2009-03-24

Quando é que há jogos para Linux, pá?

Estava a ler o artigo
Don't call it DRM: Microsoft explains new gaming piracy tech
quando mesmo na parte final li o seguinte:
"We obviously pay attention to what Steam is doing... in some cases we do compete with Steam, and in some areas we'd love to see them continue to do what they're doing." They both stress that Steam is great for the Windows Gaming ecosystem. "From a Windows platform perspective? Steam is fantastic."


E eu pensei "Pronto, Microsoft a ver se tira a mama da Valve do Steam". Segundo pensamento: "Se eu fosse uma companhia de software e a MS me tivesse a pisar os calos, o que é que eu fazia?".

Hipótese 1: esperar que a MS faça merda com jogos que usam o seu sistema, tipo, GTA IV. Problemas: a MS faz merda mas é como um bulldozer, não interessa a merda que faz não pára a não ser que falhe mesmo muito.

Hipótese 2: portar a sua app para o inimigo favorito da MS, Linux. Um pouco de pesquisa na net e voilá, uma notícia de aproximadamente um ano atrás relativamente ao port do motor Source para Linux.

A minha gráfica continuará sem conseguir correr os jogos mas ao menos será menos uma razão para quem usa Linux como OS principal (e tenha uma gráfica decente) não conservar o Windows.

5 comments:

Zeca said...

Se houvesse um grande numero de jogos e bons suportados em linux no steam, não me admirava nada que muito pessoal mudasse pra linux... Actualmente muita gente usa windows porque aquela aplicação xpto só há pra windows (onde aplicaçao xpto é muitas vezes aquele joguinho catita que toda a gente joga), o linux deixou de ser um bicho de 7 cabeças há muito tempo :p

Mas gostava de ver isso ... HL2 e afins suportados em linux...

Halloween said...

Era bonito!

Sintra said...

OPNET > linux.

É exactamente este o problema. Uma carrada de programas importantes não correm ou correm mal no linux. Não é só jogos, tanto que a nível empresarial, os jogos são insignificantes na escolha do SO.
O windows garante correr qualquer programa (importante) e com facilidade de instalação (duplo click caralho).

Pedro Francisco said...

O Sintra quer point and click, faça-se o point and click!! ;)

Claymore said...

Jogos em linux, depende do suporte gráfico existente...

Direct 3D actualmente bate aos pontos o OpenGL. A versão 3.0 foi uma grande desilusão...
No entanto, na minha bela opinião, quem tem dado mais ajuda ao mundo do linux em relação aos jogos, é a NVidia, que tudo o que faz, faz para windows, linux, mac, etc...

Logo, qual a razão para os jogos serem feitos apenas para windows?
É lá que o dinheiro está, é lá que está todo o suporte necessário, é mais facil instalar um jogo em windows que em linux, sem ser preciso estar a recompilar o kernel...

Pah.. vantagens ke o mundo do linux em nada ajuda...

PS: Sabiam que o opengl não é opensource? lol...