2009-04-25

O que é esta nova estirpe do vírus da gripe suína?

Algumas questões sobre o surto da gripe suína que se estima que tenha vitimado mais de 60 pessoas no México e infectado oito nos Estados Unidos, deixando a Organização Mundial de Saúde a falar de um "potencial de pandemia".

O que é a gripe suína?
Frequente e poucas vezes fatal, embora com altos níveis de transmissão, a gripe suína é uma doença respiratória dos porcos. Normalmente, não é contagiosa para humanos, embora em casos de pessoas com contacto muito próximo com porcos seja possível a transmissão dos vírus da gripe suína (que, tal como outros vírus gripais, está em constante mutação). Mais rara ainda é a transmissão entre humanos.

Este surto deve-se a um novo tipo de gripe suína?
Sim. Trata-se de uma nova estirpe, nunca vista anteriormente, do vírus da gripe H1N1. Tem ADN de aves, suínos e humanos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana normal: dores musculares, febre, tosse, cansaço, embora esta estirpe provoque mais frequentemente náuseas, vómitos e diarreia.

Porque é preocupante?
A gripe suína, mesmo nos casos raros em que é transmitida a humanos, raramente consegue passar de um humano para outro. Mas esta nova estirpe parece ser facilmente transmitida entre humanos, aparentemente do mesmo modo que a gripe: por partículas da saliva de uma pessoa infectada, sobretudo através da respiração e da fala (daí a recomendação de usar máscaras).

Quantas pessoas foram afectadas?
Para já, há 16 mortes confirmadas no México e outras 50 que se pensa terem tido como causa a infecção por este vírus. Nos Estados Unidos há sete descrições de infecção.

A OMS avisou para uma potencial pandemia. Porquê?
Porque é um vírus que está a afectar pessoas jovens e de boa saúde (normalmente a gripe atinge mais crianças e idosos ou pessoas fragilizadas) e ainda por causa da sua distribuição geográfica – casos em várias províncias mexicanas e na Califórnia e no Texas –, o que mostra que não está num lugar restrito.

Há alguma vacina?
Não há ainda uma vacina. Como são produzidas em ovos, as vacinas demoram sempre algumas semanas até chegarem ao público.

E tratamento?
Este vírus é sensível a dois medicamentos antivirais, o Tamiflu e o Relenza, que devem ser, no entanto, tomados nos primeiros dias de sintomas para serem mais eficazes.

E o que estão a fazer os países afectados?
As autoridades dos locais afectados estão a lançar avisos para que as pessoas evitem grandes multidões, e no México foram encerrados museus, bibliotecas. Até os jogos de futebol do fim-de-semana se vão realizar com os estádios vazios.
Claro que, como dizia, citado pelo "Times" on-line o perito em saúde pública Michael Osterholm, da Universidade do Minnesota, “milhões de pessoas entram e saem todos os dias da Cidade do México [onde vivem 20 milhões de pessoas]. Tem de se pensar que há mais transmissões não reconhecidas por aí”. A OMS já pediu aos países que tomassem atenção a casos com sintomas semelhantes.


Tirado de: Público, 25 Abril

9 comments:

cogni4700 said...

Mas que raio, não ouvi falar disso. Não está nas notícias ali em baixo. Vou ver se aparece em sites que costumo ler...

Eu sei Peres, recomendas o www.clix.pt e pelos vistos é o que tenho de começar a fazer também...

Peres said...

www.cnn.com também resulta XD

O primeiro aviso foi de 24 de abril. De 24 para 25 60 infectados e 7 mortos. Esperemos que não escale.

GraoDeArroz said...
This comment has been removed by the author.
Knight4 said...

sto é mau, o porco é um parente muito próximo, em termos genéticos...

PS: Não era H5N1?
PS2: tava com uma conta do gmail errada; graodearroz era eu

Peres said...

H5N1 é a estripe gripe das aves. Este virus, como diz a noticia, será uma mutação de H5N1, gripe dos suinos, e influenza humano normal. Depende dos proximos dias como a doença evoluir.

Eu, por cá, já estou engripado, o que é muito bom. A gripe normal não gosta de outras estripes, e é agressiva nesse aspecto.

cogni4700 said...

Pronto, andei a fazer limpeza aos newsreaders e desisti deles para coisas de alto volume de trafego...

Sintra said...

Uma gripezita? Para quem já apanhou malária isso não é nada.

Peres said...

Just remember, when going to mexico:

Avoid the Water

Don't get kidnapped

And stay away from pigs
and birds
oh, and humans too

Peres said...

Da OMS(organização mundial de saude):

Swine influenza FAQ

http://www.who.int/csr/swine_flu/swineflu_qanda_20090425.pdf