2011-10-04

Partição de recuperação em computadores HP (circa 2008)

Eu pensei que já tinha escrito sobre isto mas uma pesquisa rápida não encontrou nada.

Caso tenham um portátil HP com uma partição recuperação e a ferramenta de criação de DVD não consiga encontrar a partição, mesmo que ela se chame "HP_RECOVERY" e seja a segunda partição primária no disco, assegurem-se que nos primeiros 512 bytes do disco, na posição 0000001F0, tem a string "RECOVERY".

# dd if=/dev/sda2 of=coisa bs=512 count=1



# ghex coisa


Após isso é possível que tenham de tornar a partição visível para que o "Recovery Disk Creation" a encontre (usar por exemplo o GParted).

Existe ainda o pormenor que só podem criar um DVD de recuperação por computador, por isso renomeiem da partição de recuperação e de "C:\Windows\SMINST\" todos os ficheiros que encontrarem com os nomes seguintes (eu só encontrei o hpcd.sys).


hpboot.sys,hpcd.sys,RCBoot.sys



Finalmente, podem ir ao "Recovery Disk Creation" e criar o vosso DVD (vejam a NOTA a seguir).

NOTA: só vos é permitido usar o Recovery Disk no computador onde foi criado. Caso queiram usar noutro computador não é possível. Para dar a volta a isso, copiem o conteúdo do DVD para uma partição com as características da partição de recuperação (como está no segundo parágrafo) e usem o GRUB (por exemplo) para arrancar por lá (teoricamente marcar a partição como activa força a arrancar por lá -- assim não precisarão do GRUB para nada).

Eventualmente depois de reinstalar o sistema assim poderão criar um novo DVD, tendo primeiro de apagar os ficheiros acima referidos para vos ser permitido fazê-lo. Tem ainda de fazer o DVD que vão criar funcionar na nova máquina, nomeadamente fazendo:

# dmidecode |grep -i SKU
	SKU Number: AB838BZ#QR8

e colocar essa string no ficheiro "D:\BLOCK.RIN" existente na partição de recuperação.
A partir desse momento o DVD gravado nessa máquina deverá funcionar nessa máquina.

NOTA2:
O ficheiro C:\WINDOWS\SMINST\MBR.DLL após ser renomeado para MBR.EXE permite repôr a string na partição de recuperação (por testar).



Créditos
BLOCK.RIN -- investigação original disco-bar :p
MBR.DLL = MBR.EXE -- não me recordo
HP_RECOVERY's "RECOVERY" string; ficheiros a remover para permitir mais que uma gravação
MBR.EXE
Gateway tool para Softthinks Recovery Partition (compatível com HP)
Explicação do MBR.EXE

No comments: