2010-11-13

Browsers para 'dumb' phones

Caso não tenham um iPhone ou um Android e andem a navegar na net percebem claramente porque é que até agora o acesso à Internet em telemóveis não tem tido muitos apoiantes. Os ecrãs são pequenos e, como se isso não bastasse, os browsers que vêm com os telemóveis suckam um bocadinho.

Para verem o nível de suckyness basta ficarem a saber que, no caso do meu super SonyEricsson V600i até o site do Twitter na sua versão móvel fica lento.

Impõe-se portanto encontrar alternativas. E é com ar ligeiramente chateado que digo: há e não há, dependendo de quererem um browser que suporte segurança entre telemóvel e site. Passo a explicar.

Os três browsers que há, como são para 'dumb' phones tipicamente com pouco poder de processamento, fazem o processamento da página em servidores da empresa que os programa (ou seja, as palavras-passe passam por lá...). Se esse facto não vos preocupar, então têm três opções: Opera Mini, Bolt Browser e UC Browser (obrigado Lúcia!).

As minhas recomendações são pela ordem em que os disse. O Bolt Browser em termos de funcionalidade merecia ficar em primeiro lugar: suporta Youtube e apresenta o site tal como é, ao contrário dos ouros dois(1) que tornam os sites mais "lineares" de fora a ser só preciso fazer scroll na vertical. Não me recordo se o Opera Mini suporta Youtube mas sei que o UC Browser não. O único -- mas fatal!! -- problema do Bolt Browser é o facto de encravar ao mostrar o disco-bar. Apenas consigo retroceder depois do site carregar, não consigo sequer andar com o cursor.

Relativamente a tornar o site mais linear, tomando como exemplo o disco-bar, o Bolt Browser mostra o site tal como é; o UC Browser mete as sidebars em "baixo" e divide o site em três páginas e o Opera Mini(1) descarta completamente a sidebar.

EDIT: afinal o Opera mostra a sidebar em baixo; de qualquer maneira, em termos de scroll o Bolt e o UC são melhores, pois têm teclas de Page Down/Up que tornam mais rápidos os saltos para determinada posição na página.

Requisitos dos browsers: suporte a Java por parte dos telemóveis. Em linguagem técnica, funcionam no meu que tem MIDP2.0 e CLDC1.1, que acho que são as normas mais comuns.


Já quem tiver um smart phone tem mais opções, nomeadamente -- e assim de memória -- o Opera Mobile, que já é um browser digno desse nome. Deve haver ainda mais browsers para iPhone e Android mas esses são facílimos de encontrar.


NOTA:
(1) só consegui testar o Opera Mini na versão 3.2, que é a versão que corre no meu, a mais recente é a 5.

Adenda:
Já agora, quem quiser usar Twitter no telemóvel, tem à disposição três clientes. Os dois primeiros não funcionam no meu (o meu telemóvel em específico não aceita certificados SSL com 'wildcard', como o que é usado pelo 'site' api.twitter.com), mas cito-os por uma questão de 'completeness', até porque devem funcionar bem noutros modelos:

3 comments:

Sintra said...

Alrighty then jolly good fellow!

Opera rox em tudo.

jp said...

I Haz Opera Mini...and it verks just fine. :)

Zeca said...

Opera Mobile here, o S60 Webkit based também não tá mal (mas não tentem abrir páginas com mais de 3MB).... o Skyfire era bom até os servers ficarem inundados ... lulz...

O Opera Mini funciona também em dispositivos tacteis :]