2010-10-17

Browsers wars 2010

Após uma conversa com o Mesquita lembrei-me que seria adequado escrever mais uma vez sobre o nosso tópico de conversa favorito, qual a melhor distribuição de Linux maneira de navegar nas Interwebz, nomeadamente, qual o melhor browser.

Antes demais, as poucas vezes que me experimentei o Safari em Windows não gostei, por isso nem tenho dado hipótese ultimamente. Tenho ideia que o port que a Apple faz das coisas para Windows é por uma questão de assegurar compatibilidade com os seus produtos em Windows e não tanto fazer uma coisa excelente a nível de performance.

Assim sendo, e estando avisados que ignoro o Safari à partida e não tenho investigado nenhum dos pequenos, nomeadamente Konqueror, Arora, Rekonq e Epiphany, aqui vai a minha opinião.

A vitória vai, sem qualquer sombra de dúvida, para o Google Chrome. É rápido e... bem é rápido. Querem um browser ou querem um canivete suiço? Usando o motor desenvolvido pela Apple para o Safari, o Webkit, por sua vez baseado nos seus primórdios no motor desenvolvido pelo KDE para o Konqueror.

Em segundo lugar, fica um empate entre o Opera e o Firefox. O Opera é teoricamente mais rápido que o Chrome e é mais rápido que o Firefox, mas principalmente na versão Linux parece que o primeiro segundo ou assim a carregar as páginas se engasga. Também a puxar a minha preferência para o Firefox está a existência do Tabview/Tabcandy na versão beta que facilita a tarefa de ter várias tabs abertas, especialmente se as tabs forem associáveis em "grupos" diferentes, p.ex., notícias VS jogos VS trabalho. Em vez de andar à caça das tabs no meio umas das outras, só estão visíveis as que interessam. E não, o uso de sessões ou várias janelas do browser não traz o mesmo conforto.

Agora as desvantagens e os detalhes técnicos: o Chrome não traz a facilidade de ver se um site tem RSS, ao contrário dos outros que mostram o ícone laranja do RSS; o Chrome tem o código na sua maioria open-source, pela mão do projecto Chromium, mas tem componentes fechados que entre outras coisas podem -- em determinadas situações ocasionais -- mandar uma identificação para os servidores da Google -- por exemplo, em alturas de updates.

O Firefox beta é, enfim, uma beta, e a versão estável actual, a 3.6.10, é exasperadamente lenta face à concorrência. O Firefox é open-source.

O Opera é closed source mas fora isso é perfeito. Há quem jure também pelo cliente de mail do Opera e para além disso tem ainda cliente de IRC e torrent incorporado.


E vocês, que dizem? Fire away!

Zeca: Corrigi alguns erros...

18 comments:

Sintra said...

Opera.
Tenho mesmo que argumentar?

Pedro Francisco said...

Ya :p

neca said...

tive todos.

escolhi o chrome porque olha, é rápido.

Mas quanto aos processos de tabs separados é treta, qd tem de crashar crasha tudo.

Sintra said...

Ora, por onde comecar...
Pego pra ja nas tuas palavras: "O Opera é closed source mas fora isso é perfeito."

+ browser mais rapido do mercado (tendo sido o mais rapido ou segundo mais rapido desde que o uso)
+ primeiro browser a usar tabs (tem uma equipa por tras com visao)
+ tudo que precisas (e mais) num browser sem teres que instalar mais nada. Ha coisa de ano e meio atras vi-me forcado a usar IRC - estando ja mto longe do IRC pensei "que merda vou usar?". Simples, o Opera vem com cliente IRC e eh extremamente facil configurar e usar.
+ uso este browser ha mto mto tempo, tendo experimentado varios outros ao longo dos tempos mas voltando sempre ao Opera.

Nao uso todo o potencial do browser. Nao uso o inbuilt torrent downloader (que de um modo mto simples esta incorporado no sistema geral de downloads), nao uso os mouse gestures (que existem no opera ja desde 2001), nao uso o sistema de email, nao leio feeds (mas cheguei a faze-lo na altura em q o csnation bombava).
Mas eh bom saber que isso esta tudo disponivel se alguma vez quiser usar.

Resumindo, eh um browser solido no qual se pode confiar. Pra que usar outro se o Opera faz o mesmo e mto provavelmente melhor?
Para mim eh perfeito, ainda que nao seja open source.

Por fim, eu tenho sempre razao e digo que o Opera eh o melhor.

Pedro Francisco said...

O Opera a carregar páginas ás vezes parece que bloqueia.

O Chrome qd se passa não responde ao rato, e tenho de o mandar abaixo, mas crashar todo nunca me aconteceu...

Zeca said...

Hmm... os browsers mais rápidos no meu portátil são o firefox 4 beta e o Minefield 64bits... ...embora o ultimo update do Minefield me esteja a crashar constantemente... enfim, é o preço a pagar por usar pre-releases...

O Firefox está disponivel em 3 versões diferentes :/
3.6.10 - 4.0b6 - Minefield

O Chromium tb rola bem, melhor que a versão actual do Chrome.... o mais lento é o Safari, seguido pelo Opera... ...o Opera Turbo ironicamente faz carregar as paginas muito mais devagar...

O Google Chrome é a minha recomendação a quem só queira 'ir à net'... a versão disponivel já trás o plugin de flash e não requer previlégios de administrador pra ser instalada (a segurança do windows é algo ridiculo)

Claro ... só falta falar do suporte ao WebGL, video codecs, HTML5, CSS5 e ... bem ... deixo isso prós mais curiosos...

Zeca said...

PS: o Minefield é na pratica a 4.0b7pre ... claro ... amanhã pode já não ser .. :]

Pedro Francisco said...

O Google Chrome é instalado em %APPDATA% daí não precisares de direitos de administrador.

ArabianShark said...

Já que ninguém parece gostar do Safari em Windows, não vale a pena lembrar o exploit conhecido que ele gera.

Posto isso, em apologia do Opera (que é o que eu uso), é rápido quanto baste tanto em carregamento de páginas como de conteúdos e downloads e não consome tantos recursos como o Firefox. No entanto, uma carrada de vezes dá-me uma página de erro (could not resolve server) e, no instante a seguir, está tudo bem, excepto quando dá quando estou a postar, caso em que perco o post. E de cada vez que quero sacar um torrent (e não uso o cliente do Opera) ou me pergunta se quero abrir com o Opera ou outro programa, mas a lista dos outros peogramas é, invariavelmente o Opera, apesar de não ser o system default, e não me deixa guardar guardar a minha escolha para futura referência ou nem me dá essa possibilidade e açambarca logo o torrent, dependendo do site.

O Firefox também é porreiro, mas é mais lento e consome mais recursos.

O Chrome é o meu preconceito de estimação, por isso não liguem ao que eu disser dele.

E, já agora, o IE sucka (caso não soubessem). No entanto, é o único que suporta a ferramenta de personalização do site da Aston Martin. Não há espinho sem rosa (por acaso até há).

Sintra said...

Isso do sacar um torrent tens que ir a Settings, Preferences, Advanced, Downloads, uncheck Hide file types associated with Opera, search torrent, Edit e agora fazes como quiseres. Eu tenho pra abrir o BitTorrent.
Por acaso tbm achei uma beca fail ser tao complicado meter isto a funcar como eu gosto, mas pronto la andei ah procura.
Qt a isso do consumo de recursos, tinha ideia q o opera era pesadito. Mas sim, sem duvida o browser mais rapido.

ArabianShark said...

Pesadito? Depende. Com mais de uma dúzia de tabs abertas, está a papar coisa de 500 megas de memória, o que não é exactamente leve, mas é melhor que o Firefox nesse aspecto, que com menos tabs come 600+ megas na boa.

Hal said...

O opera é tao feio, porra... em Win uso o Chrome e estou bastante contente, em Mac uso o Camino (FF *rápido*) ou o Safari (como plano b).

ArabianShark said...

A sério? Pois eu acho o Chrome abominavelmente feio (mas lembrem-se do preconceito).

Sintra said...

Pois, acho que ao discutir qual o melhor browser podiamos ficar pelos aspectos tecnicos dos browsers e ignorar o... bem, aspecto.

EI QUE SA FODA, O OPERA EH VERMELHO BENFICA, BROWSER MAIS LINDO DO MUNDO!!!!!!!!!!!!

ArabianShark said...

De qualquer forma, é um ponto inerte da discussão, já que há skins e tretas que tais para mudar o aspecto do bicho.

Ou é só o FireFox?

Zeca said...

Firefox, Opera e Chrome dá pra trocar facilmente de skin ... quanto aos outros não sei ....

Claro que há sempre algumas limitações quanto ao que se pode trocar com a skin :]

Seja qual for o browser tem é de fazer o que o utilizador espera dele ...

Já agora ... o Firefox Sync ou o que o Opera tem cujo nome não me lembro, são ferramentas de sincronização brutais pra quem anda sempre a passar de portátil pra desktop e quer manter os bookmarks direitinhos ..

JP said...

http://www.fenrir-inc.com/global/sleipnir/

Pedro Francisco said...

Já agora, o Opera foi o primeiro dos grandes a ter tabs mas não foi o primeiro.