2011-03-19

Sobre a Líbia

O Peres disse na Shoutbox:
França e Itália destroem 4 tanques Libios. O dia em que a politica externa dos US morreu?

Ao que eu respondo: já tinha lido em algum lado que isso ia acontecer. Deve ter sido no Economist. Não se trata dos E.U.A. terem perdido a liderança mas sim de deixarem outros tomá-la. Eles estão a gastar guito no Afeganistão e Iraque, é normal que não tenham interesse em tomar a liderança agora.

Já agora, uma nota, quando ouvi que a França estava "à frente" de um eventual acção militar contra a Líbia não pude deixar de pensar que o Sarkozy tinha ficado ofendido pelo Khadafi ter dito
"He is my friend but I think he has gone mad. He is suffering from a psychological illness," Gaddafi told RTL, according to excerpts from the interview published in German.

"That is what people say who are close to him. His aides say that he is suffering from a psychological illness."
e que seria essa a única razão pela acção militar....

4 comments:

Peres said...

Não vejo isto como um "problema de guito" dos US, ainda por cima produzindo a Líbia 2% do petróleo mundial. Vejo mais como uma crise de liderança. Japão em crise humanitária e nuclear, US um pouco medrosos com fallout radioactivo, crise na libia, crise de desemprego, e que faz Obama? Vai o fim de semana para o Rio, onde nem sequer faz declaração pública (foram as duas canceladas).

Durante a crise do golfo, ele foi...para o court de golf... Ou entao falemos do desastre das relações com israel, ou do fraco esforço politico no egipto... enfim, tem sido um desastre diplomático este presidente dos US.

Sintra said...

O mais engracado eh q ainda ha uns tempos atras andavam ai a dizer que era este presidente sim que ia mudar a America. Diferencas entre este e o Bush? Poucas e pouco significativas.
Uma coisa lhe dou, quer dar aos americanos health care a serio, como eu tenho aqui no Canada :P

Voltando ao assunto, que eu saiba os americanos tao la tambem nesta "guerra". (andam a lancar misseis a partir do mar)

Peres said...

110 Tomahawks lançados até agora Sintra

Hal said...

Com ou sem eles, acho muito bom. A situação estava a ficar medonha.