2015-01-09

A questão da Cloud (Google Drive VS Dropbox, de um ponto de vista sobre a constância de acessibilidade à informação)

Estive até agora a tentar diagnosticar a query de SQL que estava a falhar, e esta é a minha pause de 5 minutos.

Eu estou neste momento a pagar €3/mês por 100GB no Google Drive.
Vantagens do Google Drive:

  • indexador perfeito
  • pseudo-office grátis
  • integração com o ecossistema Google
  • o espaço também serve para o e-mail acumulado
Desvantagens do Google Drive:
  • não têm cliente oficial para Linux (há sempre o Insync que usa a Cloud SDK)
  • em net com latência ou lenta, usar o pseudo-office é... frustrante
  • os documentos deles nunca ficam realmente no disco, é apenas um 'link' para a Web
  • portanto, documentos do pseudo-office inacessíveis sem net
  • a não ser que usem o Chrome, que faz cache à suite e assim funciona offline com os documentos recentes

Vantagens do Dropbox

  • cliente oficial para os 3 OS, agora baseado em Qt (== rápido, a versão anterior era um bocadinho lenta).
  • os ficheiros não são pseudo-ficheiros
  • agora, o Microsoft Office suporta colaboração via ficheiros em Dropbox
  • funciona offline como ficheiros normais
  • o formato deles é o formato que vocês pôem lá, não há conversões
  • agora o indexing deles suporta, segundo o blog, OCR a documentos PDF, bem como pesquisa a outros documentos (não testado)


Desvantagens da Dropbox
  • a tarifa mínima é €10/mês por 1000GB
  • não partilha o espaço com o e-mail
  • não gosto da app de e-mail do Dropbox nem das fotos.

Considerações de privacidade


Vocês? Opiniões?




3 comments:

Sintra said...

Nao posso opinar, porque nao uso servicos de cloud. Ja usei dropbox um bocado, mas porque o gajo que estava a prestar um servico a empresa onde trabalho pediu.

ArabianShark said...

Eu uso o Dropbox, mas pouco. Para o uso que eu lhe dou (backups, transferir ficheiros, principalmente fotos, entre o PC e os iDevices sem usar o iTunes), faz tudo o que eu quero sem dar chatices. Aprovado.

Tyrion "hung like a bull" Lannister said...

Eu uso Dropbox, prefiro ao Google Drive e ao SpiderOak e serviços semelhantes