2011-09-27

Twitter: Real Time WWII


Real Time WWII

Real Time WWII

@RealTimeWWII Britain
The Second World War, as it happened on these dates and times, 72 years ago. The year is 1939. Contact via realtimewwii@gmail.com. Times are local.












Deram-me um link para o Twitter do Real Time WWII no outro dia. Achei alguma piada mas não segui. Acho no entanto que o vou começar a fazer, já aprendi coisas sobre os alemães fingirem ataques polacos a estações de rádio alemães (como desculpa para começarem a guerra) que não sabia.
E de vez em quando dá para rir, não fosse o facto de isto ser um relato de uma guerra mundial...






Real Time WWII
Wild rumours circulating in Warsaw that Soviet armies are coming to relieve the city. Desperate hope. Soviets are invading, not liberating
12 hours ago via web

1 comment:

Peres said...

Yep, Hitler chegou até a fabricar relatos de alemães a serem oprimidos e vítimas de limpezas étnicas para tentar justificar a agressão à Polónia.

Quanto à estação de rádio, até os U-boats que estavam já no mar recebem uma mensagem rádio que diz algo como "polacos atacam estação de rádio fronteiriça", logo acho verosímil acreditar que muitos dos soldados alemães acreditaram na agressão e guerra defensiva.


Relembro que ele conseguiu anexar a Áustria e a Checoslováquia sem os Aliados refilarem muito. O mesmo fez a Itália com a Albânia e Etiópia.

Quanto ao relato no twitter, preferia que fosse 1941, aí sim há muito para se aprender. O cerco de Leningrado, as decisões de Manstein e Guderian que eram negadas pelo alto comando alemão, a ascensão de Zhukov no lado soviético, e toda a acção na frente Este é algo digno de ser lido.

Por exemplo, sabiam que, quando a Alemanha declara guerra á Russia e a frente soviet desmorona a olhos vistos, Stalin desaparece durante 3 dias, deixando 5 milhões de soldados sem ordens? Ou o primeiro grande contra ataque soviet, de 300 tanques t-34 contra 10 panzers, acaba em 200 t-34 destruidos - 1 panzer com uma lagarta partida, (os t-34 nesta altura nem radio tinham, a descoordenação era tanta que nem sabiam de que lado estavam os panzer) e foi relatado a Stalin como uma vitória?