2011-03-26

Fazer backup ao estado de activação de produtos Microsoft

Repor o estado de activação de produtos Microsoft é uma questão de fazer cópia de segurança dos ficheiros responsáveis por dizer que um produto está activado e depois repô-los. Tem de se usar a mesma chave no produto ao que se está a repor a activação.

Porquê fazer cópia de segurança da activação? Porque as chaves que nós temos tipicamente são MAK, Multiple Activation Key. O que quer dizer que após X activações pela Net (ainda não percebi se 3 ou 5) deixa de ser possível activar um produto pela Net e tem de se telefonar para a Microsoft. Quem tiver rede fixa pode telefonar de forma grátis mas quem tem telemóvel tem de ligar para um número da rede fixa e gastar 3 ou 4 minutos no processo.

Assim, fica mais barato fazer cópia de segurança dos ficheiros. Em termos de tempo é capaz de se gastar mais tempo que a telefonar, dado que para repor os ficheiros é preciso parar serviços (e se for a repor a activação do Windows, ir para modo de segurança) e para além de parar serviços é preciso lidar com as permissões das pastas onde estão os ficheiros, nomeadamente andar a fazer cliques direitos e adicionarmo-nos como utilizadores com permissões para alterar aqueles ficheiros (alternativamente, no fim da página do link anterior está uma maneira para adicionar uma opção de "Take Ownership" ao botão direito do rato). Isto no caso do Windows. No caso do Office acho que não.

NOTA: os caminhos abaixo referem-se aos caminhos existentes no Windows Vista/7. No Windows XP serão diferentes.

Windows 7 (em modo de segurança e serviço Software Protection desligado)
%SystemDrive%\Windows\ServiceProfiles\NetWorkService\AppData\Roaming\Microsoft\SoftwarePlatform\*

%SystemDrive%\Windows\System32\spp\tokens\pkeyconfig\pkeyconfig.xrm-ms

(para sistemas 64 bits têm de copiar
%SystemDrive%\Windows\SysWOW64\spp\tokens\pkeyconfig\pkeyconfig.xrm-ms
também)

Crédito


Office 2010 (serviço Office Software Protection desligado)
%ProgramData%\Microsoft\OfficeSoftwareProtectionPlatform\*

%ProgramFiles%\Common Files\Microsoft Shared\OFFICE14\Office Setup Controller\pkeyconfig-office.xrm-ms
NOTA: em sistemas 64 bits, %ProgramFiles% é %ProgramFiles(x86)%.

Crédito



Office 2007
%ProgramData%\Microsoft\OFFICE\DATA\*
NOTA: naquela pasta também há activações do Office 2003.

Crédito


Como disse isto só funciona se tiverem uma chave e para casos de manter o estado de activação no mesmo hardware - ou semelhante - onde o software já estava antes instalado. Para os outros casos, há sempre a Baía dos Piratas :p


EDIT:
Já agora, no Windows XP
%WINDIR%\System32\wpa.dbl
%WINDIR%\System32\wpa.bak
No caso do XP é preciso à mesma carregar em "Activate Windows" mas teoricamente não chega a comunicar com os servidores.

Relativamente a mexer em ficheiros, se não se tiver permissões não dá mesmo (e ás vezes mesmo como admin há problemas -- no outro dia tentei apagar ficheiros pertencentes a um utilizador que já tinha apagado e não consegui). Se for apenas por o programa estar a ser usado por outro processo então pode-se usar o Unlocker para desbloquear o ficheiro.

2 comments:

jp said...

nice :)

Sintra said...

post sobre o "take ownership" - odeio qd me eh proibido apagar uma pasta ou ficheiro! (virus q se escondia na pasta recycler nas pens n deixava apagar - tinha q fazer umas macaquices ou entao ir pro linux)