2011-10-16

Hotlinking

Queria só chamar a atenção que é considerada "falta de educação" linkar imagens de outros blogs/sites, sendo preferível fazer download das imagens e posteriormente upload para o nosso blog.

Now, this sucks.

Por isso se alguém arranjar alguma maneira mais fácil de fazer isto automaticamente, é favor avisar.

Mas tipicamente quando as imagens não aparecem após serem postadas por alguém, deve ser devido a proteções contra isto, que é denominado de hotlinking.


EDIT: Não recebi e-mail de ninguém a queixar-se; este post prende-se apenas para dar ao pessoal a noção de netiquette existente (ou que existia antes do Setembro Eterno, no qual nos enquadramos mas acho que temos olhos na cara para integrar certas 'regras').

Quanto ao raciocínio do porquê esta regra, não se esqueçam que quem hosta o próprio blog paga pela largura de banda. É por isso que se considera o hotlink algo a evitar quando possível.

Como o Peres me disse, o  blogger é horrível já para linking normal, quanto mais para seguir a etiqueta e fazer uma cópia local; o Google bem que podia melhorar a interface tanto para upload como fazer fazer uma cópia local de conteúdo externo.

4 comments:

Sintra said...

Ai eh? Sao pcos os blogs que colocam imagens originais por isso n vejo onde ta a falta de educacao. Mais, se linkarmos para uma imagem de um blog em vez de sacar a imagem e fazer upload, estamos de certa forma a oferecer a possibilidade de trafego ao blog.

Digo eu assim de repente.

Peres said...

Não vejo o porquê também. Se é conteúdo original, ao estar a sacar e postar como teu estás a "ofender" muito mais.

Se não é conteúdo original, então não há motivo para ficar ofendido.

Não temos também exactamente milhares de views por thread a roubar "bargura de landa" a ningúem.

Pedro F. said...

Editei o post. E sim, têm razão, até porque dá muito mais trabalho ter cópia local. Mas queria só chamar a atenção :)

Sintra said...

"Quanto ao raciocínio do porquê esta regra, não se esqueçam que quem hosta o próprio blog paga pela largura de banda. É por isso que se considera o hotlink algo a evitar quando possível."

Por ai entendo o nao querer hotlinking.
Por outro lado, ha quem ganhe com isso: artistas que colocam a sua arte online preferem hotlinking ao rehosting, pq ganham views e guito com o hotlinking.

Eh um bocado complicado tomar uma posicao fixa neste assunto.