2012-02-16

História de Portugal(e espanha!) Interactiva, Ep.2

Capítulos anteriores: 1

1066: Outubro
Nuno II de Portugal toma todos os reis ibéricos de surpresa. Declara independência unilateralmente, ou seja, sem o apoio de ninguém. Tristemente para ele, esta rebelião está destinada ao falhanço, porque os nobres portugueses precisam do apoio de Leão ou Castela para enfrentarem o rei da Galiza.


Mas isto não são más notícias para Leão. O facto do rei da Galiza ter entre suas mãos uma rebelião significa que posso finalmente retirar os títulos a Urraca de Zamora, garantindo a sua rebelião sem apoios.


Ora, em Crusader Kings, tal como na Europa medieval, um Rei podia chamar tropas dos seu próprios condados, ou chamar também as tropas dos vassalos. Eu, como Rei de Leão, consigo reunir cerca de 1100 homens das minhas próprias terras, e cerca de 800 mais dos meus vassalos. Chamar os vassalos implica uma perca da sua lealdade por cada semana que as suas tropas continuem no terreno, portanto, só se deve chamar os vassalos quando todas as outras hipóteses estão gastas.

Trava-se a batalha de Zamora, onde derroto as milícias de Urraca, e inicio o cerco ao castelo.



1068: Maio
Quase ano e meio depois, consigo finalmente quebrar a guarnição do castelo, e capturo Urraca

Entretanto, casei com a princesa de Navarra, e no caso do Rei de navarra morrer sem descendente masculino, herdo as províncias correspondentes.

1070: Setembro
Péssimas notícias. Garcia II da Galiza, casado às 2 meses e com 29 anos de idade, morre num "acidente de caça", não deixando herdeiros directos. Resultado? O nosso irmão mais velho, Sancho II de Castela, herda o Reino da Galiza e correspondentes vassalos lusitanos:


1071: Janeiro
Os condados correspondentes a Portugal não me preocupam muito. Os vassalos são pouco leais a Galiza e contribuem com poucas tropas em caso de guerra, preocupando-se mais com a independência, mas os 2 condados da Galiza são altamente fortificados e sozinhos reúnem mais de 1200 homens em tempo de guerra. Preciso agora de aliados contra o "monstro" Castelhano. Caso o meu único filho e futuro herdeiro com a primogénita de Aragão, assegurando uma aliança em tempo de guerra. Aragão pode ser pequeno, mas possui uma aliança extremamente forte com os Bretões, que me pode dar muito jeito no futuro.


1073: Maio
Ao mesmo tempo que assino alianças, tanto Leão como Castela declaram guerra ao emir Badajoz. Como esperado, Beja pouco contribui para o esforço de guerra, e acabam ambos por cair, divididos. Castela e Leão dividem os espólios, expandido os seus domínios para sul:


Mas isto são falsas boas novas. Territórios recentemente conquistados aos infiéis não geram impostos nem milícias. Durante os próximos 20 anos, que é o tempo que os colonos cristãos se demoram a instalar no meio da população maioritariamente muçulmana, estes condados vão ser uma fonte constante de rebeliões, tumultos e despesas, e apenas passados 30 anos depois da sua conquista é que começam a aparecer as primeiras milícias católicas dispostas a lutar por um rei.


1076: Fevereiro
A minha oportunidade. O rei de Castela declarou guerra ao Emir de Valência, que por sua vez estava em guerra com os condes de Barcelona. Castela chama imediatamente os vassalos e as suas tropas são as seguintes: Cerca de 1800 homens são a vanguarda que vai atacar directamente o Emir, enquanto que 600 tropas lusitanas servem de reforços que vão chegar com cerca de 2 meses de atraso à frente de batalha. Eu, sendo também irmão do antigo rei da Galiza, sou pretendente natural ao título de rei e conde da Galiza, e vou usar a oportunidade para "cortar" o exército de Castela ao meio, declarando guerra enquanto os lusitanos estão a viajar no meio de Leão e enquanto os castelhanos estão demasiado embrenhados em Valência para voltarem para trás.


A guerra entre católicos só é possível quando há motivos fortes envolvidos, tal como disputas entre irmãos/primos pelos mesmo títulos, ou quando há provas de tentativas de assassinato ou envenenamento. A guerra entre católicos e muçulmanos não tem restrições, é possível declarar guerra a qualquer momento e por qualquer motivo. E é aqui mesmo que Leão sobrestimou o inimigo. Depois de lidar com as tropas lusitanas, chamando todos os vassalos e aliados que tenho disponível, o poderosíssimo Emir de Sevilha declara guerra:


Estou numa situação delicadíssima. Interromper o cerco da Galiza agora significa permitir a esses condados reunir tropas para um contra-ataque futuro. Ao mesmo tempo, se não absorver a Galiza agora, mais tarde ou mais cedo perco essas terras para os Portugueses. A minha única hipótese é chamar os aliados Bretões (do casamento anterior) e pedir favor ao papa para que declare uma Crusada que chame os Franceses e Romanos(do sacro império romano - ou alemanha) para lutar contra o Emir de Sevilha.

Não percam o próximo capítulo, onde se mostra como fazer omelete sem ovos.

9 comments:

Peres said...

Sadly, o patch partiu o meu save :( Pergunto-me como é que resolvio o problema de versões diferentes na idade média...

Sintra said...

nooooooooooooooooooooo
nao podes deixar a serie descontinuada!!!!

cogni4700 said...

noooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo (todos os 'o' foram colocados manualmente, para expressar a minha frustração)

Peres said...

Sorry :( Recomeçei novamente como leão, mas isto não está a correr nada bem...

Sintra said...

Desenmerda-te, quero a minha serie!

ArabianShark said...

OK, instalei o jogo; não faço ideia de como fazer seja o que for. Não há por ai um tutorial?

ArabianShark said...

Withdrawn...

Peres said...

o jogo em si tem um porradão de tutorials.

ArabianShark said...

I said "withdrawn", damn it!!1!eleven :P