2009-07-22

Ironia: Amazon's ebook reader apaga obras de George Orwell

Sendo um facto irónico, resolvo chamar a atenção para uma notícia que surgiu há uns dias.

Pessoas que tinham comprado as obras de George Orwell,
'1980'
'1984' e 'Animal Farm' através da Amazon para o seu leitor de ebooks [feito pela Amazon] viram creditado o valor desses livros na sua conta e os livros desaparecidos sem rasto e sem justificação do seu ebook reader.

O que se passou foi que a editora comunicou à Amazon que esses livros estavam a ser vendidos sem autorização da detentora dos direitos por isso a Amazon resolveu apagar todas as cópias desse livro que já tinham sido vendidas e estavam nos dispositivos dos utilizadores, sem se preocupar muito com assunto visto que estava a fazer refund do seu valor.

Mas o pessoal não gostou muito de a sua suposta alternativa mais confortável a um livro em papel também permitir que livros pudessem ser apagados remotamente (entretanto a Amazon já veio a público jurar que não o fazia de novo).

A próxima vez que perderem o rasto a um livro vosso, procurem um cheque no valor dele na zona onde pensam ter deixado, pode ser que a editora do livro tenha resolvido seguir o modelo do mundo digital no mundo real xD

Notícia: Some E-Books Are More Equal Than Others [NYTimes]

EDIT: o post foi escrito antes de comer a primeira refeição do dia, é '1984' e não '1980' xD

3 comments:

Halloween said...

:O

Pedro Carvalho said...

O livro do Orwell é o 1984 e não o 1980. Ou estás a falar de um outro livro que eu não saiba que exista?

Pedro Francisco said...

Ups... small itsy bitsy error... :D