2009-04-06

Windows Vista Search sucks more, part II

Reparei no SiteMeter que alguém estava a espreitar este artigo, assim sendo, vou actualizá-lo:

Inicialmente, em 22/01/2008 tinha escrito isto:

Depois de testes cuidados, e repetidos, por causa da minha habitual reacção de fazer saltar um programa quando me dano com ele a primeira vez, posso afirmar com relativa certeza:

Windows Vista Search sucks more

Dos seus problemas destaco: constante vontade de aceder ao disco, mesmo depois do index estar construído, e estupidez anormal, do género ter indexado a drive C: toda mas quando vou a C:\Users\QQcoisa\Os Meus Documentos o Vista queixa-se que essa localização não está indexada.

No caso de se querer um programa decente do género, a minha recomendação já não é o X1 Desktop Search (aparentemente agora é pago) nem o Google Desktop Search (o Vista já traz a sidebar XPTO): estou a usar actualmente o Copernic Desktop Search.

P.S.: Desactiva-se a Procura do Windows indo a Iniciar, Executar (ou equivalente, no Vista com os novos menus Iniciar) e escrevendo: services.msc . Aceita-se a UAC, procura-se por Procura do Windows, pára-se o serviço e depois nas Propriedades, é só desactivá-lo.

Blogged with Flock



Tenho umas quantas coisas a acrescentar.

Depois da minha conversa com o Peres no outro dia acerca do desktop search do Vista suckar, fui uma vez mais verificar a utilidade do Copernic. Aparentemente os senhores que desenvolvem aquilo acham que ou se indexa o conteúdo dos ficheiros ou então não vale a pena indexar nada. Como eu usava aquilo principalmente para indexar o nome e tamanho e coisas que tais dos ficheiros e não o seu conteúdo em si (ou seja, o uso maioritário que dava áquilo era o de um "Find File" on steroids), vou ter de retirar a minha recomendação do programa. Quando estiver em Windows procuro outro (ou um workaround ou chateio o juízo ao tech support deles ou nos fóruns, que é o mais provável, visto que o Copernic é o único que tem interface decente e não web-based).

2 comments:

Halloween said...

Spotlight FTW.
Rápido como o caraças e indexa conteúdo de ficheiros de texto, emails, código, etc...

Pedro Francisco said...

Isso indexa por nome de ficheiro? Muito bom indexador por aí só indexa por conteúdo xD