2009-04-06

«Microsoft asks feds for a bailout» [1 de Abril]

Odeio notícias de 1 de Abril, uma coisa é mandar coisas absurdas ao ar, outra é fazer notícias fake que podem ser interpretadas como verdadeiras. O BoycottNovell anda a dizer há algum tempo que a MS anda com falta de guito e apesar de eu achar que a MS não é burra o suficiente para não ter guito de lado e que o gajo do blog anda a exagerar, esta notícia num site supostamente respeitável confundiu-me o suficiente até reparar que era piada de 1 de Abril.


Se a MS falisse havia de ser bonito. Teria de haver mesmo bail-out para a MS, independentemente da qualidade do seu software, visto ter a taxa de penetração que tem e falta de concorrentes decentes (em termos da falta de suporte dado por third-parties, que impede o aumento significativo do uso do GNU/Linux e que impõem também algumas limitações relativamente ao que se pode fazer em OS X (apesar de soluções de third-parties como a CodeWeavers, que permitem correr um número significativo de aplicações Windows directamente em cima de GNU/Linux e OS X (basicamente programaram do zero as bibliotecas da API do Windows que são normalmente usadas pelos programas para permitir correr os programas sem emular o sistema todo, e sem necessidade de dual-boot))).

É daquelas situações onde apesar de haver concorrência é muito fácil cair numa situação de vendor lock-in, em que após se começar a usar produtos de uma companhia realizar a transição para a concorrência tem um custo elevado.


Já agora, deixo aqui um rebuttal aos últimos ads da MS, que aparentemente são um pouco mais agressivos do que é costume.

No comments: