2012-11-04

Dwarf fortress: tutorial

Deixo em baixo um conjunto de dicas para quem quer começar no dwarf fortress:



Antes de iniciar o jogo:
Sacar um pacote gráfico (inclui o jogo, portanto é só sacar deste link), este é bastante bom: link
Sacar o dwarf therapist, uma ferramenta para gerir as profissões dos anões (iniciar o therapist depois de iniciar o jogo): therapist

Passo 1) Gerar um mundo. Quando terminar este passo, vão ter de escolher um local no mundo. Cliquem em "f" para procurar um local. Nomeadamente, procurem por "temperatura - média, chuva - média, rio - sim, aquífero - não, metais (de superfície e profundos) - sim, solo - sim.

Passo 2) Escolher os dwarfs iniciais e equipamento para levar. Usem o pré-definido enquanto não conhecerem o jogo.

Ok, estão no jogo! E agora? O interface é horrível, como já conseguiram ver, mas isto vai ajudar:
Atalhos de teclas:

  • "q" para opções de edifícios
  • "z" para o stock
  • "n" para os nobres. Declarar um dos anões como "manager"
  • "d d" para escavar no mesmo plano (nível)
  • "d i" para fazer escadas para cima\baixo
  • "<  >" para navegar para andar superior\inferior
  • "d t" para cortar árvores (fonte de madeira), não esquecer de designar uma àrea onde cortar com arrow keys\right mouse button + ENTER
  • "b p" para construir quinta. Usar u e k para aumentar a área da mesma. 
  • "b w" para os workshops, por exemplo, "b w c" para carpinteiro, "b w m" para pedreiro, "b w l" para destilaria
  • "p f" para armazéns de comida
  • "p w" para armazéns de madeira
  • "u v ENTER" para ver os detalhes de um anão.
  • Se não conseguirem terminar a construção de um edifício, é possível que vos falte a profissão específica para ele. Usem o dwarf therapist para ver e mudar as profissões dos anões. Lembrem-se que um anão com pouca ou nenhum skill numa profissão faz um trabalho bastante mau.
  • Depois de se ter um dwarf como manager, e para não se morrer de micro gestão da fortaleza, passa a ser possível simplesmente declarar que se quer X items construidos e os anões tratam de todos os detalhes. Para isso, usar as teclas "j m q" e escolher o que se quer.



Com esta informação, conseguem começar qualquer forte com estes simples passos:
1)Escavar
2) Encontrar terra arável (clay por exemplo) e criar uma quinta. Usar "q" para definir o que se vai crescer na quinta depois de construída.
3) Criar armazém de madeira e comida
4) Criar destilaria, pedreiro e carpinteiro.
5) Criar espaço para sala comum
6) Criar 7 espaços de 2x2 para os quartos, com um espaço para colocar a porta
7) Usar o menu de gestão "j m q" e construir 7 camas, 7 portas pedra, 2 mesas pedra, 2 cadeiras pedra (thrones)
8) "j m q" e "brew drink". Se não tiverem barris suficientes para guardar as bebidas, podem criar "rock pot" ("j m q rock pot 10" para criar 10 rock pots)
8) Usar "b b" para colocar a cama, "b d" para portas, "b t" para mesas, "b c" para cadeiras.
9) Usar "q", escolher uma cama, e "r" para criar quarto. "q" nas mesas para criar sala de jantar e "h" para definir como sala comum.



São agora auto suficientes! Usem a wiki para todas e quaisquer dúvidas.
Apenas relembro que o lema de dwarf fortress é "losing is fun!"



1 comment:

Hal said...

Generating world...