2011-04-18

3G: Kanguru VS Vodafone

------ Actualização 2011-09-16 ------
O software Vodafone Mobile Broadband 10.2 já se comporta como um software decente com um tempo de resposta à inserção da pen na ordem dos 10 ou 20 segundos, muito aceitável portanto.

-------------------------------------

Bem, agora que estou limitado de novo a 0,20Mbps no meu provedor de acesso à Internet, vou fazer mais uma comparação entre Vodafone e Kanguru.

condiçãoVodafoneKanguru
Marca da penVodafone k3805-z (modelo alterado da ZTE)Huawei E220
Vel. máx. da pen14,4Mbps7,2Mbps
Velocidade contratada7,2Mbps5,5Mbps
> 15GB mensal*limita o tráfego permanentemente a 0,200Mbps até ao final do ciclo de facturaçãolimita o tráfego das 15h ás 02h (variável) a aproximadamente 0,200Mbps (talvez ligeiramente mais, mas não muito)
consulta de tráfego mensalnão dá, só dá para configurar alertas, diz que o tráfego é sempre 0GBdá para ver o tráfego dos últimos 3 meses e fazer download de um CSV; não tem alertas por email
Nome do SWVodafone Mobile Broadband 10.0Kanguru
Software de ligação 1bacamarte que faz tudo, gere qual a melhor ligação a usar. Infelizmente é lento e complexo. Demora 1 minuto ou mais a arrancarsimples. "Clique aqui para ligar". O utilizador é que decide se é para ligar ou não. 90% das vezes, desde que não se mude a pen de porta USB, arranca em 10 segundos
Software de ligação 2envia periodicamente relatórios por omissão com a marca do computador, nome do processador, identificador do cartão SIM, sistema operativo, browser, cliente de email e modelo da pennão envia nada, tanto quanto sei
Software de ligação 3instala também um serviço para "gerir conflitos"só instala o programa
Penmarca Vodafone (se o software da Vodafone falhar não há alternativas)pen comum com o logotipo da Kanguru por cima (possibilidade de ir buscar SW e firmware a outro lado e potencialmente melhor suporte em Linux)
mapa de coberturano site só se pode ver se em determinado código postal há cobertura e se houver se é 3G, HSUPA, etc.tem de se pedir por email: no site só se pode ver se em determinado código postal há cobertura e se houver se é 3G, HSUPA, etc.
velocidade dos downloads em período favorável> 600kBps~400kBps
velocidade na terrinha~300kBps~50kBps

* quanto ás condições de bloqueio é a minha teoria que o Kanguru e a Vodafone fazem a média mensal de todos os meses para determinar se um utilizador é bloqueado e não apenas o consumo do(s) último(s) mes(es).

11 comments:

Jamex said...

MEO Fibra!

Pedro F. said...

OK! Se me pagares o MEO Fibra cá e na terrinha! Pagas?

jp said...

Eu ainda ando à batatada com a M**da da Cabovisão...Esses burros de m**da têm um respeito pelos clientes espectacular.... :s

A sorte deles é mesmo a concorrência ser ainda pior!

Peres said...

Tenho Zon e não tenho razão de queixa...

Sintra said...

Portugues que n se queixe eh azeiteiro!

jp said...

Acabei de falar com eles ao telefone e vão-me creditar um valor indevido na factura de maio... :)
(depois de mais uma carta registada...)

Zeca said...

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AgoWuo1-ovCJdDM0dDNyX3lpMHBBZU4ydmFTZkhPQVE&hl=en&authkey=CIeIoKoH

Pedro F. said...

:>

Peres said...

Ha, tens razão sintra, por acaso fui-me queixar:

Telefonei para a Zon a dizer que ia mudar para a Meo, que, por menos guito, me oferecia mais.

A Zon ofereceu-me logo 2 boxes, 1 delas com gravação e cenas XPTOP, Telecines e "filmes e series ilimitados", net upgraded de 20M a 30M, tudo á borliu!

Logo, não me podes chamar de azeiteiro!

Sintra@hydro said...

acho mto bem!

Zeca said...

Faltou mencionar que aqui na terrinha a TMN dá apenas por GPRS ... pra usar a rede 3G é preciso alguem pendurar-se numa janela... e 20KB/s na TMN é bom... :D