2010-05-01

Migração Pluricanal ⇒ ZON (ou: porque é que a ZON Box sucka um bocadinho)

A Pluricanal fornecia serviço analógico e digital a vários clientes.
Os sinais digitais não tinham qualquer informação de programação nem ordem mas pronto, não me chateava muito.

Entretanto a ZON comprou a Pluricanal. Após um pequeno upgrade (realizado segunda-feira passada, creio) passou a haver 37 canais analógicos em sinal aberto e todos(*) os canais digitais passaram a estar codificados.

Passei portanto a ter a informação de programação na TV (e na ZON PowerBox também obviamente) mas já sem conseguir ver os canais na televisão directamente.

Isto quer dizer que qualquer visualização de canais da ZON ou se cinge aos 37 canais analógicos ou requer uma ZON PowerBox para serem vistos, o que seria aceitável, apesar de irritante por ter mais um comando.

Para além disso a ZON PowerBox (que está ligada à televisão por SCART):
  • não fornece a qualidade de imagem igual (parece-me pior que analógica, o símbolo da TVI em vez de arrendonado parece ter quadrados)


  • o som não tem o mesmo volume (é necessário aumentar o volume da televisão de tal maneira que com a PowerBox em mute se ouve barulho de fundo)





  • Do ponto de vista de implementação por parte da ZON faz sentido: é uma solução one-size-fits-all. Do ponto de vista do cliente leva-o , no mínimo, a ter de inchar no mínimo €2,85 por mês no aluguer da ZON PowerBox e a ter de comer com os outros defeitos. Mesmo que a televisão tenha suporte a CI Card (como a minha tem) que permite descodificar os canais na própria televisão, a ZON não o fornece.

    É enervante.

    (*): não verifiquei todos depois de ver que os 10 primeiros estavam codificados; a Al-Jazeera está em sinal aberto, mas todos os outros em que passei, inclusive RTP1 e TVI, estão codificados.

    EDIT: ainda não consegui perceber se se paga a ZON PowerBox ou não.

    3 comments:

    Sintra said...

    Sinal digital é sempre assim.
    Requer um descodificador (no teu caso a ZON PowerBox) que receba o sinal digital, descodifique, e envie para a TV.
    É um pouco ridículo sim, teres que ter mais um comando, visto que eu lá no Canadá tinha algo semelhante, mas tudo num só comando (conseguia mudar a TV entre recepção do sinal por cabo, sinal do PC, sinal video, e mais umas 7 alternativas).
    O próprio usar descodificador é ridículo. Isso é anos 90.
    Quanto à qualidade de imagem e som, lamento. Eu com sinal digital só posso dizer que tive boas experiências nesse campo (HDTV, som 5.1).

    Pedro Francisco said...

    Pois, é que a minha televisão já suporta fazer descodificação! Se os gajos da ZON fornecessem o CI Card que a TV precisa para ter as chaves para fazer a descodificação eu podia só usar o comando da TV e ter todas as features da Box...

    Jamex said...

    Olha aqui:

    Se tens a cinzenta, descarna o cabo do radiador e enfia lá vais ver que dá um estoiro fixe e pede uma nova, mas a PRETA.