2009-12-28

Alcest - Souvenirs D'un Autre Monde

Ora bem, já não me lembro há quanto tempo não escrevia uma review de um álbum mas cá vai.

Apresento-vos Alcest, uma one-man band do relativamente famoso músico francês Neige (Peste Noire, Mortifera, Amesoeurs, etc...), tradicionalmente ligado ao black metal. Antes que deixem de ler isto, devo informar que este álbum é "girlfriend safe" (que é como quem diz fraquinho o suficiente para que vós, panisgas, o consigam ouvir sem se queixarem que isto "é só barulho" :P).

Tecnicamente falando, é o filho bastardo de shoegaze e black metal, ou mesmo um primo de post-rock; são notórias as influências do trabalho prévio de Neige neste álbum apesar da diferença monumental de estilos musicais (nomeadamente a nível das guitarras).

Deixo-vos uma amostra (a parte final então - a partir do 04:30m - arrepia-me sempre):



Tranquilo, melancólico e poético, mas ao mesmo tempo épico e intenso.

PS: e boas festas malta!

2009-12-20

O ano em revista

Quando, há muito, muito tempo, começou a haver telemóveis com máquina fotográfica, eu terei dito "sim senhor, uma ideia gira, mas, por enquanto, inútil, já que não têm resolução que chegue para imagens de jeito." Devíamos estar em 2003, e telemóveis que tirassem fotografias a 800x600 ainda vinham longe.

Hoje vou fazer um post só com fotografias tiradas com o meu telefone ao longo deste ano. Para vosso conforto, vou tentar datar as imagens.



28 de Janeiro de 2009, 17:00, Estação de Correios de Aveiro


Reparem na etiqueta amarela. Dá gosto ver as instituições do estado português promoverem o bom uso da língua portuguesa, empregando os termos (não és tu, Saurnil) correctos em vez dos seus equivalentes estrangeiros. Muito bem.



15 de Maio de 2009, 18:20, Continente de Viseu (o Porto é uma nação, mas Viseu é um continente... de FAIL!!!)


Não sei se este chá é inconquistável por mar ou se é uma armadilha... pelo sim, pelo não, fico-me pelo chá Woolong que vou trazendo de Londres e pelo Ice Tea.



30 de Junho de 2009, 00:40, bar Chic, em Aveiro, perto do Glicínias


Esta tem seu quê de improvável e de inexplicável. Faço notar que a fotografia não está tremida; nós é que já estávamos tremidos... e o nariz do gajo da direita não é assim tão grande...



30 de Junho de 2009, 00:40, bar Chic, em Aveiro, perto do Glicínias


Por que é que este lindíssimo casal está de língua de fora? Devem estar enojados com a qualidade do serviço. De resto, foi uma noite bestial.



25 de Julho de 2009, 16:15, Worten de Viseu


Estes gravadores de MP3 que precisam de bobinas de fita magnética para armazenarem as suas gravações são suspeitos... É Viseu!



2 de Setembro de 2009, 00:25, minha casa


Sabem lá, pode faltar a luz quando eu estou a lavar a cara...



2 de Setembro de 2009, 00:25, minha casa


... ou a tomar duche.



2 de Setembro de 2009, 22:00, uma varanda no Cais do Alboi


Sabeis aqueles indivíduos a quem a Virgem Maria aparece nas tostas mistas? Pois a uma estudante norueguesa que veio fazer Erasmus cá a Aveiro apareceu um urso polar no bolo de chocolate...



20 de Novembro de 2009, 19:45, minha casa


Finalmente actualizei o firmware da minha máquina fotográfica - perdão, do meu telefone - para a versão 3.1.2. A fotografia é de parte de um documento do Word, no meu monitor.



20 de Dezembro de 2009, 17:15, um apartamento no Bairro de Santiago


A Inga vai-se embora esta noite, de volta para a Noruega. Foi fixe conhecê-la. Se quiserem conhecer gente fixe como ela (e alguns estafermos, sem dúvida), juntem-se ao programa Erasmus Buddy (perguntem no GRI).


Foi um ano giro. 2010 será melhor (atitude positiva!).

Boas Festas, meus amigos!

Pax vobiscum atque vale.

DJIMGOBELS CRL, DJIMGOBELS!!!!

Achei fascinante não existir uma única entrada no google para esta magnífica palavra que é o "djimgobel".
Este post serve para possivelmente vir a existir uma entrada.


EDIT: 'puxado' de 24-12-2007 para 20-12-2009 by Pedro

2009-12-14

Uma classe aparte

No outro dia estava a ver um episódio de uma série de desenhos animados da Fox (Se não eram os Simpsons nem o Family Guy, devia ser o American Dad) quando me apercebi de uma coisa: já não me identifico com nenhuma das personagens.

Claro que isto é uma coisa banal para se dizer; uma vez que todas as personagens destes programas são caricaturas, ninguém, no seu perfeito juízo (ok, pronto, no seu juízo aceitável, a bem da inclusividade) se deve identificar com elas. Mesmo assim, apercebi-me de que não há nenhuma personagem com a qual me pudesse identificar, porque a minha (e, por extensão, a nossa) classe não está representada em nenhum destes desenhos animados. Quando não, vejamos:

(que fixe, um post com imagens!)



Nome: Homer J. Simpson (O "J" é de "Jay")
Idade: Oficialmente estabilizada aos 38.
Profissão: Técnico de segurança numa central nuclear (principalmente)
Desenho Animado: Os Simpson

Não só esta personagem é demasiado velha para representar a nossa classe, mas também é um idiota chapado, ao passo que nós somos uma classe educada, inteligente e... OK, pronto, mas não somos tão idiotas como o Homer!




Nome: Bartholomew J. Simpson (O "J" é de "JoJo")
Idade: Oficialmente estabilizada aos 10.
Profissão: Aluno da Escola Primária
Desenho Animado: Os Simpson

Claramente, este rapazola é novo demais para ser como nós. Ah, pois, e depois há aquela história de ser irrascível eo ponto do extremo, ter mau aproveitamento escolar, o factor criminoso e o facto de ter a voz de uma adepta da Cientologia.



Nome: Margaret "Maggie" Simpson
Idade: Indeterminada, mas estimem qualquer coisa.
Profissão: Desempregada
Desenho Animado: Os Simpson

Claro que agora estão a dizer "Mas que parvoíce, incluir uma bebé numa lista de potenciais candidatos a representantes de um grupo de gajos de vinte e tais". Permitam-me dizer, em minha defesa, "Tendes razão". Mas acho que merecia ficar registado este link.




Nome: Apu Nahasapeemapetilon (Tentem dizer três vezes depressa)
Idade: 42
Profissão: Funcionário de uma loja de conveniência
Desenho Animado: Os Simpson

Este senhor quase se aproxima de representar a nossa classe: trabalhador, inteligente (faço-vos lembrar que tem um curso do Caltech, que, neste caso, quer dizer Calcutta Technical Institute, não California Technical Institute), é entendido em tecnologia (Tem um doutoramento em programação do Springfield Heights Institute of Technology. Abreviem se quiserem) e trabalha num país que não é o seu país de origem (imagino que não hei de ser o único à espera de acabar o meu mestrado para me por a andar desta terra). Só tem é o dobro da idade que devia ter. Lá quase...



Nome: Moe Syzlak (Se acham que o nome soa Polaco, ficam a saber que é Holandês)
Idade: Velho demais para os nossos propósitos
Profissão: Barman
Desenho Animado: Os Simpson

Mais uma vez, temos um licenciado (da universidade de bartending, mas licenciado) com um gosto particular por violência armada (ele pega na caçaeira para defender o bar, nós pegamos na... railgun para defender... o... a... o coiso... a tal... Black Mesa, pois! OK, alguns de nós são mais shooters que outros), mas se algum de nós se identifica com o pobretanas que se tenta suicidar todos os Natais e sistematicamente afasta toda e qualquer alma caridosa que lhe mostre compaixão, eu conheço uma psiquiatra bestial.



Nome: Peter Löwenbräu Griffin
Idade: 44
Profissão: Inspector de segurança numa fábrica de brinquedos, funcionário de remessas de cerveja
Desenho Animado: Family Guy

Não só esta personagem é demasiado velha para representar a nossa classe, mas também é um idiota chapado, ao passo que nós somos uma classe educada, inteligente e... OK, pronto, mas não somos tão idiotas como o Homer! Perdão, o Peter...



Nome: Christopher Cross Griffin
Idade: 14
Profissão: Estudante
Desenho Animado: Family Guy

Se não fosse morbidamente obeso, para uma criança de 14 anos, uma criança de 14 anos e burro que nem uma porta (de 14 anos, pelo sim, pelo não) até podia ser o nosso representante, com aquela atitude bem disposta e boa natureza. A menos do facto de que a maior parte de nós não tem um macaco maléfico a morar no armário. Quero dizer, pelo menos eu não tenho. O meu macaco do armário é extremamente simpático, educado e ajuda com as limpezas cá em casa.




Nome: Stewart Gilligan Griffin
Idade: 1
Profissão: Desempregado
Desenho Animado: Family Guy

Inteligente, carismático, tecnicamente capaz, um tanto ou quanto rápido a recorrer à violência, divertido, determinado... Podia ficar aqui um bocado valente a listar tudo o que ele tem em comum connosco, mas derrubo a lista inteira com duas palavras: fralda e matricídio. Também é verdade que é homossexual. Não sei se algum de nós é homossexual, mas estou em que a maior parte de nós não o é. Digo eu, digo eu...



Nome: Cleveland Brown
Idade: Quarenta e tais
Profissão: Leiloeiro, Dono de uma charcutaria
Desenho Animado: Family Guy

A frase "Peter, you and five of those prostitutes leave!" quando o supramencionado Peter tinha trazido (vozinha da Rua Sésamo) "One, two, three, four, five, six, seven!" (Peter) "Seven. Seven prostitutes." diz tudo. Sim, porque qualquer um de nós era homem que chegue para não só mais que duas como também para não recorrer a vulgares meretrizes. Tenho dito.



Nome: Glenn Qagmire
Idade: 61 (caso estejam a questionar-se, cenouras. Muitas cenouras)
Profissão: Piloto comercial
Desenho Animado: Family Guy

Tarado sexual nem sempre é o suficiente para menosprezar o facto de ter três vezes a idade da nossa classe, mas, neste caso... Livra! Por outro lado, um gajo que goste de se divertir com miúdas ou com os amigos e com um emprego à maneira merece uma menção honrosa neste post. Giggity!



Nome: Stan Smith
Idade: 42
Profissão: Oficial de Espionagem da CIA, perito em armas
Desenho Animado: American Dad!

Uma coisa que salta logo à atenção acerca desta personagem é que está em demasiado boa forma para ser o nosso representante. Outra coisa é que tem o dobro da idade que devia. Outra ainda é que é burro que nem um calhau. Mais uma seria o seu patriotismo fanático e apoio ao partido republicano e ao ex-presidente Bush (o segundo). Podia tentar listar as semelhanças, mas já não vale a pena...



Nome: Steve Smith
Idade: 14
Profissão: Estudante
Desenho Animado: American Dad!

A parte do "nerd" mais ou menos que se encaixa no nosso esterótipo. Daqui a sete ou dez anos, a não ser que o garoto envelheça à velocidade dos Simpson (ou seja, nunca), talvez seja como nós. Até lá, receio bem que não.



Nome: Roger
Idade: 1600
Profissão: Desempregado
Desenho Animado: American Dad!

É um bocadinho para o velho para nos representar devidamente. E é alcoólico. E um sacana mentiroso. E obcecado por perucas e disfarces. E um agarrado da pior espécie à televisão diurna (que, diga-se de passagem, nas palavras de Glen Duncan, "deprime Deus"). Ah, pois, e é de outro planeta. Tirando isso, ainda assim não é boa escolha...



Nome: Klaus Heissler
Idade: Indeterminado, mas, uma vez que era adulto em 1986, velho demais
Profissão: Esquiador Olímpico
Desenho Animado: American Dad!

O fetiche por lingerie é indigno de nota quanto ao propósito deste exercício, mas engraçado o suficiente para ser mencionado. O analfabetismo é um grande factor a considerar na pilha dos contras, para além do facto de que é um peixe. O sotaque dele, apesar de ser irrelevante para nós, é brilhante.



Nome: Henry Rutherford Hill
Idade: 50
Profissão: Vendedor de propano e acessórios de propano
Desenho Animado: King of the Hill

Mais que o patriotismo fanático, o Texanismo fanático desta personagem chega para o eliminar da lista de candidatos. Associado ao dobro da idade recomendada vêm uma data de características, não a menos prepoderante das quais "demasiado certinho", que não abonam a favor dele. A insalubridade sóbria da personagem, apesar de a eliminarem desta selecção, tornam-na extremamente engraçada na série.



Nome: Robert Jeffery Hill
Idade: 13
Profissão: Estudante
Desenho Animado: King of the Hill

Para além de ser novo demais, também é um tanto ou quanto bronco demais para ser como nós. Por outro lado, é tão influenciável que, às vezes, irrita, a maneira como absorve as manias e paranoias de todos à volta dele e as magnifica ao ponto do ridículo (e extremamente engraçado, no processo). Não confundir com este Bobby Hill.



Nome: Gillaume Fontaine De la Tour D'Haute Rive (Dauterive)
Idade: Quarenta e poucos
Profissão: Barbeiro do Exército
Desenho Animado: King of the Hill

Qualquer jovem ambicioso, educado, limpo, brioso e inteligente não pode ver neste homem senão a sua antítese. Por mais que, de vez em quando, ao fim de semana, saiba bem mandriar na roupa do dia anterior ou de pijama, não é coisa que fizéssemos todos os dias. Isso e ser cravas.



Nome: Dale Alvin Gribble
Idade: 44
Profissão: Exterminador (de bichos, não implacável), caçador de prémios
Desenho Animado: King of the Hill

Ser presidente do clube de armas dá-lhe um certo prestígio, apesar de ter o dobro da idade devida, para não mencionar a mania dos óculos de sol e boné levada ao extremo. A parte de ser um maníaco instantâneo de qualquer conspiração de que ouça falar também não abona a favor dele. Isso e ser um "corno manso" inveterado.



Nome: Jeffery Dexter Boomhauer III
Idade: Quarenta e pouco
Profissão: Mistério total. Boémio, de certeza. Talvez electricista. Talvez ranger do Texas
Desenho Animado: King of the Hill

A parte de gostar de carros velozes, sobretudo "American Muscle Cars" vem um tanto ou quanto ao nosso encontro. A parte das miúdas das quais se faz acompanhar revela que, realmente, gosto não lhe falta, mas tem demasiada sorte com elas para ser cá dos nossos, já para não falar nos quase 20 anos a mais. Também não lhe fazia mal se se conseguisse perceber o que ele diz, em vez de "man, yo man, that them dang ol' gum dad thing done dang, boom, man". Às tantas, o melhor era pendurar uma placa a dizer "Texanos não" e seguir caminho.



Nome: Jeff Albertson
Idade: 45
Profissão: Comic Book Guy
Desenho Animado: Os Simpson

Sociável, mas sobretudo no círculo dele. QI de 170. Fluente em Klingon. Perito naquilo de que gosta. Sarcástico, mas de forma cómica. Barba e bigode desleixados. Melhor emprego do mundo. Geek. Se não fosse obeso e demasiado velho para o papel, teria sido feito à nossa imagem (com uma década de antecedência, mas enfim). Para a próxima, Matt Groening.



Também era para incluir personagens de Futurama e The Goode Family, mas fartei-me. Procurem se quiserem.

Façam de contas que disse alguma coisa inteligente, mas cómica.

Pax vobiscum atque vale.

2009-12-12

Google Power

Isto contado ninguém acredita... o que faz vir para aqui contar isto um bocado parvo...

Se calhar, o melhor era ir-me embora sem dizer mais nada.

Pax vobiscum - pronto, está bem, eu conto...

Ontem à noite, depois de jantar, recebi uma mensagem. Até aqui, nada de estranho, a não ser o facto de que, por algum milagre do alinhamento cósmico, tinha rede numa casa de pedra no meio do mato de uma aldeia perdida nos arrabaldes de Viseu (e não era Fail (ou melhor, perto de Viseu quase tudo é fail, mas, a aldeia, não era Fail)). A parte estranha é que o número era completamente desconhecido (outra parvoíce, isto de o número ser "completamente desconhecido". Com tantos números que eu conheço começados por 91, este não podia ser "completamente" desconhecido. Para além disso, já tinha visto todos os algarismos que compunham o número pelo menos duas ou três vezes... cada um) e, ainda por cima, a mensagem era a falar de ganza.

Ora, sexta à noite, no meio do mato, o melhor mesmo era gozarmos um bocado com esta coisa, de maneira que fui respondendo à criatura. A páginas tantas, resolvi assustá-la por ter vindo falar de ganzas a um desconhecido. Para não vos maçar, não vou estar a transcrever a sequência de mensagens, mas mostro-as a quem me pedir com jeitinho. Basta dizer que, para assutar a miúda (é verdade, veio a saber-se que era uma miúda, com um nome até pouco comum, o que é sempre bom. Afinal, Pedros e Joões há a pontapés, mas Veridianos e Higinos nem tanto), comecei a tratá-la pelo nome, que descobri, adivinhe-se, por intermédio de uma amigo de nós todos sem o qual quase nem conseguíamos sair de casa, o Google.

É verdade, bastou procurar pelo número de telefone dela que o Google achou logo o nome, a escola, a turma, o número (do ano passado) e o e-mail. Com o e-mail, dei com o perfil do Hi5. Não procurei Orkult nem Twitter nem mais nada no género, mas também já chega.

Claro que, a páginas tantas, fiz por descansá-la, que não era nenhum stalker, e que estava só a divertir-me um bocado às custas dela. Não ia deixá-la ficar ali, aflita, a ver que raio se passava.

Agora uma coisa engraçada: quando fiz a pesquisa no Google, ele achou um documento do Word no site da escola dela. Ora, para aceder a esse documento, havia de fazer login no site da escola, já que o documento não está disponível ao público em geral, mas o Google, como vimos, não é o público em geral. Usando a opção de "view HTML" que o nosso amigo com dois "Ós" disponibiliza (Obnibolongo tem quatro "Ós", portanto, deve ser duas vezes mais imba que Google...), consegui ver o documento todo, convertido em HTML, no conforto do meu browser, sem fazer login em nenhum site de alguma escola.

Ou seja, o Google "hackou" o site da escola. Hacker alho!

For the sake of closure, a miúda ligou-me, a perguntar quem é que eu era e como é que sabia tanto acerca dela (tanto que era quase nada mais que nada, mas, mesmo assim...). Ora, por mais que se lhe dissesse, duas coiss em que ela se recusou terminantemente a acreditar:

      1. Que o Google me soubesse dizer coisas acerca dela;
      2. Que a mensagem que me mandou viesse ter tido comigo em vez de seja lá quem foi a quem ela quis mandar a mensagem.

Conclusão: Eu não posso senão ser amigo ou conhecido da pessoa a quem ela mandou a mensagem, que, a esta altura, pode ou não ser de Viseu, já que ela também conhece alguém, com um nome perfeitamente vulgar, em Viseu, que, naturalmente, eu também devo conhecer, ainda que não o admita, e que, quando ela mandou a mensagem que não veio para mim mas sim para a pessoa a quem ela a mandou, eu terei visto o texto e o número dela e comecei a assstá-la. O que não tem piada nenhuma.

Faz todo o sentido. Navalha de Occam. Google. Frigorífico.

Pax vobiscum atque vale.

2009-12-09

Já disse ao Katanas...

... mas digo-o aqui, desavergonhadamente e assumindo-o, em público: Os Hydralisks rulam.

Já agora, não era suposto já andarmos à porrada pelo Hamachi ou pelo Garena com o StarCraft II? É que (acho que) ainda não aconteceu.

De qualquer modo, fica aqui uma imagem que eu achei fixe. O supramencionado Katanas corroborou a minha opinião, por isso, fica cá mesmo.

Não ponho uma thumbnail porque a imagem em questão é um tanto ou quanto NSFW, mas num sentido artístico, não depravado ou pornográfico... vejam e digam.

Requiscat in pax, Mininova.

Pax vobiscum aque vale.

2009-12-05

RIP mininova

"Today is an important day in the history of Mininova. From now on, we are limiting Mininova.org to our Content Distribution service. By doing so, we comply with the ruling of the Court of Utrecht of last August."

Mais info aqui:

Resumindo, RIP mininova


2009-12-04

Epic Fail ?

Epic Fail ??

Pelos vistos o iPhone não se deu muito bem na China não? Será que é devido às cópias "pirata"?

Público vence prémio de Ciberjornalismo

Exactamente, como o título diz, o jornal "público" venceu um prémio de ciberjornalsimo na categoria de Breaking News.

Porque é que isto é importante? Para alguns de vós não é, mas para quem quer estar em cima das notícias e não tem tempo/vontade/disponibilidade de ver televisão deixo-vos aqui o site que tem as nóticias do público (e expresso + visão) em destaque e update permanente (em das 9-22, nunca os vi actualizar durante a noite/madrugada):

www.clix.pt

Para quem, mesmo assim, não quer ver/saber das notícias, então digo já:

As torres gémeas cairam.
Portugal ficou em segundo no Europeu.
Obama é presidente.