2014-09-03

Camadas de culpa

Ahh... Já tinha saudades de fazer uma posta aqui no blog!

Como os meus estimados colegas e amigos certamente não ignoram, ocorreu, aqui há dias, um escândalo de publicação de fotografias íntimas de certas actrizes e modelos.

Ora, sucede igualmente que, nos dias que correm, há uma certa moda do que se tem vindo a chamar "victim blaming", que, à partida, se apresenta como uma coisa idiota, que visa, por exemplo, recriminar vítimas de violação por se vestirem de forma provocante.

Naturalmente, este exemplo extremo daria a entender que o victim blaming é uma estupidez e que a vítima é sempre uma pobrezinha inimputável. No entanto, deixem-me salientar que, desde aquele incidente semelhante com a mascote oficial da Corporação Disco-Bar (Scarlett Johansson, para quem já não se recorda) que nunca mais tirei fotografias a mim próprio nu com o telemóvel (e antes disso também não, mas não vejo em que medida é que isso é relevante), e não é que tais fotografias nunca foram publicadas na Internet?

Antes que os advogados da Jennifer Lawrence venham por aí fazer barulho porque a conversa se está a tornar muito controversa, vamos antes falar de outra coisa. Deixem-me contar-vos uma história que me apareceu uma vez numa aula de inglês:

Certo homem casado vivia numa cidade atravessada por um rio onde não conseguia encontrar trabalho. No entanto, ofereceram-lhe trabalho fora da cidade. Quando ele, para ir trabalhar, teve que ir morar para fora da cidade, a esposa encontrou um amante com quem se entreter. Certo dia, no entanto, vieram dizer-lhe que o marido estava de regresso, e que ela teria que voltar para ele. Sucede, no entanto, que o amante vivia no outro lado do rio, e, quando ela o quis atravessar, encontrou a única ponte guardada por um soldado, que lhe disse que tinha ordens para atirar sobre qualquer pessoa que tentasse atravessar a ponte, e por mais que ela explicasse a sua situação, ele não se demoveu. Então ela encontrou um barqueiro, que se predispôs a levá-la para a outra margem, mas a troco de dinheiro, que ela não tinha. Ela voltou ao amante e pediu-lhe dinheiro para pagar ao barqueiro para voltar para o marido, mas ele recusou. Desesperada, a mulher lançou-se pela ponte fora, sob a mira do soldado, que atirou a matar. Ela morreu. Fim.

Surge agora o exercício: quem, nesta história, teve mais culpa da morte da mulher? Justificai a vossa opinião em 1500 palavras ou menos.

Pax vobiscum atque vale.

5 comments:

Sintra said...

Essa nao eh a historia como eu a li.

Na que eu li (e nao me recordo muito bem), marido e mulher viviam juntos mas passava um rio pela vila/aldeia e ela para ir para o outro lado da vila tinha que passar numa ponte.
Sucede um dia a ponte destruir-se e ela fica sem como voltar. Ha um capitao que possui um barco, mas ele recusa-se a transporta-la a nao ser que ela durma com ele.
Ela vai queixar-se da vida a um amigo que a ouve mas nao presta solucoes.
Entao a mulher decide dormir com o capitao para poder voltar ao marido. Assim o faz e o capitao transporta-a para o outro lado do rio.
A culpa que ela sente eh demais e acaba por contar ao marido. Este danado decide correr com ela de casa, e ela em choro vai para casa de outro amigo queixar-se da vida. Este propoe matar-lhe o marido como vinganca e ela aceita.

Quem eh o pior personagem nesta historia?

ArabianShark said...

Também, não está mal, essa história.

Peres said...

A historia que eu li não era assim!

Era então o Noé, não é, e quando a terra se encheu de água...

kidding...

Não acho que valha a pena tentar arranjar culpados, vitimas, ou histórias da aula de filosofia ou estatística para arranjar desculpas.

As fotos eram privadas? Eram.
Foram roubadas? Foram.
Houve grosseira negligência da parte das vitimas, como publicação das fotos em locais de acesso publico? Não
Segundo sei, quem rouba é culpado do crime de roubo, logo, deve ser punido. O resto é filosofia.

Se me permitem o abuso de caracteres no comentário, já alguém parou e pensou (e não vi ainda nenhum jornalista a fazer isto) "mas e o resto"? Ou seja, aqui foram as meninas (todas giras) a terem a informação a vir a publico, e não se fala de mais nada.
E o resto? Poderão os pirates ter tido acesso a contactos\documentos\notas\passwords de iphones de políticos? Presidentes? Generais? Jornalista? Mas ninguém se lembra que num telemóvel não se guarda só as fotos das moças? A trampa é grave, é muito muito grave.


Sintra said...

Nah, nao eh grave. Isto foi um exploit da cloud da Apple (Jobs is dead, long live Jobs!), nao houve acesso directo aos telemoveis.
Simplesmente, nao ponham na net (a cloud faz parte da net) aquilo que nao querem que os outros vejam.
Mais, isto so foi uma historia porque as celebridades ficaram todas danadas e ofendidas com o sucedido. Tem acontecido a inumeras rapargias e mulheres por todo o lado e nunca se faz nada.
Eh so mais um double standard da tanga novamente levado a extremo pelos "media" americanos.

ArabianShark said...

O que o Sintra disse está muito bem dito e com muita razão.