2010-12-02

Kanguru: review do tarifário ilimitado de €35

Novo review neste blog, "3G: Kanguru VS Vodafone" (Abril 2011).


Aqui fica um pequeno review ao serviço de Kanguru, motivado pela minha frustração. Pensei em chatear-me e mandar mail à ANACOM a queixar-me, mas resolvi não perder tempo com isso. Fica portanto aqui a descrição do serviço acessível a quem se interessar a procurar no Google.


Pessoalmente, gosto muito do Kanguru, permite-me ter Net em qualquer lado a velocidades razoáveis, daí não ter mudado para um operador 'fixo'.

Sendo um operador de net móvel há-que não esperar grandes velocidades mas tipicamente estas chegam aos 200/300kB/s, com máximos de 500kB/s, se tiverem numa zona com 3,5G. Caso contrário esperem velocidades de 50kB/s.

A interface (para Windows e Mac) é também das mais simples de usar. Aqui não dá para mandar nem receber SMS mas com isso vem a vantagem de que o programa é basicamente um botão de On/Off.

A maior questão de um serviço de Net móvel é o tráfego máximo 'permitido'. O tráfego permitido, nos tarifários ilimitados, é... ilimitado.

Mas está-se sujeito à velocidade ser reduzida a níveis de 10kB/s se forem meninos maus, apesar do apoio ao cliente não ter conhecimento disto (provavelmente não lhes dizem ou não estão autorizados a dizer).

Segundo informações que vi nos fórums da Zwame sobre o Kanguru [forum.zwame.pt] a velocidade a partir dos 15GB por mês seria reduzida a 128kbps [optimus.pt]. Não creio no entanto que isto corresponda à realidade.

Creio que a partir dos 20/25GB a velocidade é reduzida para valores por volta dos 800kb/s (100kB/s). E que a partir dos 30GB é reduzida para os tais 128kb/s (16kB/s).

Aparenta que os cálculos são feitos a partir dos últimos 30 dias, o que quer dizer que quando muda o mês a velocidade não sobe miraculosamente.

Para além disto, a velocidade à noite costuma reduzir-se. Há quem diga (não me recordo onde) que o tráfego dos tarifários limitados tem prioridade sobre o ilimitado mas sinceramente não me recordo onde possa ter ouvido isto.

Para novos clientes, a 'recomendação' típica do pessoal dos fórums do Zwame é que se deve escolher um tarifário limitado e só se necessário migrar para o ilimitado e arriscar perdas de velocidade a certas horas do dia.

Concluo aqui o meu review e espero que outros façam o review dos outros operadores aqui no blog ou nos comentários.



Zeca:

Cá vão os meus 2 tostões quanto à Zapp....

Velocidade contratada: 2.5Mbps
Preço: 30€/mês (era suposto ter subido para 35€/mês ao fim dos 12meses de fidelização, tal não aconteceu)

Por mais 10€ podem ter dois modems em simultaneo... (embora tenha 2 modems, não tenho um deles activo)

Os dois modems que tenho são o Z020 e o Tornado ... enquanto o provedor ofereceu o Tornado de borla (dando inclusivé 2 meses de uso de ambos em simultâneo) a suposta melhor qualidade de sinal ou aumento de velocidade não se fizeram notar...

Se o plano de +10€ por outra ligação tiver a mesma qualidade que a que tive durante esse periodo, então é algo a pensar para aqueles que queiram ligar 2 máquinas em dois pontos móveis no país com trafego ilimitado...

Pontos Neutros:
A velocidade máxima que registei até à data de hoje foram 300KB/s que é muito perto do máximo possivel (em Aveiro)
Aqui pela terrinha (leia-se: Mirandela) a velocidade ronda os 100KB/s (com a ADSL mais rápida do bairro tenho 80KB/s.... se tiver)

Pontos Bons:
Não encontrei sítio algum onde não houvesse cobertura! No entanto há sítios onde embora seja reportado um sinal forte a velocidade deixa algo a desejar...

Qualquer um dos modems funciona em linux, windows ou mac... para windows ou mac, existem drivers (não sei se em mac são bons ou maus) e para linux é simplesmente reconhecido como um modem série
Também dá em routers openWRT, DD-WRT ou Oleg Modificado (a propria Zapp.pt tinha uma ligação ao site com este firmware pra routers ASUS, e tinha na loja online o WL500g com o firmware já injectado) sem nenhuma 'invenção' .... pelo menos as versões que testei...

A estabilidade é muito boa, estável mesmo com mau tempo e em divisões internas da casa - cheguei a ter o modem ligado ao router na dispensa da casa, que é bastante 'resguardado'.

Pontos Maus:
No inicio, e diga-se que a Zapp ainda tava a começar, tive umas crises de velocidade... após 300Mb de tráfego feitos num dia era activado um mecanismo de throttling ... passando a usufruir de 10KB/s no máximo. Actualmente isso já não ocorre.

Os piores pontos desta internet são mesmo a latência e a velocidade de upload...

A latência ronda os 200ms, por isso, pra jogos online, é bom que seja algo por turnos ou quanto muito de estratégia... de corrida sem colisões tb pode ser... :] .... em Aveiro rondava os 100ms cheguei a jogar FEAR online sem grandes problemas...

Upload, pra mim é o que está mesmo mal... tentar mandar 5MB pela net é frustrante... demora quase 10mins, ou seja, o upload faz-se a 10KB/s... e isto é especialmente importante porque se entupirem o upload a latência vai aumentar ... e muito!

Ricardo, TMN? :P
Davim, Vodafone? :P

10 comments:

Hal said...

Meu, basta perderes 5m a enviar a carta à ANACOM para formalizar o teu protesto... assim é só random rant.

ArabianShark said...

Agreed, no teu lugar, já tinha gentilmente informado a Srª. Dª. Anacom.

Eu também já experimentei Zapp e Vodafone, ambas nos seus primórdios, portanto isto já vai um bocado datado, mas, mesmo assim...

A Vodafone providencia(va) um serviço de internet móvel bastante razoável. Dava para streams de áudio e vídeo e mesmo para fazer downloadas (HTTP/FTP, não experimentei P2P e imagino que fosse assaz horrível) a velocidades baixas, mas aceitáveis. Por outro lado, na altura, comprometi-me a uma fidelização com a condição de que pudesse cancelar o serviço de internet e manter-me cliente por via do serviço telefónico (há dúzias de clientes Vodafone com assinatura na minha família, eu incluído), mas, quando cancelei o serviço, caíram-me em cima com taxas punitivas.

A Zapp foi a pior experiência de internet que algum dia tive, ponto final.

Zeca said...

Quanto à TMN posso dizer que a cobertura em Mirandela é tudo menos fantástica - tenho de ir para a rua, ou pendurar-me no parapeito da janela, se me quiser ligar .... e mesmo assim 30KB/s no máximo...

A Vodafone (o meu vizinho tem) safa-se bem melhor :]

Jamex said...

Queixa-te a Anacom não é no blog.

Agora desculpa o que te vou dizer e já to disse várias vezes.
Na minha opinião essas placas foram inventadas e servem para utilização esporádica, mail, sites, e pouco mais.
Não para um utilização intensiva como tu usas.
É normal que te sintas frustado a usar isso.
Se já as por cabo e ADSL são uma treta, esperas que por 3G seja melhor?
LOL

A unica internet que até agora não tive problemas foi com a MEO Fibra mas infelizmente ainda não tive oportunidade de testar exaustivamente.

Epá e 35 gigas consumo eu cá em casa.
E somos 3 pessoas a gastar do mesmo.

Em relação a da TMN tenho uma mas uso MUITO esporadicamente.
O driver para OSX é uma grande treta, mas depois de se tirar o PIN funciona as mil maravilhas.
Ele embirra é com o PIN
Tenho uma huawei E180 mas antes tive uma ZTE e tive de a trocar, nem conseguia instalar aquilo....

Pedro Francisco said...

Eles agora têm a PUA, vou-me queixar de quê? Só acho uma pena a PUA ser difícil de encontrar o que não me deixa fazer uma escolha informada...

Jamex said...

PUA???? o k é isso?

Pedro Francisco said...

Política de Utilização Aceitável, AKA, limites soft mas que têm consequências...

Zeca said...

"Se já as por cabo e ADSL são uma treta, esperas que por 3G seja melhor?"

No meu caso sim .... a net móvel da Zapp é mais rápida que a ADSL da sapo neste local.... e antes que digam algo.... aqui só há ADSL da Sapo (8Mbps no centro da cidade, 2Mbps e bem instáveis em casa)... fibra.... cabo? Keep dreaming...

E a grande vantagem é mesmo a de a poder levar pra qq lado :]

Sintra said...

PUA!
Ainda me lembro do fail do Telmo a tentar escrever PUTA.
ahahahahah

Anonymous said...

Tens smp a DECO, tb é capaz de ajudar!