2009-12-14

Uma classe aparte

No outro dia estava a ver um episódio de uma série de desenhos animados da Fox (Se não eram os Simpsons nem o Family Guy, devia ser o American Dad) quando me apercebi de uma coisa: já não me identifico com nenhuma das personagens.

Claro que isto é uma coisa banal para se dizer; uma vez que todas as personagens destes programas são caricaturas, ninguém, no seu perfeito juízo (ok, pronto, no seu juízo aceitável, a bem da inclusividade) se deve identificar com elas. Mesmo assim, apercebi-me de que não há nenhuma personagem com a qual me pudesse identificar, porque a minha (e, por extensão, a nossa) classe não está representada em nenhum destes desenhos animados. Quando não, vejamos:

(que fixe, um post com imagens!)



Nome: Homer J. Simpson (O "J" é de "Jay")
Idade: Oficialmente estabilizada aos 38.
Profissão: Técnico de segurança numa central nuclear (principalmente)
Desenho Animado: Os Simpson

Não só esta personagem é demasiado velha para representar a nossa classe, mas também é um idiota chapado, ao passo que nós somos uma classe educada, inteligente e... OK, pronto, mas não somos tão idiotas como o Homer!




Nome: Bartholomew J. Simpson (O "J" é de "JoJo")
Idade: Oficialmente estabilizada aos 10.
Profissão: Aluno da Escola Primária
Desenho Animado: Os Simpson

Claramente, este rapazola é novo demais para ser como nós. Ah, pois, e depois há aquela história de ser irrascível eo ponto do extremo, ter mau aproveitamento escolar, o factor criminoso e o facto de ter a voz de uma adepta da Cientologia.



Nome: Margaret "Maggie" Simpson
Idade: Indeterminada, mas estimem qualquer coisa.
Profissão: Desempregada
Desenho Animado: Os Simpson

Claro que agora estão a dizer "Mas que parvoíce, incluir uma bebé numa lista de potenciais candidatos a representantes de um grupo de gajos de vinte e tais". Permitam-me dizer, em minha defesa, "Tendes razão". Mas acho que merecia ficar registado este link.




Nome: Apu Nahasapeemapetilon (Tentem dizer três vezes depressa)
Idade: 42
Profissão: Funcionário de uma loja de conveniência
Desenho Animado: Os Simpson

Este senhor quase se aproxima de representar a nossa classe: trabalhador, inteligente (faço-vos lembrar que tem um curso do Caltech, que, neste caso, quer dizer Calcutta Technical Institute, não California Technical Institute), é entendido em tecnologia (Tem um doutoramento em programação do Springfield Heights Institute of Technology. Abreviem se quiserem) e trabalha num país que não é o seu país de origem (imagino que não hei de ser o único à espera de acabar o meu mestrado para me por a andar desta terra). Só tem é o dobro da idade que devia ter. Lá quase...



Nome: Moe Syzlak (Se acham que o nome soa Polaco, ficam a saber que é Holandês)
Idade: Velho demais para os nossos propósitos
Profissão: Barman
Desenho Animado: Os Simpson

Mais uma vez, temos um licenciado (da universidade de bartending, mas licenciado) com um gosto particular por violência armada (ele pega na caçaeira para defender o bar, nós pegamos na... railgun para defender... o... a... o coiso... a tal... Black Mesa, pois! OK, alguns de nós são mais shooters que outros), mas se algum de nós se identifica com o pobretanas que se tenta suicidar todos os Natais e sistematicamente afasta toda e qualquer alma caridosa que lhe mostre compaixão, eu conheço uma psiquiatra bestial.



Nome: Peter Löwenbräu Griffin
Idade: 44
Profissão: Inspector de segurança numa fábrica de brinquedos, funcionário de remessas de cerveja
Desenho Animado: Family Guy

Não só esta personagem é demasiado velha para representar a nossa classe, mas também é um idiota chapado, ao passo que nós somos uma classe educada, inteligente e... OK, pronto, mas não somos tão idiotas como o Homer! Perdão, o Peter...



Nome: Christopher Cross Griffin
Idade: 14
Profissão: Estudante
Desenho Animado: Family Guy

Se não fosse morbidamente obeso, para uma criança de 14 anos, uma criança de 14 anos e burro que nem uma porta (de 14 anos, pelo sim, pelo não) até podia ser o nosso representante, com aquela atitude bem disposta e boa natureza. A menos do facto de que a maior parte de nós não tem um macaco maléfico a morar no armário. Quero dizer, pelo menos eu não tenho. O meu macaco do armário é extremamente simpático, educado e ajuda com as limpezas cá em casa.




Nome: Stewart Gilligan Griffin
Idade: 1
Profissão: Desempregado
Desenho Animado: Family Guy

Inteligente, carismático, tecnicamente capaz, um tanto ou quanto rápido a recorrer à violência, divertido, determinado... Podia ficar aqui um bocado valente a listar tudo o que ele tem em comum connosco, mas derrubo a lista inteira com duas palavras: fralda e matricídio. Também é verdade que é homossexual. Não sei se algum de nós é homossexual, mas estou em que a maior parte de nós não o é. Digo eu, digo eu...



Nome: Cleveland Brown
Idade: Quarenta e tais
Profissão: Leiloeiro, Dono de uma charcutaria
Desenho Animado: Family Guy

A frase "Peter, you and five of those prostitutes leave!" quando o supramencionado Peter tinha trazido (vozinha da Rua Sésamo) "One, two, three, four, five, six, seven!" (Peter) "Seven. Seven prostitutes." diz tudo. Sim, porque qualquer um de nós era homem que chegue para não só mais que duas como também para não recorrer a vulgares meretrizes. Tenho dito.



Nome: Glenn Qagmire
Idade: 61 (caso estejam a questionar-se, cenouras. Muitas cenouras)
Profissão: Piloto comercial
Desenho Animado: Family Guy

Tarado sexual nem sempre é o suficiente para menosprezar o facto de ter três vezes a idade da nossa classe, mas, neste caso... Livra! Por outro lado, um gajo que goste de se divertir com miúdas ou com os amigos e com um emprego à maneira merece uma menção honrosa neste post. Giggity!



Nome: Stan Smith
Idade: 42
Profissão: Oficial de Espionagem da CIA, perito em armas
Desenho Animado: American Dad!

Uma coisa que salta logo à atenção acerca desta personagem é que está em demasiado boa forma para ser o nosso representante. Outra coisa é que tem o dobro da idade que devia. Outra ainda é que é burro que nem um calhau. Mais uma seria o seu patriotismo fanático e apoio ao partido republicano e ao ex-presidente Bush (o segundo). Podia tentar listar as semelhanças, mas já não vale a pena...



Nome: Steve Smith
Idade: 14
Profissão: Estudante
Desenho Animado: American Dad!

A parte do "nerd" mais ou menos que se encaixa no nosso esterótipo. Daqui a sete ou dez anos, a não ser que o garoto envelheça à velocidade dos Simpson (ou seja, nunca), talvez seja como nós. Até lá, receio bem que não.



Nome: Roger
Idade: 1600
Profissão: Desempregado
Desenho Animado: American Dad!

É um bocadinho para o velho para nos representar devidamente. E é alcoólico. E um sacana mentiroso. E obcecado por perucas e disfarces. E um agarrado da pior espécie à televisão diurna (que, diga-se de passagem, nas palavras de Glen Duncan, "deprime Deus"). Ah, pois, e é de outro planeta. Tirando isso, ainda assim não é boa escolha...



Nome: Klaus Heissler
Idade: Indeterminado, mas, uma vez que era adulto em 1986, velho demais
Profissão: Esquiador Olímpico
Desenho Animado: American Dad!

O fetiche por lingerie é indigno de nota quanto ao propósito deste exercício, mas engraçado o suficiente para ser mencionado. O analfabetismo é um grande factor a considerar na pilha dos contras, para além do facto de que é um peixe. O sotaque dele, apesar de ser irrelevante para nós, é brilhante.



Nome: Henry Rutherford Hill
Idade: 50
Profissão: Vendedor de propano e acessórios de propano
Desenho Animado: King of the Hill

Mais que o patriotismo fanático, o Texanismo fanático desta personagem chega para o eliminar da lista de candidatos. Associado ao dobro da idade recomendada vêm uma data de características, não a menos prepoderante das quais "demasiado certinho", que não abonam a favor dele. A insalubridade sóbria da personagem, apesar de a eliminarem desta selecção, tornam-na extremamente engraçada na série.



Nome: Robert Jeffery Hill
Idade: 13
Profissão: Estudante
Desenho Animado: King of the Hill

Para além de ser novo demais, também é um tanto ou quanto bronco demais para ser como nós. Por outro lado, é tão influenciável que, às vezes, irrita, a maneira como absorve as manias e paranoias de todos à volta dele e as magnifica ao ponto do ridículo (e extremamente engraçado, no processo). Não confundir com este Bobby Hill.



Nome: Gillaume Fontaine De la Tour D'Haute Rive (Dauterive)
Idade: Quarenta e poucos
Profissão: Barbeiro do Exército
Desenho Animado: King of the Hill

Qualquer jovem ambicioso, educado, limpo, brioso e inteligente não pode ver neste homem senão a sua antítese. Por mais que, de vez em quando, ao fim de semana, saiba bem mandriar na roupa do dia anterior ou de pijama, não é coisa que fizéssemos todos os dias. Isso e ser cravas.



Nome: Dale Alvin Gribble
Idade: 44
Profissão: Exterminador (de bichos, não implacável), caçador de prémios
Desenho Animado: King of the Hill

Ser presidente do clube de armas dá-lhe um certo prestígio, apesar de ter o dobro da idade devida, para não mencionar a mania dos óculos de sol e boné levada ao extremo. A parte de ser um maníaco instantâneo de qualquer conspiração de que ouça falar também não abona a favor dele. Isso e ser um "corno manso" inveterado.



Nome: Jeffery Dexter Boomhauer III
Idade: Quarenta e pouco
Profissão: Mistério total. Boémio, de certeza. Talvez electricista. Talvez ranger do Texas
Desenho Animado: King of the Hill

A parte de gostar de carros velozes, sobretudo "American Muscle Cars" vem um tanto ou quanto ao nosso encontro. A parte das miúdas das quais se faz acompanhar revela que, realmente, gosto não lhe falta, mas tem demasiada sorte com elas para ser cá dos nossos, já para não falar nos quase 20 anos a mais. Também não lhe fazia mal se se conseguisse perceber o que ele diz, em vez de "man, yo man, that them dang ol' gum dad thing done dang, boom, man". Às tantas, o melhor era pendurar uma placa a dizer "Texanos não" e seguir caminho.



Nome: Jeff Albertson
Idade: 45
Profissão: Comic Book Guy
Desenho Animado: Os Simpson

Sociável, mas sobretudo no círculo dele. QI de 170. Fluente em Klingon. Perito naquilo de que gosta. Sarcástico, mas de forma cómica. Barba e bigode desleixados. Melhor emprego do mundo. Geek. Se não fosse obeso e demasiado velho para o papel, teria sido feito à nossa imagem (com uma década de antecedência, mas enfim). Para a próxima, Matt Groening.



Também era para incluir personagens de Futurama e The Goode Family, mas fartei-me. Procurem se quiserem.

Façam de contas que disse alguma coisa inteligente, mas cómica.

Pax vobiscum atque vale.

9 comments:

pornotrashers inc. said...

geeeeeeeeez, li o post todo :| esqueceste-te do itchy&scratchy xD e acho q é the simpsons, missing the s :p

ArabianShark said...

Fique registado que o "usuário" pornotrashers inc se identifica com um gato e/ou um rato sádico(s) e fictício(s), mesmo do ponto de vista de um universo fictício. Para isto, não chega a psiquiatra que tinha a recomendar para quem se identificava com o Moe.

Now paging Dr. Freud...

pornotrashers inc. said...

e então?já q até o peixe consideraste :p

Halloween said...

Grande posta!

ArabianShark said...

Haja alguem que gosta. Obrigado pelo teu apoio :)

pornotrashers inc. said...

eu não disse q ñ gostava ;______; i'm gonna zip it.

ArabianShark said...

Relaxa, porno, jk :P

katanas said...

ok... será impressao minha ou o Dilbert devia d ter lugar marcado no post?!!

http://www.dilbert.com/strips/comic/2009-12-11/

ArabianShark said...

Ah, pois, o velho Dilbert... infelizmente, o Dilbert dos comics quase nada tem a ver com o Dilbert que foi feito em desenho animado...