2012-05-27

ZON com FTTH

Há uns tempos a ZON andava a fazer publicidade enganosa com a ZON Fibra -- na verdade, seria fibra até à central e não, como os produtos da concorrência, até a casa.

Mas li hoje no Zwame que em algumas instalações a ZON anda a pôr FTTH sem usar coaxial em lado nenhum a não ser a partir do ONT.

Ou seja realmente a ZON Fibra terá, em alguns casos, razão de ter esse nome para além de mero marketing :p

P.S.: fotos são da autoria de "_djs_"






Creio que aquele símbolo na box é o símbolo de laser, por causa da fibra.




Este ZonHub tem uma entrada RJ45 a mais (normalmente são quatro) e não tem a típica entrada coaxial.
Há mais pormenores relativos à instalação e à maneira como a ZON Box é montada (e pormenores técnicos relativos à transmissão do sinal de televisão) nos fóruns da Zwame. Num pequeno resumo, e sem garantias de ter interpretado bem o que lá li, apesar de ser tudo transmitido sobre a fibra, não é implementada IPTV à la Meo, devido à necessidade de manter compatibilidade com o equipamento existente. De qualquer maneira, como a Meo, usam um ONT para injectar o sinal analógico no coaxial da habitação. De acordo com o mesmo tópico, estas instalações são feitas em novas zonas e não são o resultado de conversão de instalações antigas para uma nova, visto que de acordo com o tópico a infraestrutura "velha" ainda tem capacidade para aguentar mais uns anos, sendo por isso mais rentável usar esta configuração apenas em novas instalações.

6 comments:

Peres said...

Saí da ZON para a MEO e não me arrependo, antes pelo contrário. Serviço mais estável, verdadeira fibra e melhor velocidades (e mais barato!).

Pedro Francisco said...

Peres, agora consegues ter verdadeira fibra com ZON, que era o princípio do post :p

E com os novos tarifários ZON tens net 100Mbps mais barato na ZON que na Meo. E para velhos clientes (AKA, fidelizá-los por mais 1 ano) consegues ter ainda €5 de desconto nos pacotes IRIS.

Peres said...

E com a Zon, tinha internet apenas 90% da semana. E com a Zon raramente tinha acesso ao videoclube (tinha filmes e séries ilimitados, embora raramente conseguia entrar no videoclube). E com a Zon tinha chuva em 2 televisões. Isto tudo depois de 3 intervenções técnicas.

A MEO tem sido 100% fiável, sem problemas, serviços sempre disponível.

Pedro Francisco said...

Ok, é justo!

Pedro Francisco said...

De qualquer maneira por cá Meo _fibra_ não é opção -- apesar de um vendedor porta-a-porta me ter dito que era acho que a fibra ainda não chegou cá...

fasrd said...

Aqui vai um testemunho:
Coloquei esta Fibra da Zon, em Penafiel, onde a ZON tem uma zona de testes para fibra até casa do cliente. O problema já tem 2 meses, mas independentemente das inúmeras tentativas dos técnicos para conseguirem ter o serviço a funcionar em ordem... nada.
1º - O ZON HUB é aquele antigo, que para quem tinha mais de 4 equipamentos ligados entrava em load e não se arrasta...
2º - No serviço com coaxial é possível comprar-se um router em condições e fazer bridge na porta 4... este "novo" sistema de fibra não permite bridge no mesmo tipo de ZONHUB...

3º Soluções: Nenhuma

Ou se troca de operador ou nada... Não podemos ligar outro router na rede para usar o ZONHUB apenas como simples modem... não podemos pedir outro modelo de equipamento pq não existe para este tipo de ligação... logo, agarram-se.

Jão me trocaram o router, fizeram testes intermináveis, e ao fim de 2 meses, por ter mais de 4 computadores tenho de reiniciar o router todas as horas...

Fujam desta fibra da ZON... a não ser que a queiram para 1 ou 2 computadores e para isso qualquer velocidade ou tipo de ligação servem...

Tenho um serviço no Porto da ZON à antiga (coaxial) e funciona bem há alguns anos - claro, com outro router a gerir a rede e não o ZONHUB.

Se a ZON andasse por aqui a ler estas coisas dáva-se ao trabalho de repensar o equipamento que tem... os IT's da ZON só inventam.

NUNCA METAM FIBRA DA ZON DENTRO DE CASA SE TÊM MAIS DO QUE UM COMPUTADOR... Grande treta.