2013-01-14

Tentativa #1 de como receber MMS no Android sem plano de dados

O objectivo deste post é detalhar um método de não conseguir separar MMS e dados. Isto porque o método em baixo deveria funcionar -- e funcionava mais ou menos em telemóveis anteriores -- mas não funciona agora.

Por omissão, Android não diferencia entre APN de Internet e de MMS, de tal forma que por omissão só existe um APN, na Vodafone:

Name: Vodafone Net2
APN: net2.vodafone.pt
Proxy: iproxy.vodafone.pt
Port: 80
Username: vodafone
Password: vodafone
Server:
MMSC: http://mms.vodafone.pt/servlets/mms
MMS proxy: iproxy.vodafone.pt
MMS port: 80
MCC: 268
MNC: 01
APN type: defaul,supl,mms 

No entanto, ligar os dados implica que todas as aplicações em background vão tentar aceder à Net.

Temos a hipótese de "Restringir os dados em segundo plano" que efectivamente garante que apenas as apps que estão em primeiro plano têm acesso à Internet -- o efeito disto em MMS é, suponho, que é preciso ter a aplicação das Mensagens aberta para as conseguir receber (o que é possível fazer, desactivando a opção "Retoma automática" ou "Recuperação automática" nas opções do telemóvel: assim a aplicação só tenta fazer download do MMS quando pedirem).

Mesmo assim, algumas aplicações ignoram esse pedido de só usar a Internet quando se encontram em primeiro plano (exemplo, Facebook Messenger (não verifiquei pessoalmente, no entanto)).


De qualquer maneira, caso queiramos ter uma clara separação entre MMS e Internet (notar que no Vodafone Net2 é usado um proxy e nos abaixo não) basta adicionar dois APN.

Name: Vodafone MMS
APN: vas.vodafone.pt
Proxy: iproxy.vodafone.pt
Port: 80
Username: vas
Password: vas
Server:
MMSC: http://mms/servlets/mms
MMS proxy: 213.030.027.063
MMS port: 8799
MCC: 268
MNC: 01
APN type: mms 



Name: Vodafone Internet
APN: internet.vodafone.pt
Proxy:
Port: 80
Username: vodafone
Password: vodafone
Server:
MMSC:
MMS proxy:
MMS port:
MCC: 268
MNC: 01
APN type: defaul,supl


Podemos então remover o Vodafone Net2 ou então remover "defaul,supl,mms" do APN type dele.


Agora para o que não funciona. Em teoria, em vez de adicionar o Vodafone Internet devíamos poder acrescentar um APN falso para ter MMS mas não Internet, conforme o exemplo abaixo.


Name: FAKE
APN: 127.0.0.1
Proxy: 127.0.0.1
Port:
Username:
Password:
Server: 127.0.0.1
MMSC:
MMS proxy:
MMS port:
MCC: 268
MNC: 01
APN type: defaul,supl


Infelizmente, tal não funciona. Não tenho Net, como pretendido, até receber ou enviar uma MMS. A partir daí fico com Net no telemóvel.

Faltou experimentar ter apenas o Vodafone MMS como APN mas creio que o problema se encontra no facto de a partir do momento que um APN se encontra configurado todos os acessos são possíveis a partir dele. De qualquer maneira, como não me apetece configurar um APN do zero sempre que quero ir à Internet não o experimentei: ando com os dados desligados e com a opção "Restringir os dados em segundo plano" selecionada. Sempre que quero enviar e receber uma MMS, ligo os dados manualmente.


Fontes:
http://myhowtosandprojects.blogspot.pt/2012/04/configuracoes-3g-e-mms-portugal.html
http://code.google.com/p/cyanogenmod/issues/detail?id=3241#c100
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=596505&page=186
http://www.androidpt.info/index.php?title=Vodafone

1 comment:

Zeca said...

Podes restringir os dados em segundo plano por aplicação (ao invez de bloquea-los completamente).

Infelizmente, ao contrário do symbian, não sei como é possivel faze-lo sem que as aplicações tenham primeiro sido listadas nas estatisticas de utilização de dados moveis (na secção de utilização de dados, toca nas aplicações listadas, scroll pra baixo, deve existir uma checkbox aí).

Eu tenho simplesmente os dados moveis bloqueados, o plano de dados que tenho deixa usar 100MB por mês... o que dá para os gastos acidentais ou excepcionais.