2012-04-05

D. João II, versão Game of Thrones

Ora bem, para não aborrecer ninguém, vou-vos expor a vida de D. João II e sua corte de maneira pouco ortodoxa, versão Game of Thrones. E o que é a versão Game of Thrones perguntam? Bom, leiam por baixo para ver:

D. João II - Ned Stark

Porquê Ned Stark para D. João II? Bem, por vários episódios de sua vida:

-Primeiro, tal como Ned Stark, João II teve um bastardo real. Aliás, devido a episódios que vou relatar mais tarde, João II tentou que este seu Bastardo fosse legitimado como sucessor.
-Segundo, João II não tinha problemas em resolver problemas com suas próprias mãos. Reza a história que ao descobrir que o seu cunhado, D. Diogo, o ia tenta assassinar, João o chama a sua presença e ele próprio o mata com um punhal.
-Terceiro, e último, devido à sua maneira de ser em que desdenhava os nobres, mesmo que reis vizinhos, e almejava grandes desígnios para o país acaba por morrer envenenado, com apenas 40 anos.

D.ª Leonor de Avis - Catelyn Stark


Pobre D.ª Leonor, casada com João II. Tal como Catelyn, teve de suportar a vergonha do marido albergar e almejar título real para seu bastardo, mas também ambos perderam o filho de sangue real, o infante Afonso, que morreu num misterioso "acidente a cavalo"

Isabel I, a católica - Cersei Lannister

Muito tristemente designo a Rainha de Leão e Castela com tamanha personagem, mas o desabafo dela quando sabe que (finalmente) morreu D. João II deixa poucas dúvidas sobre quem esteve por detrás do envenenamento: "Morreu o Homem!"
Leão e Castela, não só no seu reinado como no anterior tentaram de tudo para minar os esforços Portugueses, e João II mostrou não só um desprezo extremo pelos reis Espanhóis, como consegui, através de uma rede de "Descobrimentos Fantasma" e informações bem retidas, assinar um tratado de tordesilhas extremamente vantajoso para Portugal (imaginem como comprar terrenos que sabem estar cheios de petróleo por uma bagatela).

Manuel I, Tyrion Lannister

Não, D. Manuel não era anão. Foi sim, por sorte ou sabedoria um personagem extremamente bem aventurado. Senão vejam, Manuel era irmão do nobre que tentara assassinar João (e que acaba por sua vez morto pela mão do próprio rei). Em outras circunstâncias teria sido exilado ou até preso por ser parente tão próximo de um quase regicida, mas João (por se sentir culpado talvez? Ou teria outra ideia em mente...) acaba por lhe prometer que, se morrer sem herdeiro legítimo, lhe deixa a coroa. E ora, tal veio mesmo a acontecer. João morre aos 40 anos, seu único filho tinha morrido 4 anos antes e lá está, Manuel torna-se em Manuel I, Rei de Portugal.


Muito mais podia dizer sobre este Rei e este Reinado, que embora curto em duração não ouve outro igual em intriga e jogos de poder. Talvez para outro post.


No comments: