2012-01-25

Snipers

É tema controverso... qual o melhor atirado furtivo de sempre? Basta fazerem uma simples procura no google e encontra páginas e páginas com competições, discussões, algumas de simples propaganda, mas entre todos, não encontro nenhum que me impressionem mais que estes 2:

Lyudmila Pavlichenko


Mortes confirmadas: 309, 36 das quais são outros snipers

Em meados de 41, Lyudmila alista-se voluntariamente no exército soviético. Oferecem-lhe um posto de enfermagem, longe da frente de combate, mas ela recusa. É-lhe dada uma mosin nagant com um scope de 4X e em 2 meses apenas consegue 101 mortes confirmadas.


Continua na frente até ao fim de 42, e devido ao fenómeno de popularidade que entretanto se tinha tornado foi puxada para um lugar administrativo. Mais vale um herói vivo que um mártir morto segundo a filosofia soviet.

Simo Häyhä


Com 1,5m e pouco mais que 55kg, a imagem que transmite não é certamente a de "soldado implacável". Mas a verdade é que Simo Häyhä tem um total de 505 mortes confirmadas.

Usou uma mosin nagant também, mas sem mira telescópica. Simo dizia que a mira obrigava o sniper a levantar a cabeça do solo, regularmente embaciava, e por vezes dava a posição do sniper ao reflectir luz solar. Para além disso, Simo usava um fato e máscara brancos, e mastigava regularmente neve, para não lhe sair vapor quente da boca que podia trair a sua posição. Por fim, placava a neve no local em que arma assentava, para que no momento do disparo não fosse visível uma "núvem" de neve.



A sua perícia era tanta que em breve ganhou a alcunha de "morte branca" por parte dos invasores soviéticos. A frustração soviética era tanta que chegaram a deslocar baterias de artilharia propositadamente para tentar limpar a àrea onde pensavam que o Simo podia estar.

A 6 de março de 1940, numa escaramuça de curto alcance é atingido por uma bala no maxilar. Perde e a consciência, e acorda 11 dias depois, no dia em que é assinado o trato de paz entre a Finlândia e a União Soviética.

Simo viveu até ao ano de 2002, com 96 anos de idade.

3 comments:

Sintra said...

WHITE DEATH! Eh a minha alcunha ca qd jogo CoD, desde o dia em que descobri uma arvore tombada, subi-a e no meio das folhas consegui acumular 40 frags em 50 mins! :D

ArabianShark said...

Ó Peres, que injustiça, nem sequer mencionares o Vasily Zaytsev...

Peres said...

Não é injustiça, o registo do Vasily é resultado da propaganda soviética, não há certeza quando ao kill count dele