chamado Ângelo Correia, e ainda antes de ter estado de graça desgraçou-se com o projecto de revisão constitucional e mais umas quantas tiradas verdadeiramente estúpidas. Entretanto Ângelo Correia parece que se afastou dele, e assim diminuíram as hipóteses de chegar a Maio, o que pode funcionar a favor dele é que neste momento ninguém está propriamente desejoso de ser primeiro ministro de Portugal, e se no PS se perfilam candidatos para perder por poucos e aguentar um ano ou dois na oposição, no PSD parece que se "foge com o rabinho à seringa" de dar a cara por medidas ainda piores que as que Sócrates implementou.
  • Santana Lopes - O homem anda sempre por aí, e consegue sempre bons desempenhos nas eleições e congressos do PSD. Recentemente entrou no coro de protestos a Cavaco pela promulgação da lei do casamento de homossexuais, e tentou-se ajeitar como candidato da direita católica à presidência, mas ninguém lhe ligou muito. De qualquer maneira, em actos eleitorais do PSD é sempre uma força a ter em conta, e nunca desiste de se candidatar.
  • Luís Filipe Menezes - Autarca de uma das mais endividadas câmaras do país, tal como Santana Lopes uma força a ter em conta em qualquer acto eleitoral ou congresso do PSD, e também nunca diz que não a uma candidatura. Já foi líder o PSD, mas durou pouco tempo evidenciando grande desnorte sempre que tinha de se pronunciar sobre algo que não fosse a vida interna do PSD ou da Câmara de Gaia.
  • Paulo Rangel - A sua derrota foi uma semi-surpresa nas últimas eleições do PSD. Foi líder parlamentar do PSD e ganhou as europeias quase sozinho, mas, ficou a dúvida se as ganhou ou se Vital Moreira as perdeu. É um candidato perfeitamente monótono, sem carisma e que tem a seu favor ser apoiado pelos cavaquistas, se houver eleições no PSD é possível que ganhe e chegue a primeiro ministro
  • Aguiar Branco - A derrota mais previsível das últimas eleições do PSD. Já foi ministro da justiça no efémero governo de Santana Lopes. Caso haja eleições no PSD e Paulo Rangel não quiser deixar o posto de eurodeputado, é possível que os cavaquistas os apoiem.
  • Alberto João Jardim - O maior gnu da política portuguesa, está sempre vai-não-vai para se candidatar. Desta vez com o cheiro a poder tão intenso pode não resistir à tentação. Podia dizer muita coisa sobre este senhor, mas ficou-me por um: VALHA-NOS DEUS
  • Rui Rio - Um eterno candidato a candidato, principalmente desde que em 2001 ganhou a câmara do Porto a Fernando Gomes, no entanto sempre que tem de tratar de política nacional vacila um bocado, e resta a incógnita de saber como se sairia em eleições fora do Porto.
  • Marcelo Rebelo de Sousa - Comentador televisivo com conhecimentos desde reality-shows a futebol, esta exposição mediática, e o facto de quando lhe fazem uma pergunta na TV, ele responder duas coisas perfeitamente opostas, fazem com que passe por culto aos olhos da maioria das pessoas. Também já foi líder do PSD, e demitiu-se porque Portas mandou a AD para o galheiro. Se conseguisse chegar a líder do PSD possivelmente chegava a primeiro-ministro, mas com o temperamento de pita que tem duvido que durasse muito.
    PS: É filho de uma figura destacada dos Estado Novo
  • Leonor Beleza - Mais uma "delfina" de Cavaco (depois de Manuela Ferreira Leite), actualmente na fundação Champalimaud, e afastada da política, ou se calhar não, porque é conselheira de estado. Pode chegar a primeira ministra, quer por eleições, quer porque Cavaco é re-eleito e promove um governo de iniciativa presidencial, com ela à cabeça.
    PS: Ela foi ilibada no escândalo do sangue contaminado com HIV, por isso, esse caso não seria propriamente uma arma de arremesso.

Acho que dentre estes senhores, e uma senhora, vai estar o próximo primeiro ministro, a não ser que haja uma surpresa muito grande.

EDIT by Pedro: "puxado" para cima

7 comments:

Jamex said...

Ainda não percebi qual é a cena que tem contra o Alberto João Jardim.
Por acaso já foste à Madeira?
A primeira vez que fui, foi em 2002 a sensação que fiquei foi que tinha chegado a um pais diferente.
Ou seja, na pouca terra que tinham souberam explorar muito bem o turismo, vinho, sumos, cerveja e tabaco.
Mesmo assim ainda preservaram floresta e tem estrada de fazer inveja a muita região.
E emprego? Na altura quando foi lá, em conversa com o presidente o problema deles era por vezes não terem pessoas suficientes para trabalhar nas épocas mais altas do turismo.
E assim explicavam a baixa taxa de criminalidade.

GodLikeCreature said...

O que tenho contra o Alberto João Jardim:

a) Enterra rios de dinheiro (que não é dele), no jornal da madeira, e assim leva à falência os outros jornais, onde vá, como se dizer, outras pessoas que não do PSD-Madeira têm voz

b) Enterra rios de dinheiros nisso tudo que tu disseste, dinheiro, transferido do continente que ele tanto odeia, mas que não é por isso que o rejeita, aliás pede sempre mais.

c) A Madeira, não o Funchal e Porto Santo é conhecida internacionalmente como um destino turistico para pedófilos, com a conivência do governo regional.

d) Mal cobra impostos na Madeira, aliás a Madeira é um conhecido offshore, e com isso ainda consegue ajudar na fuga aos impostos no continente, mas, com o dinheiro que o continente envia para lá dá para construir tudo, lembro-me com carinho da estrada que ele construiu para a aldeia da ama dos filhos e que inaugurou na ultima campanha

e) Manda bitaites totalmente parvos e ignorantes, e ainda tem tempo de antena que é totalmente desproporcional com o peso que ele tem no país

f) Depois de te roubar o dinheiro, e estourar, ainda te consegue convencer que é um bom governante..

Sintra said...

loool tou a curtir o novo membro
ja fez o knight dar rage e agora acaba de enterrar o AJJ
mto bem, mto bem!

Zeca said...

GodLikeCreature does a double kill ... can he go god like? +1

GodLikeCreature said...

Suponho que o Jamex tenha ficado convencido..
Ainda vão haver posts sobre o BE, PCP e talvez CDS...
Mas hoje tenho de acabar um paper..

Hal said...

lol a rage veio das invenções do JJ no Estádio do Dragão! puta q pariu, ainda estou enjoado só de pensar naquilo.

Hal said...

Btw não acho possível o Passos Coelho sair antes de Maio. Acho-o um político perigoso na medida em que nada parece estar fora de questão; acho que não tem escrúpulos e é inteligente na forma como aborda os temas. Está cuidadosamente a preparar o terreno e isso assusta-me porque nada parece ter um preço que não se pague desde que o ajude.

Por um lado faz propostas estúpidas e populistas (ex: responsabilização criminal dos derrapes do país - completamente impraticável mas cai sempre bem no goto do eleitor menos educado), por outro faz grandes dilemas sobre a aprovação de algo que deveria ser trivial, atrasando o processo por uma semana e colocando ainda mais em causa a já fraquinha imagem que temos lá fora mas acaba por concordar... ou melhor, por sair do caminho, dado que fez uma novela de cinco dias para no fim se abster. Ou alguém tem dúvidas que isto foi tudo encenado?

No rescaldo, ninguém pode dizer que o PSD não negociou com o Governo, muito pelo contrário, o PSD lutou até à última por cedências e não duvido que alguém dirá, mais tarde ou mais cedo, que eles defenderam os portugueses do Governo diabólico porque reduziu o IVA dos produtos alimentares (talvez a única coisa positiva no meio desta embrulhada toda!) - esquecem-se, claro está, da perda de credibilidade do nosso país lá fora e das quebras na bolsa de valores que já andava pelas ruas da amargura.

Mesmo a proposta da revisão constitucional, ainda que perfeitamente absurda, teve um propósito: meter o país a falar sobre as ideias do PSD. Alguém duvida que isto vai ser publicitado como mais uma medida extraordinária que os poderes actuais boicotaram? Quem percebe do assunto já disse que era uma parvoíce, mas quem não percebe não acredita nos entendidos porque foram eles que nos meteram nesta alhada.

Esse, para mim, é o grande problema: tinha esperanças no Sócrates e olhem onde estamos hoje... que desilusão, especialmente quando nada podemos fazer para evitar o que aí vem.

TL;DR: Passos Coelho é um sacana calculista e provavelmente vamos ter que o aturar por um mandato porque não temos alternativas.