2010-09-17

Give us a break



Onde é que definimos o limite?

1100 euros por um monitor com colunas? por mais 500 euros podemos comprar o iMac de 27" que diga-se de passagem é um belíssimo computador "all-in-one".

No que ao marketing diz respeito, eu acho que a Apple tem toda a legitimidade do mundo de cobrar o Apple Tax, uma vez que aquilo que eles oferecem é único e até ao momento não copiável. Mas também acho que há um limite para o premium que se pode cobrar num produto. Sobretudo na área da informática em que praticamente nenhuma Marca é simultaneamente produtora, e que, portanto, os fabricantes vendem as peças base indiferenciadas às marcas (o que a Apple vende é design e concepção de produto) é difícil justificar grandes diferenças de preços.

Obviamente que a Apple joga no high-end market para os monitores, estamos a falar de Mac Pros de 3000 € acompanhados de dois monitores de 27". E no Entertainment Market para quem quer ver filmes em casa e imagens. Mas com este preço (e anteriormente no monitor de 30" e de 23") até que ponto está a Apple a perder a oportunidade de vender mais quantidade e com isso obter um volume de vendas superior.

Digo isto, porque há cerca de 3 meses (uma eternidade em termos de informática) comprei uma televisão 32" por 350 eur. Vem com colunas, entradas de todos os tipos, sintonizador de TV, só não tem uma resolução tão alta como o Cinema Display mas pelo preço comprava quase 3 Tv's.

just saying.

TL;DR: Expensive Apple Tax is Expensive

2 comments:

Sintra said...

pa, eh uma jogada pra sacar um guito fixe. pode ser q se fodam, pode ser q n
mas eh completamente ridiculo pagar tanto dinheiro, especialmente se ha alternativas pelo terco do preco...

Hal said...

"Obviamente que a Apple joga no high-end market para os monitores, (...)estamos a falar de Mac Pros de 3000 € acompanhados de dois monitores de 27". E no Entertainment Market para quem quer ver filmes em casa e imagens. "

Not true, pelo menos em relação ao mercado-alvo.

Estes monitores são os profissionais de vários mercados, desde cinema até medicina; malta que precisa de resoluções de ecrã muito elevadas (este suporta 2560x1440), contrastes elevados, ângulos de visão grandes sem "color shift" (coisa que este ecrã oferece, já que usa IPS, se não estou em erro), tempos de resposta, etc.

Ah, e vejamos a concorrência neste segmento:

- Dell UltraSharp U2711 ($1099, ou seja $100 a mais)

- NEC PA271W-BK ($1399, ou seja $400 a mais)

Ambos com características bastante semelhantes; as únicas diferenças são que o Cinema Display tem LED backlit (não usa mercúrio, aquece mais rápido) e os outros não, mas por outro lado os outros têm vários tipos de ligação enquanto que este só tem uma mini Display Port.

Sobre as alternativas de um terço do preço, duvido seriamente que apresentem igual resolução... já nem falo do resto

Para nós é uma parvoíce comprar algo deste calibre.

TL;DR: um Opel Corsa é muito mais barato que um Porsche.