2010-07-22

Ups, apontei o dedo ao iPhone 4 e ignorei outros tlm com o mesmo problema, alguém disse alguma coisa?



Resumo do vid:

• The Apple iPhone 4 provided no surprises. The death grip lessened the amount of bars on the phone as we covered the bottom half of the phone in a tight, left-handed grip.
• The T-Mobile myTouch 3G Slide came next. We used the same death grip as the iPhone and saw the numbers change drastically; the phone went from -79 to -89 dBm.
• The HTC Droid Incredible fared a little better than the previous two phones. By using a death grip of both hands covering the phone we saw the results go from -57 to -64 dBm.
• Applying the death grip to the Motorola Droid X can be difficult, as it has antennas at both the top and bottom of the phone. We used two hands on this larger phone and saw the numbers fluctuate quite a bit,going from -52 to -63dbm.
• The BlackBerry Bold was a little more resistant to the death grip but after getting a good (and somewhat awkward) hold of it with two hands, we saw the signal strength go from -80 to -87 dBm.
• Last up came the newly released Samsung Captivate. The Captivate went from -81 to-97 dBm after we applied the standard left-handed grip.

While, some phones required unorthodox death grips in order to replicate the results consistently, all the phones involved show some signal strength reduction. The death grip is an issue for iPhone users, but it is also an issue of varying degree for many other phones on the market as well. It just happens that it's easier to cover the iPhone's antenna than it is on some of these other devices.




Edit: Afinal, segundo a Motorola o eFuse mete é o telemóvel em modo de recuperação; menos mal se for verdade, mas continua a ser irritante no mínimo.


EDIT by Pedro:
O iPhone 4 não precisa do death grip, ao contrário dos outros telemóveis.

O iPhone 4 precisa apenas que estabeleçam o contacto entre o que creio ser a antena do bluetooth e a antena normal (não fui reler para confirmar).



Re-edit:

... my point being: isto acontece em todos! Simplesmente está num local infeliz.

Soluções:
  • "Bumper" gratuito, bastante útil mesmo se o Death Grip não existisse dado que o tlm é o mais frágil da sua gama
  • Luvas (se forem bichas)
  • Até a merda de um penso-rápido!

18 comments:

Halloween said...

Moral da história: metam a antena em posições pouco ortodoxas e esqueçam-no.

cogni4700 said...

O iPhone 4 não precisa do death grip, ao contrário dos outros telemóveis.

O iPhone 4 precisa apenas que estabeleçam o contacto entre o que creio ser a antena do bluetooth e a antena normal (não fui reler para confirmar).

Ver vídeo que acrescentei ao post para perceber.

Dwd said...

Yup, ditto no comentário do Pedro Francisco.

Toda a armação metálica que se vê à volta do iPhone são antenas. Duas, de facto. Uma que ocupa a parte esquerda, outra que vai desde o canto superior esquerdo, pela direita, até ao canto inferior direito. Estão separadas por poucos milímetros. Um dedo nessa separação, em contacto com ambas as antenas, é o suficiente para dar cabo do sinal.

Halloween said...

Sim mas há soluções triviais para o problema...........

Não nego que ele exista, simplesmente acho q a imprensa foi mais hater que outra coisa já que isto dá para remediar muito facilmente e é um problema comum na indústria.

cogni4700 said...

Dwd: obrigado pela confirmação :)

Halloween: ñ vou insistir mais no assunto, acho que o meu vid explica o meu ponto de vista. A Apple fez asneira. A Apple como qualquer outra companhia fugiu ao reconhecimento do erro e finalmente deu as capas a quem quiser mas tentando ao mesmo tempo desculpar-se com o facto de 'outros terem o mesmo problema' quando a comparação que faz não é equivalente à situação mínima que provoca problemas no iPhone (um único dedo naquele ponto entre as antenas) e que assumo eu não os provoca nos outros.

Eu leio as defesas que vi da Apple como uma situação mais subtil de como se a Motorola viesse agora com o seu gabinete de Marketing espetar um tijolo com uma etiqueta a dizer 'Firmware' em todos os telemóveis da concorrência e dissesse 'Como vêem os telemóveis da concorrência também brickam com outro Firmware'.

Claro que isto não é justo, no caso da Apple foi incompetência e no caso da Motorola foi intencional. Mas acho que a comparação passa o meu ponto de vista de quão irritante é ler a defesa da Apple.

Halloween said...

"A Apple como qualquer outra companhia fugiu ao reconhecimento do erro e finalmente deu as capas a quem quiser"

Coisa que mais nenhuma empresa admitiu ainda....

cogni4700 said...

???
Árabe, eu estou a falar de tocar um dedo no telemóvel e ele perder uma quantidade significativa de sinal.

Halloween said...

Leste alguma coisa do que escrevi? Dei-te 3 soluções rápidas que impedem que a tua chamada caia.

cogni4700 said...

Ah, ok, não tinha visto. A culpa é do utilizador então que não aplica patches :)

Halloween said...

A culpa é da empresa, mas não é a única no mercado com este problema!

E para já, foi a única que reconheceu o erro, pese embora a gravidade do mesmo; tanto rage quando um penso rápido normalíssimo resolve-te o problema.

cogni4700 said...

Continuamos a falar do facto de um dedo afectar a qualidade do sinal?

De qualquer maneira a culpa é do utilizador, eles é que agarram mal

Halloween said...

Mas admitiram ou não admitiram?

É que a Samsung, a RIM, a Nokia e a HTC vieram publicamente dizer que os telefones deles não perdem sinal quando tocas na antena!

BTW http://daringfireball.net/linked/2010/07/19/eris-manual

cogni4700 said...

Chega, retiro-me do pissing contest, és o vencedor por desistência :p

ivo said...

Vocemessezes não perceberem a ponta de um corno, a Maça admitiu (passado n tempo) que se taparem a antena perdem sinal e que isso acontece noutros telemóveis, até aqui ok.
Mas a estupidez do problema, que eu saiba eles não referem, pelo que dá a entender é que ao colocarem as antenas no exterior do telemóvel sem qualquer protecção basta meter o dedinho ali e puf, curto circuito nas antenas!
Epá, correu mal, eles que admitam de uma vez, metam um pedaço de fita cola e pronto, vão à vossa vida. Mas não acusem as outras empresas de fazerem o mesmo que nunca tive um telemóvel com a antena desprotegida.

ivo said...

PS: se não querem fita cola no telele, tem outra solução que não necessita de patch nenhum. Desidratem :) se desidratarem, a lógica diz-me que a capacidade de condução de electricidade do corpo fica menor logo ao ligar as 2 antenas com a mão a transmissão de sinal pela mão é menor e logo a atenuação de sinal entre antenas é menor :)

Zeca said...

Comprem um startac ... a não ser que partam a antena .... não vao ter problemas de recepção

...


Descobri que o meu 5800 sofre de atenuação severa se o 'esmagar' no fundo... mas se o tapar completamente sem o apertar o sinal quase nao mexe... e escusado será dizer que pegar nele de qualquer modo que seja não atenua o sinal (pelo menos não de forma mesurável)

O problema no Iphone 4 é mesmo, como já dito, o facto de TOCAR com a ponta do dedo cortar o sinal ...

Acho um pouco hilariante ver um iphone fininho a ficar um tijolo por causa de um bumper... mas acho sensato a existencia do bumper dada a fragilidade e os problemas de isolamento da antena...

Bem... a quem tenha um, boa sorte, eu se o meu 'tubephone' der o berro volto pro meu 'dumbphone'...

ArabianShark said...

Queria aqui anunciar, faxavor, que isto aqui que isto aqui é o meu "jurássico" iPhone 3G e que depois de várias tentativas de aplicar um death grip, não consegui sequer fazer o medidor de recepção temer (permaneceu ao máximo).

Às tantas, o melhor é esperar pelo iPhone 4.1, pode ser que esse precise que se lhe toque com um dedo entre as duas antenas e outro na Scarlett antes de atingir temperaturas que induzam uma resistência nos condutores não Ohmicos internos que não faço ideia do que estou a escrever, por favor não leiam isto, a sério, vão se embora, não há aqui nada de interessante para ler.

TL; DR: Pois, eu tb não li isso tudo...

João Davim said...

A Apple é uma empresa maléfica que maltrata e explora trabalhadores chineses, e vende plástico com luzes e diz que são computadores e os agarraditos vão comprar todos felizes...

Enfim, quanto ao death grip, é óbvio que se taparem o telemóvel, ele perde sinal, assim como se tiverem 2 computadores à mesma distância do mesmo AP e um tiver na mesma divisão e o outro com uma parede pelo meio os computadores não têm a mesma potência de sinal. Agora não poder agarrar o telemóvel normalmente porque aquilo se fode é que não... os agarraditos da Apple podem defender a dama o que quiserem, mas eu digo-vos que a droga não é vossa amiga, e que vai afastar os vossos amigos até estarem numa valete cobertos com plástico com luzinhas e se aperceberem do caminho que percorreram