2012-01-03

Soldado Milhões



Aníbal Augusto Milhais, conhecido como "Milhões" depois da primeira guerra mundial, nasceu em Valongo, Concelho de Murça, Trás-os-montes. A 9 Abril 1918, no preciso dia em que as tropas Portuguesas iam sair da frente, a área Portuguesa sofre um ataque devastador por parte dos alemâes. Perdendo 7500 homens em 4 horas, a força Portuguesa é destroçada. Mas é então que o soldado Milhais não desiste. Pegando na sua Lewis gun, a quem chamava de sua "menina", varreu as posições alemãs durante 3 dias, mudando constantemente de posição nas trincheiras. E Durante 3 dias o inimigo pensou que enfrentava um novo contingente de portugueses e ingleses, chegando ao ponto dos alemães desistirem daquela rota e voltarem para as suas trincheiras.



Mas não acabou por aqui, ao 4º dia, ainda salva a vida a um Major escocês, que estava em risco de se afogar num pântano.

Milhais nada disse do seu feito quando voltou à coluna Portuguesa, mas depois de descrito o feito dos 3 dias por outros soldados, e o major escocês relatar o que vira, o facto ficou conhecido.

O Comandante Ferreira do Amaral diz, no momento da condecoração: "Tu és Milhais, mas vales Milhões". Finda depois a Guerra, o soldado Milhais casa, tem 9 filhos, mas esquecido pelo estado, é obrigado a emigrar para o Brasil em 1928. Quando lá chega, a comunidade Portuguesa no Brasil fica tão revoltada contra o estado por esquecer tal herói, que angaria 18 mil contos, permitindo ao soldado Milhais regressar a Portugal ainda nesse ano.

2 comments:

Sintra said...

fds, essa arma disparava o q???
"It is visually distinctive because of a wide tubular cooling shroud around the barrel and a top-mounted drum-pan magazine. It was commonly used as an aircraft machine gun, almost always with the cooling shroud removed, during both World Wars."
loooooooooooooooooool cum crl

Peres said...

Agora imagina um transmontano de 1.55m com uma arma dessas numa trincheira! Os boches só fizeram bem em fugir.