2011-11-07

Evolução VS Criacionismo

Eu sempre achei mal saltar para a conclusão que os americanos são burros à primeira oportunidade, primeiro porque acho que estamos a ficar iguais a eles e depois porque acho que essa é a conclusão fácil.

Como tal, deixo primeiro aqui um cartoon:

http://www.9gag.com/gag/515581



É fácil saltar para conclusões. É o que é feito no cartoon. Mas deixo aqui outro ponto de vista que faz mais sentido para mim:


http://www.reddit.com/r/atheism/comments/lpbln/do_you_understand_evolution/



Opiniões?





EDIT: adicionados links destino das iframes.

7 comments:

Peres said...

Não vejo imagens nenhumas

Pedro F. said...

São iframes, deviam mostrar outras duas páginas.... Anyway, link destino das iframes adicionados por baixo de cada uma.

ArabianShark said...

Não li a história do reddit toda, mas o debate do ovo e da galinha deixou-me extremamente entretido durante alguns minutos.

Voltando à questão de os Americanos serem burros, devo dizer que tenho um colega de Nova Iorque que não me parece burro nenhum. Julgo antes que, por mérito de qualquer coisa na água, talvez, os Americanos burros tenham mais tendência em fazer-se notar que os outros, ou talvez os Americanos inteligentes tenham mais que fazer que pavonear-se e fazer figuras tristes...

Peres said...

Hmm, tricky topic.

Há pouco menos de 500 anos atrás quem dizia que a terra não era o centro do universo era considerado de louco, e muito pior, de herege.

Há pouco menos de 10 anos, um céptico do aquecimento global era certamente um suit pago pela Galp e BP.

Hoje, na Europa, um criacionista é um retrógrado, e até um pouco inculto, enquanto que o evolucionista nos USofA é parente de um macaco.

É fácil para nós Europeus, educados com a Teoria da Evolução criticar. Mas tão fácil é "humilhar" um criacionista como honestamente é fácil humilhar um evolucionista com perguntas igualmente difíceis de responder.

Passo a dar exemplos.
Perguntar ao criacionista:
- Como se explica alguns dos sedimentos de dinossauros (que não vieram na arca é óbvio, e se afogaram), termos por exemplo ovos e ninhos feitos de barro a aparecer muito acima de ossos (fósseis)?
- Como se explica que Adão e Eva tiveram Abel e Caim como filhos, e, segundo a bíblia, depois de matar Abel, Caim vai viver com "as outras tribos". De onde vieram essas tribos se somos todos filhos de Adão e Eva?
- Se Deus é omnipotente e tudo sabe, não sabia também que Eva ia pecar? E porque deixou a Serpente ir para o Paraíso?

Ou, perguntando ao Evolucionista:
- Provámos que é possível criar matéria orgânica (blocos construtores da vida) a partir de inorgânica, mas como é que daí se passou para o primeiro ser vivo? Isso não é como ter uma sucata cheia de peças, passar um tornado, e esperar que ele monte um Boieng 747 funcional?
- Como é que a teoria da evolução explica um animal como o Pavão, em que quanto maior e mais complexa a cauda, menos consegue fugir e mais nas vistas dá a um predador? O pavão de hoje não deveria ter nenhuma, ou pouca cauda?
- O ser humano ainda está a evoluir hoje, sabendo que já não temos factores de selecção natural na espécie humana, e até crianças doentes sobrevivem e mais tarde procriam? Se não está a evoluir já mais, como se explica o desaparecimento progressivo dos dentes Molares em toda a raça humana, em que cada vez mais nascem crianças que simplesmente não os têm?

Yaffuh Dias said...

Evolução vs Criacionismo vs Cavaquismo

O Cavaquismo é (embora os Americanos não o saibam) uma peça importante neste duelo ideológico. Senão vejamos:

Evolucionismo: Cavaco Silva nunca pode ter evoluído de uma outra criatura, por isso a questão será de onde é que ele terá vindo? Existem muitas perguntas e muitas respostas! i.e. Foi uma criação de Deus num dia mau? Foi uma criação de extra-terrestres mal intencionados? Foi uma criação de um gasolineiro de Boliqueime e da sua esposa? Será o elo perdido entre os dinossauros e Álvaro Cunhal? Freud escreveu no seu livro de 1757 "Entroncamento: verdades, mentiras, inverdades e mentiras falsas" que Cavaco pode bem ser uma alucinação espectral, consequência de uma variedade de factores todos eles relacionados com a ausência comparável de leveza astrológica nas castanhas minhotas.

Criacionismo: Cavaco Silva nunca pode ter sido criado por uma outra criatura, por isso a questão será de onde é que ele terá vindo? Existem muitas perguntas e muitas respostas! Mas a mais pertinente afirma que Cavaco é uma personagem da casa dos segredos (lembram-se dos tabus de cavaco?) e como tal foi criado pela Voz, pela Teresa Guilherme e pela Endemol.

Cavaquismo: Cavaco vai explicar em breve ao Obama como presidir a um país usando para isso a ferramenta Facebook, que ainda por cima é "de graça". Obama vai ficar super entusiasmado com esta invenção Portuguesa e vai querer comprar os direitos de autor a Cavaco. Cavaco volta dos EUA com os bolsos cheios de Dólares e Portugal ficará salvo do FMI!

Sintra said...

O que eu nao consigo entender eh como algumas pessoas recusam-se a ver a ligacao entre nos, os animais e mesmo a Terra. Eh tao intuitivo que devia ser escusado explicacao.
Nos e os animais somos feitos da mesma materia. Os tecidos sao semelhantes. Alguns animais sao tao parecidos que usamos tecidos e orgaos destes como transplantes para nos. Como eh possivel nao ver a ligacao? Eh obvio que tivemos um antepassado em comum. Mais, todas as leis da fisica governam-se por accao-reaccao, nada surge do nada.
Quando tentam defender a teoria do criacionismo ah minha frente, nao consigo deixar de pensar que essa pessoa eh burra e nao tem nocao de modelos matematicos e fisicos e que nem sequer pensou muito bem no que esta a dizer. Essa pessoa perde logo todo o valor pra mim, e nunca consiguirei olhar para ele/ela de outra forma.

neca said...

monkey sees, monkey does