2010-12-12

Macuntu 11.04

Estive agora a ver screenshots do Ubuntu 11.04 Alpha 1, que é suposto sair em Abril, e fiquei admirado.

A interface do Ubuntu 11.04 ao invés de seguir o Gnome Shell que é o sucessor esperado do Gnome vai implementar um Gnome com o Unity, que é o usado na interface dos netbooks. Falando em Português, é uma doca à la OS X mas lateral e não no fundo.

Mas nunca tinha pensado nele assim até perceber que o Ubuntu 11.04 vai seguir a filosofia do OS X e a barra de menus vai ficar no topo e não na janela... Será curioso ver a reacção do pessoal.



Review original

12 comments:

Anonymous said...

qq dia mudam o nome de ubuntu para Granny Smith e tá tudo feito.

Jamex said...

A barra ficar no topo é uma solução muito inteligente.
Pena terem demorado quase 30 anos para perceber isso.
Ao colocares relógio e menus tudo no mesmo sitio, poupas uma barra, logo ficas com mais espaço.
O ubuntu à muito que anda a seguir a filosofia do OSX. Basta olhar para o programa para gerir os discos que é praticamente uma cópia chapada do Disk Utility do OSX.

Jamex said...

Mas acho bem que copiem o OSX.
Já que é para copiar ao menos copiem por algo decente :D

Prata said...

Dun't like! Maybe that's just me. Tem a vantagem de que as janelas ficam uns pixels mais pequenas, já que partilham a barra lá em cima, mas é uma barra que fica sempre mais longe daquilo com que estás a interagir... Meh

Estou aqui estou com o DWM outra vez =)

Lúcia said...

É desta que largo o ubuntu....

Sintra said...

rofl
"games"
"graphics"
rofl

Zeca said...

Old news ... very old news... antes do 10.10 já podias por o sistema assim...

Com o 10.10 tens o netbook remix que usa o Unity por defeito...

Problema:
Tens de ter instalado drivers muito especificos (funciona com a 9400M, mas na 9600M GT tens de escolher os drivers, os recomendados não funcionam) porque aparentemente o Unity usa a gráfica com OpenGL ... não sei tb qual o impacto que terá na bateria...

Não funciona na maquina virtual com o VirtualBox (mesmo que actives a aceleração 3D da gráfica)

Nota:
Pessoas que compararam o Unity com o Mac OS X morreram misteriosamente...

katanas said...

É pá... Sinceramente acho que a usabilidade é superior como estava antes... já para não falar nos window buttons que desde o UBNT 10.X estão á esquerda... Uarrrgh! JEESUS!

Pedro Francisco said...

Zeca: há uma diferença entre "poderes pôr" e vir por omissão. Até porque a maneira de pôr era com um patch marado.

Katanas: sim mas a questão é que o caminho "oficial" era o Gnome Shell que ainda é mais confuso que o Unity no screenshot.

Acho que esta alteração é positiva.

Pedro Francisco said...

Sintra: houve um cliente interno na Valve do Steam e outro do WoW para Linux. Enquanto não houver marketshare não devem dar-se ao trabalho de os mandar cá para fora e suportá-los como deve ser.

Quanto a Graphics... Não me parece que tão depressa haja Photoshop para Linux mas se a Disney usa o GIMP quer dizer que para algumas coisas há-de servir -- apesar de sim, não substitui o Photoshop.

katanas said...

Bom... Também acho, isto é se puderes fazer disable a certos elementos. Como a barra lateral e "substiuí-la" pela Docky ou assim...

erm... o unity suporta ícones no background? no meu Netbook não...

Sintra said...

Epa, muito sinceramente, e dum ponto de vista o mais objectivo possivel, acho que coiso e pronto.