2010-06-27

Patriotismo

Deus, Pátria e Família. Bem, hoje vamos deixar Deus de fora do refogado.

Lembram-se, aqui há uns anos atrás, aquando de um campeonato de futebol (ou o Euro 2004 ou o Mundial 2006. Um deles) surgiu uma moda de bandeiras lusitanas feitas na China que, em vez de castelos na cercadura do escudo, tinham pagodas? A história que se segue fez-me lembrar disso.

Na estrada que liga Viseu a Sátão (duas localidades a evitar, bem como a própria estradam agora que penso nisso) operam várias profissionais do sexo. Uma delas, ao que me contam, assinala a sua presença no lugar habitual com um casaco ou um cobertor pendurado em determinada árvore à beira da estrada. Imagino que dê menos mau aspecto que a "menina" que quase todas as semanas vejo sentada à entrada de uma estradeca de terra batida logo antes da última bomba de combustível antes da A25, à saída de Albergaria-a-Velha. Hoje, provavelmente em celebração do facto de a nossa selecção ter chegado às eliminatórias, pendurou na dita árvore uma bandeira portuguesa. Imagino a associação. No lugar de um condutor "tuga", vejo a bandeira e penso "Carago, a nossa selecção chegou às eliminatórias! Isto merece que se dê uma! Pela selecção! Olha quem está ali... não é tarde nem é cedo. deixa cá ver se tenho trocos no cinzeiro...".

Pronto, se calhar a coisa não se processa rigorosamente assim, mas, de acordo com a ideia que tenho dos fanáticos da bola (antes que alguém se ofenda, a linha que separa um indivíduo que acompanha o desporto e torce pelo seu clube ou pela selacção de um fanático da bola não é fina nem curta nem ténue, nem mesmo se observada de Alfa Centauri), é perfeitamente plausível. O facto de que o fanático da bola em questão conduz entre Viseu e Sátão vai ao encontro da minha hipótese e tudo. Provavelemte até tem uma vuvuzela em vez de buzina.

Resumidamente: Do idolatrismo da noção de "pátria" até "a bandeira é boa para assinalar lugares de prostituição". Realmente, este povo não tem mesmo noção de "meio termo".

Pax vobiscum atque vale.

1 comment:

Halloween said...

""Carago, a nossa selecção chegou às eliminatórias! Isto merece que se dê uma! Pela selecção!" Ahahahahaha!

Boa posta