2010-12-07

Fundador do Wikileaks preso

O Julian Assange foi preso na Inglaterra, após se apresentar voluntariamente numa estação de polícia hoje ás 9h30m, no que suponho ser a hora local.

Será curioso ver como isto se desenrola mas provavelmente ele ficará preso definitivamente (ver o EDIT).

A notar há que uma das acusadoras trabalhou com um agente da CIA no passado e que o Assange publicou 1,3GB de informação codificada com os dados originais (ou seja, nomes de informadores, locais, etc.) a ser descodificada com uma chave a ser fornecida caso ele fosse preso -- na altura assumiu-se que preso relacionado com o Wikileaks, não se sabendo por isso o que ele vai fazer agora que foi preso, oficialmente, por outras razões.


EDIT: quando disse definitivamente queria dizer que devia ser condenado a pena de prisão (usei definitivamente por oposição a prisão preventiva).
Provavelmente devem é tentar extraditá-lo para um país onde possam considerar como crime a publicação de documentos secretos (nos Estados Unidos não é; podem é argumentar que a WikiLeaks não é um jornal por isso facilitou o leak e bla, bla, usando legalês qualquer).

7 comments:

Peres said...

You beat me to it...

A ver se é a primeira vez que alguém é condenado a prisão perpétua por assédio sexual.

jp said...

Peres -> you have point. Mas eu aposto numa extradição...

Peres said...

Tecnicamente, só pode ser extraditado para a Suécia, que é onde ele é acusado.

E foi-lhe recusada fiança à momentos. Deve ser pelo perigo de assediar mais alguma ex colaboradora da CIA indefesa.

Zeca said...

Swedish prosecutors told AOL News last week that Assange was not wanted for rape as has been reported, but for something called "sex by surprise" or "unexpected sex."

O.... Kay.....

ArabianShark said...

Surprise buttsecks?

Sintra said...

error, unexpected sex found
rofl wtf?

Peres said...

visa, mastercard, paypal atacados por anon