2012-02-03

Lago Vostok



Quem não sabe o que o Lago Vostok é, deixo a seguinte descrição:
Uma lago de água doce com 10.000km2, que está localizado por debaixo de 4km de neve. Devido à cobertura de neve, o lago vostok está isolado do resto do mundo à cerca de 20.000.000 anos.

Devido a este isolamento forçado de milhões de anos, é possível que o lago vostok possua formas de vida (possívelmente microscópica) que evoluiu de forma totalmente diferente. O que acontece é que, a Russia mantém faz agora 5 anos um projecto para chegar com uma sonda ou lago Vostok. Perfuram a camada de gelo, isolando o caminho para não haver contaminação, e recolhem amostras puras da água do lago.

É agora que fica giro, o último contacto dos cientistas foi "Sonda chega ao lago brevemente, faltam apenas 10 metros"



Faz agora 5 dias que os cientistas estão incontactáveis. Silêncio Rádio total, e com o verão Antárctico a chegar dentro de dias, as temperaturas brevemente vão chegar aos -89C

O que se passou? Chegaram ao lago? Se sim, já têm amostras? Encontraram o Godzila? ET? A meia de um neandertal perdida?

A ver se estes cientistas voltam a entrar em contacto, ou se ficaram perdidos na "twilight zone"

4 comments:

Jun Pyh Kyll'eM Allh Ohn Sight said...

Podem haver criaturas interessantes lá em baixo, tipo The Thing! ...mas o mais certo é o rádio ter avariado.

cogni4700 said...

Segundo li, eles estão com limitações de tempo antes do frio os obrigar a fazer uma pausa na exploração, podem estar à pressa para obter resultados.

Hal said...

At the Mountains of Madness, anyone?

Hal said...

Já lá chegaram: http://translate.google.com/translate?sl=ru&tl=en&js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fvz.ru%2Fnews%2F2012%2F2%2F6%2F559235.html